Fim do blog e novos conteúdos para 2021!

Antony Curti

Olá queridos! 

Como devem ter visto em minhas redes sociais, renovei meu contrato na semana passada com a Walt Disney Company/ESPN e estou extremamente contente de poder seguir com vocês por aqui. De toda forma, fizemos alguns ajustes de rota para entregar o conteúdo de maneira mais relevante o possível e de acordo com as necessidades e demandas do público nesta década de 2020. 

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos da ESPN, em especial do pessoal da parte do Digital, pela confiança neste espaço. Desde muito novo era um sonho ter um espaço para conteúdos em texto dentro do ESPN.com.br e sabia que era uma oportunidade ímpar para desenvolver os mais variados temas. Aqui você leu sobre NFL, claro, mas não foi só isso. Postei análise de muitos jogos de videogame esportivos assim que eram lançados, com o Madden, o NBA 2k, o MLB The Show e o F1 da Codemasters. Escrever sobre videogames era algo que tinha o sonho desde criança, literalmente. Minha primeira veia de comunicador, por assim dizer, apareceu na pele quando alugava jogos (sim, isso existia nos anos 1990) e dava notas para eles antes de devolver para a locadora. Poder realizar essa vocação aqui foi incrível. Obrigado ao Guerra e ao pessoal da área de eSports da ESPN pela confiança para poder analisar esses conteúdos. Devemos seguir com esses conteúdos pontuais, mas diretamente na área de eSports aqui do site e não mais dentro do blog. 

Mas não teve só videogame: fiz questão e tratar o beisebol com o máximo de carinho e aqui neste espaço tivemos inúmeros textos sobre a MLB. Sempre que possível tentava escrever sobre e olhando o histórico, acho que houve a mesma proporção de textos sobre o beisebol do que os outros esportes. Essa era uma meta que tinha e queria agradecer imensamente aos meus editores pela liberdade que tive para tanto. Ainda aqui no blog, também tive a liberdade de poder escrever sobre Fórmula 1, de longe a modalidade que eu era mais apaixonado quando criança. Vi aqui um laboratório e uma oportunidade de me conectar com outras pessoas sobre esse assunto e, ainda, de poder trazer de volta à F1 alguns fãs que haviam deixado o esporte a motor de lado – agradeço muito àqueles que me deram exatamente esse feedback. 

O fim do blog não significa o final do meu conteúdo para além da TV na ESPN/Fox Sports. Muito pelo contrário. Estamos focando em conteúdos de áudio e vídeo para 2021 em diante. No caso, terei vídeos semanais no YouTube da ESPN Brasil e estamos bolando um projeto de podcast semanal também – esses dois, apenas sobre NFL. Àqueles que gostavam do que escrevia sobre Formula 1 e MLB, fiquem tranquilos que estarei em outra plataforma falando sobre. Ambas as modalidades contarão com vídeos em meu canal do YouTube.

Essas mudanças foram pensadas para tentar levar o melhor conteúdo para vocês. Então, para resumir: este blog e os conteúdos escritos (com exceção aos games, que vão para outra área) deixam de existir. No lugar, vídeos e podcasts. Esperamos que gostem. Foi uma honra imensa estar com vocês nesses dois anos. Espero no futuro poder voltar a escrever sobre esses esportes que tanto amo para pessoas que tanto tenho orgulho de me comunicar com. 

Comentários

Fim do blog e novos conteúdos para 2021!

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Game de College Football voltará em breve, anuncia EA Sports

Antony Curti
Novo game de College Football voltará ao mercado em breve
Novo game de College Football voltará ao mercado em breve Divulgação/EA

Quase oito anos depois da última edição do game NCAA Football,a Electronic Arts anunciou na tarde desta terça que a franquia estará de volta. Num breve anúncio sem mais detalhes, o twitter oficial da EA Sports, braço de games esportivos da companhia, disse "o College Football está voltando". Na legenda do tweet, uma mensagem aos fãs que por anos atualizaram manualmente os elencos e mantiveram a franquia viva no coração e PlayStation 3/Xbox 360 de muitos: "Para aqueles que nunca deixaram de acreditar". 

O game não foi mais produzido após a última versão, NCAA Football 14, ser lançada em meados de 2013. Na época, um processo do ex-jogador Ed O'Bannon contestava o fato de que os atletas universitários não recebiam nada para estar no jogo, como de fato é proibido pela NCAA – mas, ao mesmo tempo, havia atletas com altura, peso e aparência idêntica aos da realidade. Com o processo, a EA acabou parando com a franquia para não se envolver em mais problemas, ao mesmo passo que vez ou outra times universitários apareceram no Madden (em seu modo carreira) e no NBA 2k, da concorrente Take Two (proprietária da 2k). 

Ainda não se sabem muitos detalhes, mas certamente não haverá nada que lembra os atletas universitários. Segundo o site da ESPN matriz, a EA está trabalhando com a Collegiate Licensing Company (CLC) para ter acesso ao uso de estádios, nomes de times e uniformes de mais de 100 times da primeira divisão do College Football. Daryl Holt, gerente geral da EA, disse que o jogo terá "uma profunda e imersiva experiência para o College Football". 

A data de lançamento ainda não foi divulgada, embora haja a expectativa que não será neste ano – é possível imaginar o jogo de volta antes da próxima temporada do College, em julho ou agosto, tal como era tradicional até 2013. Também não se sabe se haverá versões para PlayStation 4/Xbox One – mas é praticamente certo que a nova geração, de PlayStation 5 e Xbox Series X, será contemplada. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Game de College Football voltará em breve, anuncia EA Sports

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Sem espaço na folha, situação dos Saints para QB é complicada

Antony Curti
Drew Brees
Drew Brees Getty

Durante os rumores de trocas para Matt Stafford, que foi para o Los Angeles Rams, e os atuais rumores de Deshaun Watson querendo sair de Houston, o torcedor do New Orleans Saints encheu seu coração de esperança. Após um período com muitas vitórias em temporada regular e algumas decepções nos playoffs, os Saints tiveram um último gás com Drew Brees em 2020. O quarterback terminou em 34º no ranking da média de jardas no ar com passe, tendo 6,03 – apenas Alex Smith, dentre os titulares, teve menos. Batalhando contra lesões das mais variadas e com idade mais avançada, Brees viu um declínio em seu jogo e os Saints tiveram apenas 55% de passes em 2020, quinta menor marca da NFL. 

O gás para um segundo título da franquia – e de Brees – não veio de graça. O time fez seguidos investimentos e usou a abordagem do cartão de crédito: contratos que pesariam no futuro e não agora. Para complicar, veio a pandemia e os lucros da NFL devem cair – até pela ausência de público no estádio. Como efeito, o teto salarial, que é atrelado ao lucro da liga, deve cair. A situação nos Saints é calamitosa ao ponto de que o time está 109 milhões acima do teto salarial estimado em 2020, que de acordo com a CBS deve ser de 175 milhões. 

Para sair dessa bagunça contábil, New Orleans terá que tomar duras decisões. A troca por Kwon Alexander foi um dos movimentos desse "all-in" dos Saints – ele deve ser um corte na intertemporada para economizar. O veterano tight end Jared Cook, outro. Emmanuel Sanders, que chegou para ajudar Michael Thomas, pode ser outro corte. A saída do veterano wide receiver liberaria mais quatro milhões na folha. Até mesmo o punter do time, Thomas Morestead, pode ser vítima segundo o agente que fora consultor da CBS para um panorama da folha dos Saints: "Seguir em frente em relação a Morstead geraria mais 2,5 milhões em economia na folha". Em meio a tudo isso, Drew Brees aposentar seria um alívio para a folha salarial do time – dado que limparia mais alguns milhões de dólares. 

Assim, New Orleans está fora da briga pelos grandes quarterbacks

Trocar por Matthew Stafford ou Deshaun Watson são duas coisas virtualmente impossíveis em termos contábeis para New Orleans. Se o time está amarrado até o último fio de cabelo com salários gordos que terão que ser cortados, não faria muito sentido que um novo encargo entrasse na folha. E não é qualquer encargo, vide que os dois quarterbacks significam bastante dinheiro. Watson importa em 16 milhões na folha de 2021 – mas em 2022 o número vai para 40. Na situação de momento, New Orleans não pode arcar com nenhum dos casos. Stafford tem cap hit (o que conta na folha) de 20 milhões. Também é uma quantia considerável para New Orleans.

A saída pode ser o Draft, dado que os contratos de calouros são tabelados em função de onde o jogador é escolhido – e no geral, mesmo os de primeira rodada, são bem menores do que os contratos de veteranos. Ou, num plano que parece mais lógico, renovar com Jameis Winston num contrato back-loaded – pouco dinheiro nos primeiros anos e mais em anos posteriores, quando os Saints estarão em situação contábil mais confortável. 

A verdade é que os Saints não podem ser julgados por isso. Fizeram o possível para que Brees fosse "eleito". Passou a eleição e ele não foi para o segundo turno. Agora é arcar com as contas da campanha. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Sem espaço na folha, situação dos Saints para QB é complicada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Super Bowl terá 22 mil fãs no dia do jogo – 7500 serão profissionais de saúde já vacinados

Antony Curti

A presença de público na final da Copa Libertadores ontem, no Maracanã, pegou algumas pessoas de surpresa e foi tema de extenso debate nas redes sociais neste final de semana. Na carona disso, muitos me perguntaram se teremos público no Super Bowl LV e a resposta é que sim. A tendência foi de público presente nos estádios da Flórida desde o início da temporada e no Super Bowl ela segue. 

Contudo, não haverá nem remotamente a lotação máxima como é tradicional no evento. A 55ª edição do Super Bowl será automaticamente a com menor público, menos da metade dos presentes no Super Bowl I, na temporada 1966: serão 22 mil pessoas, um terço da capacidade do Raymond James Stadium, casa do Tampa Bay Buccaneers. Lembrando, os Buccaneers são o "time da casa" por serem da NFC e a Conferência Nacional ter essa designação no rodízio entre ela e a Conferência Americana. É a primeira vez que um time joga o Super Bowl no próprio estádio. 

Super Bowl LV será disputado em Tampa Bay, casa de um dos finalistas da decisão da NFL
Super Bowl LV será disputado em Tampa Bay, casa de um dos finalistas da decisão da NFL Getty Images

Desses 22 mil, 7.500 serão profissionais de saúde que já foram vacinados e tiveram as despesas de viagem pagas pela NFL – além de ganharem os ingressos para o jogo. Em entrevista para a CBS, o vice-presidente de Eventos da liga, Peter O'Reilly, mencionou como isso entrou nos planos. "Havia uma oportunidade e um plano para isso, é sobre agradecer, celebrar e honrar, dar um pouco de alegria a essas pessoas que salvaram tantas vidas nas linhas de frente", disse. 

Então, ainda temos 14.500 fãs. Eles serão divididos entre os dois times como tradicionalmente acontece – além, claro, de haver ingressos corporativos que a NFL cede aos patrocinadores oficiais, que vão desde a "pizzaria oficial da NFL" até o "pneu oficial da NFL". Acima de tudo, o Super Bowl tem esse caráter corporativo para a liga.  Contudo, quem estiver presente no dia 7 de fevereiro terá que passar pelos protocolos de segurança da liga. Entre eles, claro, o uso permanente de máscaras e distância entre assentos, bem como outros protocolos como medição de temperatura e outras medidas. 

O Super Bowl LV entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs acontece no próximo domingo, 7 de fevereiro, às 20:30 – com Abre o Jogo a partir das 19h. A transmissão é ao vivo e exclusiva da ESPN e você pode também assistir ao jogo no Watch ESPN. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Super Bowl terá 22 mil fãs no dia do jogo – 7500 serão profissionais de saúde já vacinados

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Na missão de consertar Wentz, novo técnico dos Eagles deve chamar as jogadas de ataque

Antony Curti
Carson Wentz lesionou o joelho na 14ª semana da temporada 2017 e nunca mais foi o mesmo quarterback
Carson Wentz lesionou o joelho na 14ª semana da temporada 2017 e nunca mais foi o mesmo quarterback Getty

O Philadelphia Eagles tomou decisões claras nos últimos meses com a demissão de Doug Pederson e contratação de Nick Sirianni para head coach. Quem venceu a queda de braço entre Pederson e Wentz? O quarterback, claramente. Isso ficou ainda mais cristalino com o que veio a seguir, com Nick sendo contratado. Ele trabalhou com Frank Reich até o ano passado como coordenador ofensivo. Reich fora o coordenador de Wentz em 2017, quando o quarterback dos Eagles brigou forte para ser MVP e foi um dos melhores passadores da temporada. 

Num primeiro momento, porém, não esperemos um sistema idêntico ao de Indianapolis com Reich – este era quem chamava o ataque dos Colts, não Sirianni. O que temos é que ele chamará um ataque pela primeira vez na carreira, com o coordenador ofensivo Shane Steichen sendo num braço direito na montagem do plano de jogo. O que temos, também, é que os Eagles devem fazer uma operação semelhante àquela que os Raiders fizeram para resgatar Derek Carr. 

Quebrado mentalmente como Wentz, Carr começou a operar um ataque horizontal nos passes e predicado em leituras rápidas para que ele não entrasse em pânico no pocket – ao mesmo tempo que cortar turnovers virou medida de urgência de Jon Gruden no início do trabalho com o camisa 4. É esperado que o mesmo aconteça com Wentz. 

Primeiro porque é uma fórmula que já deu certo e é até mesmo "a lógica" para consertar um quarterback quebrado mentalmente. E segundo porque é justamente o sistema que os Colts rodaram enquanto Sirianni lá estava lá. Os Colts tiveram os quarterbacks lançando rápido a bola – Philip Rivers foi o terceiro que se livrou mais rápido. Os Eagles? 30º. Também de acordo com o ESPN Stats and Info, os Colts priorizaram um esquema que tivesse passes curtos, limitando turnovers. Foram o terceiro time que menos entregaram a bola para o adversário. Os Eagles, com Carson Wentz tendo 8,55 jardas no ar por passe (5º maior da liga), foram 30º em turnovers. 

A missão de Sirianni não será fácil. Mas há recursos táticos para que ela seja bem-sucedida. De toda forma, não vai depender só dele – agora é saber se após vencer a queda de braço com Pederson, Wentz fará sua parte e voltará a jogar como 2017 e como esperávamos que estivesse jogando nessa altura da carreira. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Na missão de consertar Wentz, novo técnico dos Eagles deve chamar as jogadas de ataque

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Cresce rumor de que 49ers estão atrás de Stafford

Antony Curti
Matthew Stafford, Detroit Lions
Matthew Stafford, Detroit Lions Getty

A temporada de 2020 do San Francisco 49ers foi uma total decepção se pensarmos que a expectativa era que, ao menos, o time figurasse entre os 7 na pós-temporada da NFC. Afinal, eram os atuais campeões da Conferência Nacional. Lesões vieram e o barco encheu de água – Jimmy Garoppolo perdeu boa parte da temporada com lesão no tornozelo, Nick Bosa deixou a equipe com lesão na segunda partida e Richard Sherman, elemento importante da secundária, deixou de atuar em várias partidas também por conta de bater ponto no departamento médico. Ademais, ainda temos o tight end George Kittle, melhor jogador do ataque, que também deixou de jogar em várias oportunidades por estar machucado. 

Em meio a essa quantidade impressionante de talento perdido por lesões, Kyle Shanahan fez o que pode no ataque e Robert Saleh idem para a defesa. Os 49ers foram competitivos, brigaram em várias partidas. Mas com quarterback reserva como teve em várias partidas e desfalques nos dois lados da bola, ficou difícil brigar para valer – até pelo fato da NFC West ter sido uma das mais, se bobear a mais, forte divisão da NFL em 2020. Com isso, restou a pergunta: o que fazer em 2021?

Urge que um novo quarterback é necessário. Com tudo arrumadinho e bons jogadores, Jimmy Garoppolo não compromete. O problema é que fica difícil imaginar que San Francisco consiga manter todas essas peças por mais tempo. Nick Bosa está em contrato de calouro, por exemplo. Quando renovar, o será a peso de ouro e aí falta dinheiro disponível em outros setores. Ter um quarterback que consiga maximizar o ataque é missão de primeira ordem em Santa Clara, portanto. E por tudo o que vimos, não é o caso de Garoppolo – até pelo histórico de lesão, uma vez que são 23 partidas perdidas nos últimos anos por estar machucado. 

A alternativa no horizonte é Matt Stafford. Competente e subestimado, Stafford passou longe de ter times competitivos e bem-treinados como temos no Levi's Stadium. Seu braço forte pode trazer um elemento de verticalidade importante no ataque de Shanahan – coisa que não teve com frequência com Jimmy Garoppolo. Essa verticalidade pode abrir ainda mais espaço para George Kittle no meio do campo. E mais espaço para o bem desenhado jogo terrestre dos 49ers – o play-action, que já é arma eficaz da equipe, poderia ficar letal como o foi com Aaron Rodgers nos Packers em 2020. 

No final desta semana, pipocaram rumores de que os 49ers estão indo forte atrás de Stafford – seguindo a lógica. Seria meu plano A caso fosse a equipe e parece que é o mesmo para eles. "49ers e Lions estiveram conversando sobre a troca durante a noite, os Lions querem fazer isso rápido, seja o time que for", disse o insider Vincent Frankno twitter. "San Francisco ofereceu duas escolhas de segunda rodada e duas de terceira até onde sei", completou. Para que a troca aconteça, muito provavelmente o time que levar Stafford vai ter que colocar uma primeira rodada na jogada – coisa que supostamente não aconteceu ainda.

Além de San Francisco, podemos cogitar New England, Denver, Houston sem Watson, Washington e, sobretudo, Indianapolis. Os Colts têm 60 milhões de dinheiro livre na folha de pagamento para 2021 e uma equipe redondinha precisando apenas de um quarterback para entrar forte na briga pela AFC com Chiefs e Bills. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Cresce rumor de que 49ers estão atrás de Stafford

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Quais times podem estar na briga por Deshaun Watson?

Antony Curti
Deshaun Watson em jogo dos Texans nos playoffs de 2019 da NFL
Deshaun Watson em jogo dos Texans nos playoffs de 2019 da NFL Getty

O quarterback do Houston Texans, Deshaun Watson, pediu para ser trocado no final desta semana. É apenas a cereja no bolo de uma grande briga de Watson com a diretoria do time, em especial com Jack Easterby – homem forte dos Texans – e Cal McNair, dono da equipe. O quarterback ficou um tanto quanto surpreso – e bravo, certamente – quando Bill O'Brien, então treinador e cacique do time, trocou DeAndre Hopkins. Este era o principal alvo de Watson e a sintonia entre ambos era uma das mais incríveis da NFL. 

Ante essa situação, as trapalhadas de O'Brien na gestão e montagem do elenco e sua demissão na Semana 4, Deshaun queria ter voz e ao menos ser consultado no processo de contratação de um novo general manager e head coach. Era um pedido razoável, vide o contrato que Houston assinara com ele, tornando Watson um dos mais bem pagos quarterbacks da liga. O que aconteceu? A diretoria seguiu a busca para preencher as duas vacâncias... Sem conversar com o quarterback. Robert Saleh foi para o New York Jets, Eric Bienemy (coordenador ofensivo de Kansas City) sequer foi entrevistado. A gota d'água foi a contratação de David Culley para head coach. Culley vem de Baltimore, onde era coordenador de jogo aéreo. Os Ravens foram o pior time da NFL em jardas passadas por jogo e 20º em jardas por passe. Não preciso dizer muita coisa sobre o que Watson achou da contratação, a própria lógica razoável faz isso por nós. 

Então, em meio a isso, alguns cenários: 

Denver Broncos: Há espaço na folha, em especial caso Von Miller seja cortado – e o time tem um elenco interessante no ataque, com Noah Fant sendo um dos bons jovens tight ends da liga. Além dele, o ataque conta com três sólidos recebedores com K.J. Hamler, Jerry Jeudy e Cortland Sutton – os dois primeiros indo para o segundo ano de NFL. 

New England Patriots: Acho a possibilidade baixa mas vou colocar aqui. Easterby e Nick Caserio (o novo general manager) vieram de New England e Watson tem cláusula que pode vetar trocas em seu contrato. Logo, acho difícil que queira ir para o time que "revelou" duas pessoas que Deshaun não deve nem estar respondendo no WhatsApp. 

San Francisco 49ers :Os rumores deste final de semana é que o time está bem mais na briga por Matt Stafford – mas temos que considerar aqui também como possível, dado que o time tem um elenco pronto para vencer e seria um tanto quanto divertido ver o ataque de Kyle Shanahan com um quarterback de primeiro nível como Watson. Ainda, vale lembrar que Jimmy Garoppolo praticamente não tem dinheiro garantido no contrato e que já perdeu 23 jogos como titular por conta de lesão. 

New York Jets: Cenário bastante plausível, porque os Jets têm capital de Draft para mandar em troca – a segunda escolha geral, por exemplo, com a qual os Texans poderiam pensar em um novo quarterback para o lugar de Deshaun. Ademais, Watson já elogiou Robert Saleh, novo head coach dos Jets, algumas vezes. O ataque do time, sob a batuta de Mike LaFleur, deve ser parecido com o dos 49ers. 

Miami Dolphins: Outro cenário possível por conta do capital que Miami tem para mandar para Houston – como ironia, a terceira escolha geral do Draft, que era de Houston mas foi trocada por Laremy Tunsil anteriormente. Ainda, os Dolphins poderiam enviar Tua Tagovailoa na troca, o que de antemão já ajudaria a sanar o problema na posição de quarterback com potencial saída de Deshaun. 

Chicago Bears: O time teve a possibilidade de ter Deshaun Watson em 2017 mas, né, melhor não falarmos sobre isso para a sanidade do torcedor dos Bears permanecer intacta. Chicago tem capital de Draft – embora não tão potente como outras equipes acima, que não foram para os playoffs e contam com escolhas mais altas para mandar para Houston. De toda forma, não podemos descartar os Bears da lista, dado que os rumores indicam que a franquia pode ir fundo na briga por Deshaun. 

Outros times são possíveis? Claro. Com um jogador talentoso como esse, o rumor forte é que metade da NFL ao menos deu uma ligada para Houston para sondar o preço – que será salgado. Washington pode entrar no radar, Detroit depois/se trocar Matt Stafford – possibilidades não faltam numa troca como essa, que pode ter ramificações intensas para a liga nas próximas temporadas. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Quais times podem estar na briga por Deshaun Watson?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Rodgers brilha, linha ofensiva tem atuação de gala e Packers estão na final da NFC

Antony Curti
Aaron Rodgers, Green Bay Packers
Aaron Rodgers, Green Bay Packers Getty

A ausência de David Bakhtiari, um dos melhores offensive tackles da NFL, poderia ser um baque para Green Bay na arrancada rumo ao Super Bowl LV. Poderia, mas até agora, honestamente, não o foi. Os Packers até sofreram um pouco de pressão no segundo tempo da Semana 17 contra Chicago, mas a verdade é que nos dois jogos em que o ótimo Bakhtiari esteve fora, a pressão não foi problema. 

Primeiro porque a linha ofensiva dos Packers é muito sólida e bem treinada. Segundo porque mesmo quando a pressão chega, há um certo Aaron Rodgers atrás dela. Aaron Donald conseguiu pressionar seu xará, Aaron Rodgers, em apenas um recuo de passe. Puxando a camisa de Rodgers, Donald tentou fazer uma jogada que acabou terminando com o quarterback escapando e completando um passe de 33 jardas para o tight end Robert Tonyan. Essa jogada foi um resumo da partida. Quando a pressão chegou, Rodgers não teve problemas: 4-10 para 69 jardas. 

Claro que é necessário contexto a tudo isso, dado que Aaron Donald visivelmente não estava 100%, voltando de lesão na costela. Mas os Packers não têm nada a ver com isso e fizeram um jogo impecável. Um dos segredos do futebol americano é conter a maior arma do adversário e Green Bay assim o fez: saudável ou não, Donald recebeu bloqueios duplos à rodo. Nessas situações, foi praticamente anulado, não conseguindo uma vitória de bloqueio apenas pela primeira vez desde 2017 de acordo com o NFL Next Gen Stats. 

Matt LaFleur tem muito mérito no plano de jogo, aliás – bem como Rodgers na execução. Davante Adams foi usado em passes curtos para que Green Bay não queimasse jogadas com o ótimo Jalen Ramsey na marcação. O ataque de Green Bay acabou distribuindo a bola para outros recebedores quando os alvos não eram Adams. Para ele, a bola viajou em média 3.6 jardas no ar (ESPN Tracking), para os demais, 11,5. Ainda, houve mais do mesmo quando o assunto era a eficiência. Rodgers liderou a NFL em passes para touchdown via play-action – o segundo touchdown da partida, para Allen Lazard e 58 jardas, foi assim. O primeiro? Davante Adams em movimentação antes do snap, jogada na qual Rodgers anotou 14 touchdowns nesta temporada regular, igualmente melhor marca da temporada e melhor na NFL desde 2017. 

O domínio de Green Bay veio em todas as frentes. Além do jogo de passe e na contenção da pressão angelina, os Packers correram bem com a bola também, tendo 188 jardas terrestres, melhor marca do time em playoffs na Era Aaron Rodgers (2008-presente). No duelo da melhor defesa da NFL em pontos por jogo contra o melhor ataque no mesmo quesito, prevaleceu a força ofensiva de Rodgers & Amigos. 

Agora, Green Bay espera o resultado do segundo jogo deste domingo e seja ele qual for, o confronto será épico. O palco, pela primeira vez num NFC Championship Game jogado por Rodgers, será o Lambeau Field. O adversário? Tom Brady ou Drew Brees. Tem tudo para ser incrível.

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Rodgers brilha, linha ofensiva tem atuação de gala e Packers estão na final da NFC

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Defesa contém Lamar e Bills ficam cada vez mais perigosos na AFC

Antony Curti
Levi Wallace, dos Bills (à dir.) marca Lamar Jackson
Levi Wallace, dos Bills (à dir.) marca Lamar Jackson Getty Images

Forçar turnovers é uma atividade difícil de ser prevista – é uma questão até mesmo orgânica para uma defesa. Quando ela está num fluxo assim, acaba ganhando força extra em momentos de stress defensivo. O Buffalo Bills, cujo ataque foi um dos mais produtivos da temporada 2020, mostrou um poder de fogo ímpar ao limitar Lamar Jackson em todas as frentes. 

A história, creio, você sabia. Lamar vinha da primeira vitória em pós-temporada e também primeira vitória quando atrás no placar por 10 pontos ou mais. O momento parecia forte para o Baltimore Ravens e era um teste de fogo para a defesa de Buffalo quando a questão era o jogo terrestre. Os Bills apresentaram uma melhora considerável em conter a corrida a partir da Semana 12, depois que tiveram a folga na 11. Senão, vejamos na tabela.

                                     Semana 1-10  |   Semana 12 - 17
Yds/carregada                  4.88                          4.21
TD terreste/jogo                1.3                              1

O desafio, porém, era enfrentar o melhor ataque terrestre da NFL. Tal desafio foi batido com louvor. Lamar Jackson foi contido a apenas 34 jardas, com 3,8 por carregada, Matt Milano e Tremaine Edmunds, velozes linebackers dos Bills, agiram como verdadeiros guardiões defensivos na partida de ontem. O jogo terrestre acumulou jardas, mas não houve nenhuma big play fatal como Tennessee tomara na semana passada, o touchdown de 48 jardas de Lamar para empatar o jogo no final do primeiro tempo. 

Com a contenção terrestre em dia e tomando poucas primeiras descidas com corrida em comparação ao normal do ataque corvinal, os Bills forçaram 17 situações de terceira descida aos Ravens. Dessas, 7 viraram primeira descida – mas é um stress desnecessário para um ataque ter que enfrentar tantas situações assim, por óbvio. A eficiência de Baltimore, natural de ataques com viés terrestre, estancou no Bills Stadium. Como de tradicional marca negativa da unidade, não houve plano B. A situação ficou clara na red zone com apenas três pontos no placar e buscando o empate. Lamar foi no piloto automático e procurou Mark Andrews, seu tight end. Ali, naquele momento, era praticamente o óbvio: Andrews liderou o time em recepções e é o recebedor com maior sintonia que Jackson tem à disposição. Ademais, a defesa dos Bills foi a segunda que mais tomou jardas na temporada contra tight ends. 




         
     


Como acontece em times bem treinados, Buffalo estava preparado para isso. O piloto automático de Lamar não detectou a tremenda aglomeração de defensores marcando em zona, olhando para ele e próximos a Andrews. Com muito mérito da defesa dos Bills, veio a interceptação – que seria retornada para touchdown e colocaria um ponto de exclamação e eventualmente um ponto final à vitória dos Bills, que voltam a uma final de Conferência Americana pela primeira vez em 26 anos. 

Num todo, a defesa dos Bills conteve Lamar Jackson e teve uma partida impecável. O time pressionou Lamar em 55% dos snaps, maior marca enfrentada pelo quarterback na carreira. Um dos segredos veio como cortesia do Tennessee Titans na Semifinal de Conferência de 2019: mandar defensive backs em blitzes – isso contém as raias de corrida de Lamar pelas laterais e como bônus, dificulta a vida do quarterback, dado que é uma jogada não ortodoxa e que ele não está acostumado a ler. Os Bills mandaram 34% de blitzes com defensive backs, maior marca que Jackson enfrentou em sua carreira. 

Já sabemos do poder de fogo dos Bills no lado ofensivo da bola – Stefon Diggs mais uma vez passou das 100 jardas. Mas num jogo em que a equipe acumulou apenas 220 jardas de ataque – menor marca de um time numa vitória nos playoffs desde os Broncos no Super Bowl 50 – foi a defesa que mostrou poder. Contra os adversários que ainda seguem vivos na pós-temporada, era algo fundamental para Buffalo. Eles mostraram que têm. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Defesa contém Lamar e Bills ficam cada vez mais perigosos na AFC

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conter passe em profundidade de Mahomes será questão de vida ou morte para Cleveland

Antony Curti
Antony Curti
Mahomes dá de ombros depois de TD contra os Ravens
Mahomes dá de ombros depois de TD contra os Ravens Getty

O Buffalo Bills bateu o Baltimore Ravens na noite de sábado e agora espera quem sai do outro lado para poder fazer uma final de Conferência que promete bastante. Se Cleveland passar, será a primeira vez que o time vai à final da AFC desde 1989 – maior diferença entre idas na história das finais. Se Kansas City passar, será a primeira vez que um time sedia uma final de AFC em três temporadas seguidas – além de termos uma reedição da final da AFC de 1993, vencida por Buffalo sobre os Chiefs de Joe Montana. 

Antes de pensarmos no domingo que vem, temos que falar do jogo de hoje. É óbvio que Kansas City é o favorito para a partida – mas há um caminho para a improvável zebra. Para além do primeiro quarto fora da curva em turnovers forçados que Cleveland teve na semana passada contra Pittsburgh, há chaves nessa partida para os dois lados. Vamos a elas então.

Cleveland precisa conter o passe em profundidade, que fora problema em 2020

Isso por um lado é óbvio: tendo Patrick Mahomes passando a bola, a tendência é que os times se preocupem com o passe em profundidade. É ele que estica o campo verticalmente, destrói a moral das defesas que enfrentam os Chiefs e, por tabela, abre espaço para Travis Kelce em rotas intermediárias – até porque a defesa começa a se preocupar com a patomic bomb. Mahomes liderou a NFL, empatado com Aaron Rodgers, em touchdowns com a bola viajando 20 jardas ou mais, foram 12. A defesa dos Browns? Cedeu 9 touchdowns em passes assim, terceira pior marca da NFL. 



         
     



A esperança de Cleveland é Denzel Ward, de longe o melhor defensive back do time. Ele voltou da lista de COVID-19, sendo ativado para o elenco mais cedo nesta semana. Ward tem quatro passes defendidos/desviados em bolas que viajaram pelo menos 20 jardas, a quarta melhor marca de um jogador na liga. 

Conter corridas dos Browns para Mahomes não ficar na sideline é meta de Kansas City

A defesa terrestre dos Chiefs não deu um salto de produção em 2020 como ocorrera no final da temporada passada. Isso preocupa em certa medida porque aí reside a fragilidade do time e do outro lado é justamente um ponto forte no Cleveland Browns: correr com a bola. Cleveland terminou o ano como terceiro melhor ataque da liga em jardas corridas/jogo, com 148,4 – sendo o quinto em jardas por carregada, com 4,80. 

Kansas City não teve uma defesa ruim contra a corrida neste ano, mas também não vimos uma subida de produção como no final de 2019. A defesa é meio de tabela contra a corrida, sendo a 21ª em jardas corridas cedidas por jogo e a 17ª em jardas cedidas por corrida, na casa das 4,5. Correr bem com a bola é fundamental para os adversários que enfrentam os Chiefs por motivos básicos: gastar cronômetro, acumular tempo de posse para seu ataque e, por tabela, deixar Patrick Mahomes na sideline com menos tempo e posses para pontuar. Por tabela, os Chiefs precisam impedir que isso ocorra para que, assim, seu estelar ataque esteja dentro de campo com octanagem total. 

Cleveland Browns @ Kansas City Chiefs começa 17h, com Abre o Jogo às 16h. A transmissão você confere ao vivo e exclusivo na ESPN e no ESPN App – te espero lá, dado que comento o jogo. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Conter passe em profundidade de Mahomes será questão de vida ou morte para Cleveland

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Defesa dos Rams segue sendo pedra no sapato de Russell Wilson

Antony Curti
Aaron Donald derruba Russell Wilson nos playoffs
Aaron Donald derruba Russell Wilson nos playoffs Getty Images

Para quem acompanhou a defesa do Los Angeles Rams ao longo da temporada, a vitória de ontem não foi tão surpreendente assim. A unidade comandada por Brandon Staley, coordenador defensivo em seu primeiro ano no cargo, terminou o ano como a melhor da liga em jardas cedidas por jogo, jogada, passe e mais primeiras descidas cedidas por jogo e a estatística defensiva de ouro: pontos cedidos por jogo. Os ataques adversários marcaram uma média de 16,75 pontos por partida contra os Rams – a marca é notável.

O mais impressionante de tudo é que isso foi feito sem Aaron Donald por metade do jogo. Donald, que para mim é o defensor mais talentoso da NFL, saiu da partida no meio do terceiro quarto com uma lesão na costela – chegou a parecer que ele voltaria mas não aconteceu. A lesão não parece ser grave e há expectativa que ele jogue na semana que vem na Semifinal da NFC, mas na sua ausência, os demais defensores angelinos deram conta do recado. 

Como você deve imaginar, o destaque é Jalen Ramsey. Um dos melhores cornerbacks da NFL, Ramsey mais uma vez colocou D.K. Metcalf – um dos melhores recebedores da temporada – no bolso. De acordo com o NFL Next Gen Stats, Ramsey alinhou na frente de Metcalf em 22 das 32 rotas de ontem. Nelas, o wide receiver teve três recepções para apenas 33 jardas e nenhum touchdown. Nas três partidas entre os dois nessa temporada, foram 75 rotas marcadas por Ramsey em cima de D.K – ao todo, quatro recepções e 44 jardas – média de praticamente 15 por partida – e nenhum touchdown. 

Mas não foi só D.K. Metcalf que teve problemas. Russell Wilson mais uma vez foi estancado pela defesa dos Rams. Como já parece virar tradição, o quarterback do Seattle Seahawks fez jogo fraco contra os Rams e foi pressionado como se não houvesse amanhã. No sábado, de acordo com o ESPN Stats and Info, foram 50% de pressões (sack ou perturbação no pocket, por assim dizer), maior marca sofrida pelo quarterback na temporada – segunda maior sofrida nos playoffs em sua carreira. Leonard Floyd e Donald combinaram para 11 pressões. Nessas situações, Wilson teve 9 jardas... Negativas. 

A cereja no bolo foi o fato de que a defesa pontuou, com uma interceptação retornada para touchdown de Darious Wiliams – a primeira interceptação num passe em screen para wide receiver em toda temporada. Mas não foi sorte, houve mérito – Williams interceptou Wilson em três oportunidades nesta temporada. Para completar, o jogo terrestre dos Rams cozinhou e matou a partida. Cam Akers terminou o jogo com 131 jardas corridas, melhor marca de um calouro dos Rams na história – como disse umas duzentas vezes, é possível encontrar um excelente custo-benefício na posição de running back via Draft. Os Rams, podemos dizer, já esqueceram a ex que atende pela alcunha de Todd Gurley. 

Com a vitória, os Rams classificam e esperam o jogo de hoje entre New Orleans Saints e Chicago Bears. Caso New Orleans vença – o que é a lógica, os Rams enfrentam o Green Bay Packers no Divisional Round. O último confronto entre os dois times foi na temporada de 2018, ano em que Los Angeles chegou ao Super Bowl e bateu os Packers na temporada regular por 29 a 27. Caso Chicago vença New Orleans, os Rams enfrentam Tampa Bay, equipe que bateram mais cedo nesta temporada num Monday Night Football. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Defesa dos Rams segue sendo pedra no sapato de Russell Wilson

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Brady vai bem contra pressão e Heinicke até surpreende – Bucs classificam sem sustos

Antony Curti
Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers
Tom Brady, quarterback do Tampa Bay Buccaneers Getty

Bom, foi mais difícil do que aparentava que seria, mas a primeira vitória nos Playoffs desde o último título de Super Bowl, em janeiro de 2003, chegou para Tampa Bay. E, mesmo um pouco mais sofrido, em nenhum momento realmente os Buccaneers aparentavam que perderiam o controle do jogo. Ainda, mesmo sendo menos fácil do que parecia que seria contra um time da NFC East nos playoffs, há boas notícias para os fãs de Tom Brady: a pressão veio e ele lidou bem com ela. 

A grande manchete, creio, é esta: pressionado, Tom Brady fez um bom jogo. O quarterback dos Buccaneers recebeu pressão da boa linha defensiva de Washington em 27,9% dos recuos de passe. Brady não havia vencido nenhum jogo nesta temporada quando pressionado em mais de 22%; Ontem, quando em situações como essas, o quarterback teve 4-9 com boas 10 jardas por tentativa. A pressão chegou, mas turnovers não vieram com ela. Ainda, os Buccaneers tiveram apenas sua segunda vitória em cinco jogos noturnos nesta temporada. Antes do jogo de sábado, o time tinha 1 vitória e 3 derrotas jogando após as 20h no horário local da partida. 

Embora a porcentagem de passes completos de Brady não tenha sido maravilhosa, o volume foi. O camisa 12 terminou a partida com 381 jardas, sua quarta melhor marca em pós-temporada – é seu 17º jogo para mais de 300 jardas nos playoffs. Um recurso importante foi a continuidade do passe em profundidade, que apareceu bem na reta final de 2020 e teve sequência neste primeiro jogo contra Washington. Os dois passes para touchdown de Brady viajaram mais de 20 jardas, seu terceiro jogo com múltiplos TDs assim, de acordo com o ESPN Stats and Info. Para mais de 15 jardas, ele teve nove passes completos – melhor marca em 15 temporadas. Considerando que essa era uma preocupação para o mês de janeiro, com ele tendo 43 anos, tal preocupação foi um tanto quanto mitigada após a vitória de sábado e a consequente classificação.

Heinicke surpreende, mas acaba não sendo o necessário para Washington ser zebra

O quarterback reserva do Football Team, Taylor Heinicke, não pareceu... Bem, um reserva. Em apenas sua segunda partida como titular neste sábado, ele teve 306 jardas passadas com dois touchdowns totais, sendo um corrido e um passado. Se Brady conseguiu conectar bem em profundidade, a surpresa veio do outro lado também com o quarterback de Washington também fazendo tais feitos. Ele teve 7-12 para mais de 15 jardas – é a melhor marca da franquia desde 2016, ainda com Kirk Cousins.

Heinicke é free agent é março e será interessante se algum time lhe der a oportunidade de ao menos ser reserva – ele veio do practice squad no final da temporada em meio ao corte de Dwayne Haskins, escolha de primeira rodada em 2019, e a lesão na panturrilha de Alex Smith. Além de conseguir passar a bola bem em média e longa distância, o quarterback de Washington ainda mostrou senso de oportunidade com as pernas: acumulou quatro primeiras descidas correndo, melhor marca do time em mais de 10 anos. 

Com a vitória, o Tampa Bay Buccaneers avança para o Divisional Round, a semifinal de conferência. Aí dependem do resultado de New Orleans x Chicago neste domingo. Se New Orleans passar, teremos o terceiro confronto entre Brady e Drew Brees nesta temporada. Se Chicago passar, teremos o segundo confronto entre o Los Angeles Rams e o Tampa Bay Buccaneers. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Brady vai bem contra pressão e Heinicke até surpreende – Bucs classificam sem sustos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Semifinais do College colocam frente a frente QBs que podem brilhar na NFL em 2021

Antony Curti
Trevor Lawrence, quarterback de Clemson
Trevor Lawrence, quarterback de Clemson Getty

Como já começa a ser tradição, a virada do ano no futebol americano universitário coloca em jogo os quatro melhores times do país de acordo com o Comitê de Notáveis do College Football Playoff. Alabama e Clemson, como já também começa a ser tradição, estão lá – e são as favoritas para passar pelas duas semifinais de hoje e se enfrentarem mais uma vez numa final.

O que não deve se tornar tradição foi a atipicidade do ano de 2020 que ainda carrega um lastro para 2021. Em seu ano de rodízio como uma das semifinais, o Rose Bowl Game pela primeira vez desde 1942 não será disputado em Pasadena, na Califórnia – no estádio homônimo que também já foi sede de Super Bowl e que viu o Brasil ser tetracampeão da Copa do Mundo FIFA em 1994. Em 1942, temores na Costa Oeste após o ataque japonês a Pearl Harbor mudaram o jogo para a Carolina do Norte. Em 2020-2021, a pandemia de COVID-19 e decretos estaduais na Califórnia mudaram o jogo para Arlington, no estádio do Dallas Cowboys que também é sede do Cotton Bowl Classic, o AT&T Stadium. 

As duas semifinais contam com os quatro quarterbacks mais vitoriosos do College Football dentre os que estão em atividade. Trevor Lawrence (Clemson) tem 97,1% de aproveitamento em vitórias, Justin Fields (Ohio State) tem 95%, Mac Jones (Alabama) tem 93,3% e Ian Book (Notre Dame) tem 88,2%. Todos eles devem estar no Draft de 2021, mas com expectativas diferentes quanto a suas futuras carreiras profissionais. 

Rose Bowl: Mac Jones tenta entrar na primeira rodada; Ian Book tenta mostrar seu valor

Herdeiro da posição de Tua Tagovailoa na Crimson Tide, Jones tem um elenco de apoio formidável nesta temporada – Najae Harris briga forte para ser o melhor running back da classe do Draft 2021, com 24 touchdowns terrestres e 5,9 jardas por carregada. DeVonta Smith é um wide receiver que você deve ver na primeira rodada do Draft deste ano, beirando as 100 recepções na temporada e tendo anotado 17 touchdowns recebidos. Em meio a tudo isso, Mac Jones tem vida fácil: seus 77% de passes completos falam por si, comandando um ataque que tem média de quase 50 pontos por jogo – e que converte 60% de terceiras descidas, algo faraônico até para os níveis do College Football.  Hoje, Jones é reputado como um prospecto de segundo dia de Draft – segunda ou terceira rodada, havendo questionamentos sobre sua capacidade em janelas mais apertadas, trabalho de pés e processamento após o snap. 

Ian Book, por sua vez, tem missão mais difícil para mesmo ser draftado. O quarterback de Notre Dame tem questionamentos quanto ao peso (massa magra), segurar a bola de mais, tamanho (1,80m, que não é compensado com velocidade e outras coisas que você vê em Kyler Murray e Russell Wilson) e, principalmente, precisão em passes de média e longa distância – embora o passe em profundidade venha melhorado nas últimas temporadas. Em tese, é um prospecto de sexta rodada neste momento – mas um milagre contra Alabama, que é favorita por 21 pontos em Las Vegas, certamente ajudaria sua cotação. 

Sugar Bowl: Lawrence rumo aos Jaguars, Fields tenta salvar seu status de segundo quarterback da classe

Temporada estranha em Ohio State como fora na Big Ten como um todo – jogadores perdendo jogos por conta da pandemia, temporada começando bem mais tarde do que o normal e Justin Fields sendo mais interceptado do que deveria e esperávamos. Adam Schefter, insider da ESPN americana, disse nesta semana que o status de "prêmio de consolação" do Tank for Lawrence está mudando e pode ser Zach Wilson (BYU) e não Fields. "Meu palpite é que Fields será uma escolha de top 10, mas não creio que ele será o segundo quarterback escolhido, não penso que ele irá tão alto quanto Zach Wilson", disse num podcast nesta semana. (Finalmente) bater Clemson e ser campeão com bons jogos pode ajudar a cotação de Fields a voltar ao topo, mas o duelo contra Clemson será duro. 

Do outro lado do Sugar Bowl, a segunda semifinal de hoje, certeza é meio que palavra de ordem para qualificar Trevor Lawrence. Já campeão por Clemson e há algum tempo reputado como melhor quarterback do Draft 2021, Trevor é o prospecto mais pronto a chegar no Draft desde Andrew Luck em 2012. Lawrence tem mecânica limpa, bom trabalho de pés, faz corretamente progressão de recebedores e antecipação de lançamentos em média e longa distância. Em meio a tantas incertezas que o Draft apresenta, ele é uma das maiores certezas dos últimos anos. Lawrence terminou a temporada com 22 TDs e apenas 4 interceptações em nove jogos – todos eles, vitórias de Clemson, mais uma vez campeã da ACC. 

Rose Bowl Game, Alabama vs Notre Dame: 18h, na ESPN 2 (comento o jogo, aliás). 
Sugar Bowl, Clemson vs Ohio State: 22:10, na ESPN 2. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Semifinais do College colocam frente a frente QBs que podem brilhar na NFL em 2021

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Curti: Se Brady não for pressionado, vai deitar e rolar como no sábado

Antony Curti


Bom, acho que o título diz tudo e a verdade é que essa afirmação é verdadeira há muitos e muitos anos – mais de uma década, certamente. Contra o Detroit Lions, Tom Brady não encontrou quaisquer dificuldades e passou o carro no primeiro tempo. Era o esperado, como escrevi neste blog na sexta. Afinal, Detroit entrou na partida como o time que menos pressionava o quarterback na NFL, com apenas 21%. 

No jogo de ontem, os Lions não fizeram nem cócegas em Tom Brady. Ele foi pressionado em 10,7% dos recuos de passe e passou com facilidade das 300 jardas mesmo saindo do jogo no terceiro quarto. Brady perdeu todos os jogos nos quais foi pressionado para mais de 22% dos recuos de passe. Para menos, perdeu apenas um, contra os Rams na Semana 11. 

NFL: Buccaneers atropelam os Lions e garantem vaga nos playoffs com Brady anotando 4 touchdowns no 1º tempo

A grata notícia para o torcedor dos Buccaneers e para o fã de seu quarteback é que o passe em profundidade entrou como faca quente na manteiga. Brady teve 13,48 jardas no ar por passe, melhor marca de seu ano. 25,9% de seus passes foram para mais de 20 jardas, também maior marca da temporada – no final das contas, ele teve 348 jardas passadas apenas no primeiro tempo, melhor marca de um primeiro tempo em sua carreira, que ironicamente começou no Thanksgiving de 2000 também contra o Detroit Lions. Brady foi pressionado em 6% do segundo tempo contra Atlanta e nos 10,7% do primeiro tempo contra Detroit – somando esses quatro períodos, o quarterback somou 668 jardas. 

Tom Brady
Tom Brady Getty Images

Ganhar desse jeito dá um fôlego mais do que interessante para Brady e para o Tampa Bay Buccaneers. Não é de hoje que levantamos a sobrancelha e nos perguntamos se tem alguma coisa errada com Tom Brady no mês de dezembro – há pelo menos cinco temporadas seus números caíram justamente na reta final da temporada. Não foi o caso ontem e isso dá esperança para o torcedor dos Buccaneers, na seca de título desde 2002. 

Seca de playoff, não mais. Com a vitória, os Buccaneers garantiram sua primeira ida à pós-temporada desde 2007, ano em que Tom Brady comandara os Patriots ao 16-0 na temporada regular e que Jon Gruden ainda era o head coach em Tampa. Brady não foi para os playoffs no ano seguinte, tendo se machucado na Semana 1 – mas desde 2009, é figurinha carimbada na pós-temporada. São 12 aparições seguidas, agora a maior marca da história da NFL para um jogador. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Curti: Se Brady não for pressionado, vai deitar e rolar como no sábado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Sistema segue igual – mas Brady melhorou depois da folga

Antony Curti
Tom Brady no uniforme dos Buccaneers
Tom Brady no uniforme dos Buccaneers Getty

Nas primeiras semanas da temporada tudo lindo, tudo maravilhoso – Tom Brady tinha o melhor elenco de recebedores em praticamente uma década e chegara até a ser cogitado a entrar na corrida pelo MVP. Não, não vou apontar o dedo para ninguém, eu comprei essa história também. Afinal, ele estava lá em cima na briga pela liderança em touchdowns passados – feito um tanto quanto impressionante para um jogador de 43 anos, convenhamos. 

Aí as coisas começaram a azedar. Veio aquela partida esquisita contra os Giants, na qual os Buccaneers eram favoritos por mais de 10 pontos em Las Vegas. Depois, aquele jogo pífio contra o New Orleans Saints no Sunday Night Football – no qual a atuação de Tampa Bay praticamente sepultou a chance de um título de divisão, coisa que Tom Brady tinha conquistado de maneira seguida desde 2009. 

De repente, a culpa era só do sistema. Bruce Arians estava fazendo coisas erradas – que ele sempre fez, diga-se – e Tom Brady precisava ser ajudado. Não discordo que o head coach tem que moldar suas chamadas em função dos jogadores que tem à disposição. Mas passar pano 200% como se Brady fosse isento totalmente de culpa é algo que não concordei na época e o tempo mostrou que de fato não era o caso. Com acesso à plataforma de Big Data que temos acesso, montei a seguinte tabela para mostrar como o sistema segue rigorosamente o mesmo no intervalo Semana 11-12 e Semana 14-15. No primeiro, duas derrotas de Tampa Bay. No segundo, duas vitórias. 

Semana 11-12: 11,9% de play-action (31), 65,3% de passes completos para tight ends, com, 9 recepções (16); 18 passes lançados para mais de 15 jardas
Semana 14-15 (Folga na Semana 13): 18,6% de play-action (17º) 64,2%  de passes completos para tight ends, com 10 recepções (24); 12 passes lançados para mais de 15 jardas.

O que explica o ataque jogar melhor então? Ora, a essência tática de Bruce Arians continuou parecida. Não houve um aumento tão grande no número de passes para tight ends – como se esperava dado o elenco do time e a afinidade de Brady com jogadores da posição – o número de passes em profundidade seguiu semelhante, de certa forma, e o play-action ficou numa porcentagem parecida – ainda abaixo dos 20%, sendo de longe uma das equipes que menos usam do expediente. 

Brady mudou – sobretudo em profundidade

É aí que mora o núcleo da tese. Como você vê acima, o sistema continuou praticamente idêntico nas duas últimas derrotas e nas duas últimas vitorias; Já Tom Brady? Melhorou no que precisava. Quando um quarterback "não tem" o passe em profundidade como era o caso do quarterback dos Buccaneers, a defesa tem vida mais fácil porque pode aglomerar o box com defensores. Nas duas derrotas, 

Não surpreende, portanto, que Tom Brady em si seja o fator de melhora. Aparte da questão que ele foi menos pressionado nas duas últimas partidas – em especial no segundo tempo contra Atlanta, sendo pressionado em apenas 6% dos recuos de passe – houve uma significativa melhora. Nas duas derrotas (Semana 11-12), Brady teve 5-18 para mais de 15 jardas, somando 1 touchdown e 3 interceptações. Nas duas últimas partidas (Semanas 14-15), 7-12 (58%), 2 touchdowns e nenhuma interceptação. Isso, frise-se, no mesmo sistema rodado anteriormente – até porque nessa altura do campeonato não dá para fazer mudanças significativas num sistema tático-ofensivo. 

A partida contra o Detroit Lions neste sábado pode ser um termômetro interessante para essa melhora. Até porque a defesa dos Lions vem sendo uma avenida com sinal verde para jogadas assim. Nesse mesmo espaço amostral – passes para mais de 15 jardas – os Lions estão cedendo 53% de passes completos (27º da NFL) e tem média de 4 touchdowns cedidos para cada interceptação – 29º. O rating cedido em passes assim? 95.6, o 27º da NFL. Para completar, nem de perto os Lions estão conseguindo pressionar o quarterback, tendo 21% de pressão no ano todo. Sim, você imaginou certo, é a pior marca da NFL. E sim, sem pressionar Tom Brady é praticamente impossível ter uma chance razoável de vitória como o Atlanta Falcons brilhantemente demonstrou ao mundo na semana passada. 

Vejamos se a melhora segue. A tendência é que sim e isso é importante – afinal, os playoffs começam em apenas duas semanas. Neste sábado comento Buccaneers @ Lions às 15h na ESPN, te espero. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Sistema segue igual – mas Brady melhorou depois da folga

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Seahawks: Jamal Adams vai começando a fazer preço da troca valer a pena

Antony Curti

Trocar escolhas de primeira rodadas por safeties é algo complicado – afinal, o jogador é o último na linha defensiva e costuma ter impacto menor na atuação defensiva do que um apressado de passe como Nick Bosa, Von Miller e tantos outros. O Pittsburgh Steelers fez essa aposta e ela se pagou com Minkah Fitzpatrick. Praticamente um ano depois, antes da temporada 2020, o Seattle Seahawks fez o mesmo com Jamal Adams. 

Vindo do New York Jets, Adams nunca foi o melhor safety da NFL na cobertura do passe – alguma coisa longe disso, aliás. Adams tinha e tem, porém, uma versatilidade que poderia ser ouro nas mãos do coordenador defensivo certo. Chegando por duas escolhas de primeira rodada no final de julho, o safety tinha um preço caro e que dificilmente seria compensado. No início da temporada, não pagou. Para completar as coisas – além da secundária de Seattle estar tomando quase 400 jardas por jogo – o ex-Jets perdeu jogos por lesão. 

Em meio a essa mazela defensiva, Russell Wilson vinha compensando as coisas e ajudando o time a aglutinar vitórias na tabela. Aí veio a fase ruim de Wilson, que lhe tirou da briga pelo MVP. Mas como diria o ditado, quando Deus fecha uma porta, abre uma janela. Em termos, foi o que aconteceu. 

Jamal Adams
Jamal Adams Getty Images

Mais agressividade de Ken Norton Jr, Adams começando a brilhar

Da Semana 1 à Semana 8, Norton comandou uma defesa mole, para não dizer outra coisa. Passiva. O Seattle Seahawks tinha 27% de blitzes, sendo o 17º no ranking de volume da blitz – não, não é operação Lei Seca, lembro àqueles que começaram a acompanhar agora a NFL que a blitz é aquela jogada na qual cinco ou mais defensores vão para cima do quarterback (e que com isso, há menos lá atrás para defender o passe caso o passe não seja apressado). Parecia que ninguém iria ceder mais pontos e jardas nesta temporada do que os Seahawks. 

Bom, isso melhorou a partir da Semana 9 e, para além da chegada de Carlos Dunlap, que sensivelmente melhorou a % de pressão ao quarterback adversário, a unidade começou a jogar de maneira mais agressiva por meio das chamadas de seu coordenador. Com a volta de Jamal Adams, que estava lesionado, Norton foi para o tudo ou nada, por assim dizer. Ativou o modo de agressividade como seu pai tantas vezes fez como boxeador e que ele por vezes demonstrara como linebacker na NFL. Tendo Jamal Adams na escalação, era algo que deveria ter acontecido desde a Semana 1. 

A defesa subiu para 40% de blitzes, terceira que mais usa do expediente da liga. Não por acaso, o time lidera a NFL em sacks desde a Semana 9 – são 28. E sim, você adivinhou certo: Jamal Adams é parte fundamental disso. O safety vem sendo usado em blitzes criativas e, nesse mesmo período, lidera a NFL em sacks com 7,5 – fato incrível se considerarmos que ele é um defensive back. 

Seattle não teve nem de perto uma sequência assim no ano passado. Em realidade, o pass rush era o grande problema da equipe em 2019 – e, de maneira acessória, a chegada de Adams prometia mitigar esse problema. Finalmente está o fazendo. Claro que as coisas são dinâmicas na NFL e pode ser que os Seahawks não sigam com a sexta marcha na eficiência defensiva – mas, ao menos, afastaram a narrativa de que eram a pior defesa da liga contra o passe. 

Informações estatísticas via ESPN Stats and Info.

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Seahawks: Jamal Adams vai começando a fazer preço da troca valer a pena

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

40 milhões em jogo: McLaren bate Racing Point e fica em 3º no mundial

Antony Curti
Antony Curti

 Carlos Sainz no GP de Abu Dhabi
Carlos Sainz no GP de Abu Dhabi Getty Images

Ficamos mal acostumados na reta final do Mundial de Fórmula 1 de 2020, com as vitórias de Pierre Gasly na Itália e de Sergio Pérez em Sahkir. O Grande Prêmio de Abu Dhabi entregou o "mais do mesmo" das provas que são disputadas no modorrento circuito de Yas Marina, cuja essência sofre uma crise de identidade entre circuito de rua e um normal – caráter parecido a Sochi. 

Max Verstappen liderou de ponta a ponta e conseguiu sua segunda vitória no anoMax Verstappen liderou de ponta a ponta e conseguiu sua segunda vitória no ano – a décima na carreira. Foi bom para a Red Bull terminar o campeonato numa nota alta, embora houvesse pouco em jogo. Salvo uma catástrofe de Valtteri Bottas, o vice-campeonato estava assegurado para o finlandês. O mesmo para a classificação final no mundial de construtores, com a Mercedes em primeiro e a Red Bull em segundo. Mas o que estava em jogo até foi mais interessante de acompanhar: 40 milhões de dólares de diferente da fatia do bolo aos construtores. 

McLaren garante a grana e Racing Point "paga o preço" de ter Stroll

Lance Stroll foi melhor neste ano em relação a anos anteriores na Fórmula 1, isso é inegável e há méritos para o canadense. O final de prova, ao ser ultrapassado por Esteban Ocon, foi um resumo da ópera de como houve diferença entre McLaren e Racing Point: equilíbrio na dupla de pilotos. Pérez, que vinha de vitória, abandonou logo no início com problemas no motor. Sobrou para Stroll a missão de pontuar bem numa prova em que os carros laranjas de Woking pareciam fadados ao top 6 – coisa que praticamente colocaria a equipe como terceira melhor do campeonato de construtores. Para além dos louros e "bragging rights", havia 40 milhões de reais em diferença – o "a mais" que recebe o terceiro lugar no mundial de construtores em relação ao quarto. 

O drama não veio na pista, mas nos boxes. Sainz sofre investigação enquanto falamos por supostamente ter ido mais lento na saída de sua primeira parada – isso, porém, não deve mudar muita coisa no final das contas, dado que se houver punição ela deve ser de 5 segundos e isso não faria o espanhol perder nenhuma posição. Lando Norris foi 5º, Carlos Sainz o 6º e Lance Stroll o 10º. Com esses resultados, a McLaren termina o campeonato em terceiro – sete pontos na frente da Racing Point. 

É sim possível falar que piloto fez diferença – afinal, o carro da Racing Point foi reputado durante todo o ano como um bólido melhor. Para exemplificar a afirmação e como comparativo, Sainz foi o 6º no mundial de pilotos, Norris o 9º. Na Racing Point, Pérez o 4º  – atrás apenas da dupla da Mercedes e de Max – e Stroll apenas o 11º. Acabou fazendo diferença. O canadense foi top 5 numa prova em apenas duas ocasiões. Sainz teve cinco e Norris teve seis resultados entre os cinco primeiros da corrida. 

Pérez abandona no início e bom resultado de Albon pode ajudar a manutenção do tailandês na Red Bull

Como falei semana passada aqui no blog, há praticamente dois assentos ainda vagos para o campeonato de 2021 e os dois "pertencem" à Red Bull. Na AlphaTauri, a vaga de segundo piloto deve ficar com o japonês Yuki Tsunoda, que tem a Honda como fiadora e que fez bom campeonato na Fórmula 2 – Kvyat mais uma vez ficou atrás de Gasly e deve rodar. Na Red Bull, ainda há certa indecisão mas o quarto lugar de Alex Albon dá forças para o tailandês. Ele ficou em terceiro na primeira prova do Bahrein e agora um quarto lugar – desempenho satisfatório considerando as patinadas do resto do ano. 

Há certa especulação de que o mexicano Sergio Pérez poderia ficar com essa vaga, mas há mais em jogo para além da qualidade do piloto. Albon corre com a bandeira da Tailândia, país de um dos principais acionistas da Red Bull – o energético é baseado numa bebida local, aliás. Ainda e mais importante, ele faz parte da academia de pilotos da equipe. Colocar Pérez no lugar seria um relevante golpe ao modelo, que já revelou Sebastian Vettel, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Seria interessante ver a Red Bull com mais paciência em relação a esse assento 2. Afinal, tá parecendo técnico no campeonato brasileiro. Outra coisa que pode pesar é a idade; Albon tem apenas 24 anos e teto para amadurecer. Pérez tem 30. Vejamos o que acontece. Palpite? Mantém Albon – até porque o regulamento muda em 2022 e mudanças agora não fariam tanto sentido, ainda mais com a melhora do tailandês no final do campeonato. 

Se tudo der certo em meio ao cenário da pandemia de COVID-19, a Fórmula 1 volta no dia 21 de março de 2021 com o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne no circuito de Albert Park. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

40 milhões em jogo: McLaren bate Racing Point e fica em 3º no mundial

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Albon segue? Tsunoda chega? Assentos do grid de 2021 caminham para definição

Antony Curti
Albon durante o GP de Sakhir
Albon durante o GP de Sakhir Getty Images

Como toda dança das cadeiras, há menos assentos do que pessoas dançando e na próxima temporada a tendência segue. Considerando que Lewis Hamilton siga na Mercedes e que Lance Stroll siga na Racing Point/Aston Martin, na prática, apenas dois assentos seguem indefinidos para o grid de 2021 na Fórmula 1.  Ambos são na Red Bull, de uma forma ou de outra. 

Falta a definição do segundo piloto da Red Bull Racing, o qual será o companheiro de equipe de Max Verstappen em 2021. É a cadeira mais quente da Fórmula um desde a acensão do holandês ao posto de preferido de Christian Horner & Amigos. Daniel Ricciardo, Danii Kvyat, Pierre Gasly e Alex Albon já passaram pelo "desafio". O primeiro se cansou e foi para a Renault. O segundo foi ejetado. O terceiro também e se reencontrou – o quarto segue por esse caminho mas a Red Bull parece ter mais paciência que em momentos anteriores. A vaga neste momento é para Albon perder, não para outros ganharem. E, ao contrário de Kvyat e Gasly, não é uma plano B no "rebaixamento". É Red Bull ou banco. 

"Não creio que ele faça parte dos planos de Franz Tost (chefe da AlphaTauri) para 2020. Ou é um assento na Red Bull Racing ou um ano no banco. O foco é dar a ele essa chance. Ele fez um bom trabalho no último final de semana subindo no pódio, seu segundo na F1 [na primeira prova no Bahrein]", falou Horner sobre a vaga. Após a primeira vitória do mexicano Sergio Pérez – e considerando a grana de Carlos Slim que vem junto do pacote – ainda não é descartado o rumor de Pérez "roubar" essa vaga a depender do que acontecer em Abu Dhabi na última etapa do Mundial. Mas, como visto, o panorama é de que Albon siga – até pela manutenção do regulamento, que deveria mudar em 2021 mas por conta da pandemia apenas terá as mudanças programadas em 2022. 

Na AlphaTauri, Kvyat deve rodar

Com a chegada dos motores Honda nas duas equipes da Red Bull, parecia questão de tempo até que um piloto apadrinhado pela montadora japonesa encontrasse espaço – e a tendência é que isso aconteça em 2021. Yuki Tsunoda conseguiu os pontos da super-licença e a chance do jovem japonês ser companheiro de equipe de Pierre Gasly na temporada que vem é enorme. Kvyat conseguiu um bom quarto lugar em Ímola mas o contraste com Gasly foi forte durante todo o campeonato. O francês deu 12 a 4 na classificação e em resultados de corrida, Gasly soma 71 pontos contra 32 de Kvyat – que só está à frente dos pilotos da Haas, Williams e Alfa Romeo na classificação. 

A Honda deixará a Fórmula 1 após a temporada de 2021, mas é óbvio que existe influência na chegada de Yuki. E mérito também, dado que o japonês terminou em terceiro lugar no campeonato da Fórmula 2, acumulando três vitórias. O japonês já realizou testes com o carro da AlphaTauri e foi elogiado. "Yuki se familiarizou com o carro e quando mudamos para os pneus de pista seca [havia chovido antes] ele melhorou imediatamente os tempos e foi bastante impressionante", falou Tost, o chefe da equipe. 

Ambas as vagas devem ter definição em breve – falta apenas uma etapa do Mundial de 2020, em Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Albon segue? Tsunoda chega? Assentos do grid de 2021 caminham para definição

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Curti: Contraste entre Russell e Bottas mostra que sim, piloto ainda importa na F1

Antony Curti
George Russell, da Mercedes, no GP de Sakhir de Fórmula 1
George Russell, da Mercedes, no GP de Sakhir de Fórmula 1 Getty

"AAAAAAAH".  O grito pelo rádio resume a frustração de Russell ao sair do box em 15º, posição que ele teve o costume de frequentar ao longo da temporada. George Russell entrou o Grande Prêmio de Sakhir como um dos poucos sem pontos no Campeonato Mundial de 2020, tendo ao seu lado também zerado o canadense e companheiro de equipe, Nicholas Latifi, da Williams. Neste final de semana, de maneira excepcional, Russell teria outro companheiro de equipe – Valtteri Bottas. Tal como deu baile o ano inteiro no canadense, Russell fez o mesmo com o finlandês. 

Nos treinos, o mesmo Bottas de sempre. Rápido, com a pole-position. Na corrida, o mesmo Bottas de sempre – com problemas em largada, perdendo a primeira posição para Russell, errando várias vezes na mesma curva, sendo passivo ao menor sinal de ultrapassagem. O constrangimento final veio após a lambança que a Mercedes fez no pit-stop chamado em função de um safety car por conta de um aerofólio de Jack Aitken no meio do "oval". A equipe alemã trocou as bolas – ou melhor, os pneus – e Russell teve que voltar ao box novamente depois disso. Como efeito, o inglês caiu para quinto, logo atrás do finlandês. Saindo o safety car, já foi para cima e ultrapassou Bottas. Ali, o contraste estava definido. 

O "azar" de Russell acabou aparecendo novamente com um pneu furado e novo pit-stop quando tinha pneus novos e estava em segundo lugar, sendo que chegar em Perez parecia questão de tempo – ele terminou com quatro paradas na prova, ninguém teve mais. De toda forma, ainda conseguiu terminar com a nona colocação – algo notório vide como ele "caiu" várias vezes ao longo das 87 voltas. Russell não conseguiu sua primeira vitória, mas conseguiu algo maior: provar que pode muito se tiver um bom equipamento. A prova de hoje mostrou como piloto é algo que importa – mesmo a Mercedes sendo o melhor carro da categoria. Algo que todos sabiam na época de Rosberg-Hamilton mas que parecem ter esquecido.

Russell volta para a Williams na temporada de 2021 – mas com olho em 2022. O desempenho de hoje, mesmo que não tenha terminado com a vitória que parecia tão possível, é uma vitória mais duradoura que o champagne e um troféu. George foi bem o suficiente para "garantir" um assento no futuro. Já sabíamos de seu talento por tirar muito com o fraco carro da Williams. Com o desempenho deste final de semana na Mercedes, provou que tem talento para eventualmente sair da pior para a melhor equipe do grid em breve. Ao mesmo passo, a constrangedora corrida de Valtteri faz com que ele entre 2021 com o assento mais quente dentre as equipes de ponta – em certa medida, um cenário parecido com o que Vettel teve na ascensão do jovem monegasco Charles Leclerc. 

Perez vence pela primeira vez e ganha força para emprego em 2021

O mexicano Sérgio Pérez venceu hoje pela primeira vez, eram 189 grandes prêmios sem vitórias – o que era a segunda marca mais longa da modalidade, atrás apenas de Andrea De Cesaris, um caso à parte  por ter conseguido assentos por anos pelo fato de ter sido bancado por uma indústria tabagista. É verdade que Sergio tem o apoio de Carlos Slim, um dos maiores empresários do mundo. Mas sua permanência na Fórmula 1 nos últimos anos fora feita por merecimento também. Hoje, ele caiu para último depois de largar em quinto – recuperou-se e contou com as lambanças da Merdeces nos pit stops derradeiros de Bottas e Russell. Manteve o ritmo forte no final, estando a três segundos do inglês até que um furo no pneu cessou a ameaça. 

Sergio flertou com o primeiro lugar do pódio em alguns momentos, com destaque para o segundo lugar na Turquia, ainda nesta temporada. Perdeu dois grandes prêmios por um diagnóstico positivo do COVID-19. Agora veio a vitória. O interessante é que o mexicano não tem lugar garantido para a próxima temporada, mas o desempenho em Istanbul e agora no Bahrein criam um momento interessante. Seu assento na Racing Point, que vira Aston Martin ano que vem, será de Sebastian Vettel. No momento, há dois assentos vagos: um na Red Bull, como companheiro de Max Verstappen, e outro na AlphaTauri, como companheiro do francês Pierre Gasly – que também venceu corrida neste ano. "Estou sem palavras, espero não estar sonhando. Sonhei com este momento. Após a primeira volta a corrida parecia ter acabado, mas tivemos um ritmo tremendo e sabíamos o que fazer hoje. O que acontecer no ano que vem não está em minhas mãos, mas quero seguir [na F1]", disse o mexicano.

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti

Comentários

Curti: Contraste entre Russell e Bottas mostra que sim, piloto ainda importa na F1

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Derrick Henry amassa defesa desfalcada dos Colts e mostra por que está em outro patamar

Antony Curti

Depois da corrida para a vitória na prorrogação contra o Baltimore Ravens na semana passada, Derrick Henry conseguiu outro momento para chamar de seu nesta Semana 12. Seu dia foi extraordinário e mostrou por que o corredor está em outro patamar em relação aos seus pares da posição. 

Considerando as últimas 20 partidas, de acordo com o ESPN Stats and Info, Henry tem 2599 jardas corridas – uma média de praticamente 130 jardas por jogo. Numa temporada hipotética de 16 jogos, ele teria 2079, o que estaria a 26 do recorde oficial de Eric Dickerson, que está de pé desde 1984. 

Mas, em termos de sequência de jogos, é algo realmente fora de série e com menos precedentes do que o clube das 2000 jardas numa temporada. Apenas Earl Campbell entre 1980 e 1981 e Terrell Davis entre 1997 e 1998 tiveram mais jardas num espaço de 20 jogos. Henry tem mais jogos com 175 jardas (6) do que o resto da NFL combinada. 

O que ele faz de tão especial? O tamanho, sobretudo. É difícil de parar o cara. Henry tem 428 jardas nesta temporada após o primeiro contato. É quase metade das jardas que ele tem durante toda a temporada – o running back lidera a NFL, com 1079. 

[]

A defesa de Indianapolis, severamente desfalcada na partida de hoje, não encontrou resposta para nem Henry e nem para o resto. O time não contava com Denico Autry e DeForest Bucker, discutivelmente dois dos melhores jogadores do elenco e peças-chave na linha defensiva. Henry terminou o dia com 178 jardas e três touchdowns. Ryan Tannehill teve partida tímida, com 221 jardas e apenas um touchdown, completando praticamente metade dos passes. O time correu para a vitória, literalmente – com destaque também para longo touchdown de AJ Brown, no qual ao todo ele percorreu 100 jardas no campo (NFL Next Gen Stats).

Do lado dos Colts, uma derrota doída. Aparte dos desfalques, o ataque não funcionou e a interceptação de Philip Rivers tampouco ajuda. O time ficou com déficit de 21 pontos no intervalo, maior que o head coach Frank Reich enfrentou no comando da equipe. No segundo tempo, a unidade ofensiva não conseguiu ajudar a defesa fragilizada.

Com a vitória, as chances de vencer a divisão agora pendem para Tennessee. No confronto direto – primeiro critério de desempate – os Titans estão empatados com os Colts em 1-1. Mas agora a campanha de Tennessee é melhor. 8-3 contra 7-4 de Indianapolis. Os Titans ainda têm jogo duro contra Green Bay, mas a fragilidade dos Packers é justamente conter a corrida, a força maior dos Titans. Indianapolis, por sua vez, ainda pega os Steelers e os Raiders como partidas duras na reta final da temporada. 

A AFC South ainda não está decidida – mas após o massacre de hoje, volta a ficar sob controle dos Titans. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti 

Comentários

Derrick Henry amassa defesa desfalcada dos Colts e mostra por que está em outro patamar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Vitória e defesa melhorando - mas playoffs ainda seguem sonho distante em New England

Antony Curti
Bill Belichick 01
Bill Belichick 01 Ronald Martinez/Getty Images Sport

Se fosse para ainda respirar, nem que fosse com chance mínima, teria que ser assim num time comandado por Bill Belichick. A defesa do New England Patriots limitou Kyler Murray a menos de 200 jardas passadas, ele tampouco teve impacto no jogo aéreo e mesmo com um jogo bem aquém de Cam Newton, os Patriots ainda sonham com pós-temporada.

Belichick tem seus problemas como general manager nas últimas temporadas – e o estado das coisas no elenco reflete isso. Mas como treinador, não há o que dizer. Ainda mais depois de um sólido plano de jogo como o de hoje. Os Patriots mandaram blitz em 35% dos snaps de Kyler Murray – contra a blitz, ele teve 6-11, uma interceptação, um sack e apenas 4,7 jardas por tentativa. Vem sendo assim nas últimas quatro partidas aliás. 

Não que o ataque de New England tenha ajudado muito, que frisemos. Só três jogadores diferentes receberam passes por New England e só dois tiveram mais do que uma jarda recebida. O corpo de recebedores é horrível. 

Cam Newton, embora tenha arrancado no último quarto com o jogo terrestre, teve mais uma partida ruim. A corrida para 14 jardas terminou em falta do calouro Isaiah Simmons, o que deu mais 15 jardas para New England e a bola na linha de 39 jardas de Arizona, o que armou o field goal da vitória. 

Mas, no geral, um show de passes incompletos (50% de aproveitamento) e uma problemática constante: turnovers. Newton é o primeiro jogador nesta temporada a ter múltiplos turnovers no último quarto, com o placar em diferença de até três pontos e no território do oponente – a derrota para Buffalo na semana 8 foi nessa conta. Hoje, acabou sendo diferente. 

Mesmo com a vitória, podemos dizer que as chances de Arizona foram mais atrapalhadas do que as de New England ajudadas. Os Patriots, considerando apenas a sua partida, tem 9% de chance de pós-temporada. Buffalo e Miami venceram hoje, então seguem na liderança da divisão, com 8-3 e 7-4 de campanha. Os Patriots ainda tem campanha negativa, com 5-6 – a esperança em tese seria o Wild Card, mas este também promete ser missão difícil. Ainda há Baltimore e Las Vegas com campanhas melhores e ambos sequer estariam nos playoffs neste momento. 

Siga-me no twitter em @CurtiAntony, no Telegram em meu canal gratuito e no Instagram em @AntonyCurti  

Comentários

Vitória e defesa melhorando - mas playoffs ainda seguem sonho distante em New England

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading