Maratona de Nova Iorque 2018: o que podemos aprender com ela

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme

A ESPN transmitiu no último domingo (4) a Maratona de Nova Iorque , com chegada emocionante na prova masculina, vencida pelo etíope Lelisa Desisa, com o tempo de 2h05min59seg, seguido de seu compatriota Shura Kitata que concluiu a prova em 2h06min01seg. Na prova feminina também houve dobradinha, mas desta vez do Quênia, Mary Keytany venceu com o tempo de 2h22min48seg, segunda melhor marca de todos os tempos na prova , seguida de Vivian Cheruiyot , que obteve a marca de 2h26min00seg.

A supremacia africana continua incontestável nas provas de longa duração em todos os lugares do mundo, mas podemos aprender algumas coisas com os melhores atletas do mundo.

A primeira observação é em relação ao treinamento de força destes atletas. A revista Contra-Relógio em sua edição 285 , de junho de 2017, relatou que o etíope Lelisa Desisa vencedor da Maratona de Nova Iorque neste ano, assim como o queniano Eliud Kipchoge, atual recordista mundial da Maratona, não realizam treinamento de força com exercícios de musculação em academias, fato amplamente valorizado atualmente pela maioria dos corredores amadores e muitos de elite, em detrimento ao treino de corrida em percursos de subidas e descidas.  

O treinamento de força em um ambiente de academia, não reproduz a especificidade de uma corrida de rua, quando comparado a um treinamento de corrida em percurso de subidas e descidas, isso não quer dizer que o tradicional treino de musculação, realizado em uma academia, não seja  benéfico. Esta forma de treinamento de força é importante como um complemento do treino e útil também na prevenção de lesões, mas jamais será a ferramenta principal para melhorar o desempenho da força específica, tão necessária ao corredor de rua .

Outro item que grande parte dos corredores amadores defende,  é o uso de suplementos nutricionais, além do consumo muitas vezes exagerado de proteínas, fato este que vai totalmente contra a dieta de atletas etíopes e quenianos .

Uma matéria publicada em 2012 pela revista Runners World em sua versão americana,  mostrou dados de um estudo sobre a dieta de 10 corredores etíopes de elite realizados no ano de 2011, que  mostrou um padrão alimentar rico em carboidratos e denso em nutrientes, com uma média de 64% de suas calorias na forma de carboidratos. A dieta consistia principalmente de arroz, macarrão, lentilhas, mingau e legumes. Comparativamente,  a dieta dos corredores quenianos de elite também foi examinada em  estudo de 2004, onde uma semelhança foi observada. Vinte e três por cento das suas calorias vinham do milho (fubá), com outros 20 por cento sob a forma de açúcar bruto usado para fazer chá e mingau. Em média, os corredores quenianos consumiam cerca de 76% de suas calorias diárias na forma de carboidratos.

Quando analisamos corredores de elite brasileiros e mesmo amadores que competiam nos anos 80 e 90 é nítida a semelhança com o que foi mencionado acima , e seus resultados eram melhores quando comparados aos corredores de hoje. Talvez seja o momento de aliar o conhecimento, a tecnologia e algumas facilidades que temos hoje , com os itens que sempre foram eficientes não só no passado mas também nos dias de hoje  conforme podemos observar ao longo desta breve análise .

 

Comentários

Maratona de Nova Iorque 2018: o que podemos aprender com ela

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Maior equipe de atletismo do país encerra suas atividades, e atletismo brasileiro chega ao fundo do poço

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, do ESPN.com.br

O encerramento das atividades da maior equipe de Atletismo do país, a B3, antiga Bm&F, pegou todos de surpresa, uma decisão tomada da noite para o dia, deixando sem rumo atletas, treinadores e outros profissionais de apoio.

A equipe, que reinou absoluta nas últimas décadas, encerra suas atividades de forma melancólica. Acredito que o maior erro da antiga Bm&F foi acreditar que, tendo a maioria dos melhores atletas e treinadores do país, reinaria para sempre, sem adversários à altura. Triste engano: esporte de alto rendimento se faz com adversários fortes e um público interessado. Hoje não temos nem uma coisa nem outra.

O atletismo brasileiro, com seu modelo de poucas equipes competitivas e competições vazias, chegou ao fundo do poço. Por um lado, temos treinadores qualificados e potenciais atletas. Por outro lado, poucas equipes, e o pior, poucos lugares para a prática do atletismo. Isso sem falar da quantidade e qualidade das competições, além das graves denúncias de corrupção envolvendo Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo, denúncias estas que já chegaram ao Ministério Público Federal (MPF).

Um triste fim para a B3 Atletismo (Bm&F Atletismo), que por ironia do destino encerra suas atividades como uma equipe pequena, igual a muitas deste país afora, sem apoio e com um futuro incerto para treinadores e atletas.

Comentários

Maior equipe de atletismo do país encerra suas atividades, e atletismo brasileiro chega ao fundo do poço

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Dicas de acesso para quem vai correr ou acompanhar a Corrida de São Silvestre

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br

São Silvestre acontece na manhã deste domingo
São Silvestre acontece na manhã deste domingo Shutterstock

A Corrida Internacional de São Silvestre terá neste domingo a sua 93ª edição. A principal prova de rua do país reunirá 30 mil atletas, representando 40 países e todos os continentes. A Elite masculina contará com 83 atletas , 13 africanos e 3 sul americanos, enquanto que a Elite feminina terá 38 atletas , 9 africanas e 3 sul americanas. 

Serão 15 km por ruas e avenidas da capital paulista, com largada, a partir das 8h20, com a categoria Cadeirantes, na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900. 

Uma prova de rua que envolve uma quantidade tão grande de atletas requer uma estrutura grandiosa, serão por exemplo mais de 600 pessoas entre policiais e guardas municipais. 

Segundo matéria publicada pela Gazeta Esportiva, os últimos ajustes por parte da organização foram feitos ao longo de toda a semana. Nesta quarta-feira, em encontro realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COPT), a Secretaria de Esportes e Lazer, a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET, entre outros órgãos responsáveis pela realização da tradicional prova paulistana, alinharam as pendências finais e apresentaram todos os detalhes à imprensa.

Na pauta da reunião foram incluídos policiamento, isolamento em certos trechos do percurso e mudança no trajeto da prova, fatores que, segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Jorge Damião, exigem uma grande disposição por parte de quem está envolvido na realização da São Silvestre.

“É um projeto de seis meses de trabalho. A São Silvestre, que acontece em algumas horas, exige seis meses de trabalho grande. O grande resultado disso é assegurar a segurança dos corredores e de quem está participando também. A gente não pode perder de vista que é o último dia do ano, um grande dia de festa, mas também toda a responsabilidade de uma prova internacional que a cidade de São Paulo está proporcionando para o mundo”.

Verificamos também na manhã deste sábado, o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), Jorge Damião reuniu Secretários, orgãos envolvidos e a equipe de organização de corridas de rua da SEME, liderada por Solange Menzel, para conferir os últimos detalhes da prova.

Dicas de treino para a semana da São Silvestre

No Congresso técnico realizado hoje pela manhã entrevistei Ricardo Nobrega, Assessor de Imprensa do evento e ele listou algumas recomendações para quem for participar ou acompanhar o evento :

1) Chegue entre 1h a 1h30 antes do início da prova para evitar a dificuldade de acesso, por outro lado não vale a pena chegar antes de 1h30, você irá se desgastar à toa;

2) O acesso deve ser feito pela Rua São Carlos do Pinhal e Alameda Santos , paralelas à Avenida Paulista; ( a partir da alameda Casa Branca os atletas terão acesso aos pontos de largada);

3) A polícia militar e a guarda civil metropolitana estarão atentos aos chamados "pipocas", corredores que não se inscreveram para a prova, evitando que os mesmos atrapalhem o evento. Se você não estiver inscrito, respeite e não tente correr, pois a toda a estrutura, segurança, hidratação e atendimento médico foram calculadas para aqueles que estão inscritos oficialmente;

4) Dê preferência ao transporte público pela dificuldade de encontrar estacionamento na região. As estações de metrô Trianon Masp e Brigadeiro são as melhores opções e estarão abertas.

5) Haverá um espaço na Avenida Paulista destinado ao público que queira prestigiar o evento . Neste espaço você poderá acompanhar a chegada dos atletas. Esta estrutura está montada entre a avenida Brigadeiro Luís Antonio e o prédio da Fundação Cásper Líbero.

Os horários para a largada são: 
8h20min Cadeirantes Paralímpicos;
8h40min Elite feminina
9h00. Elite masculina e público em geral.

Comentários

Dicas de acesso para quem vai correr ou acompanhar a Corrida de São Silvestre

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Dicas de treino para a semana da São Silvestre

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br

O treinador Cleber Guilherme fala como se preparar às vésperas da corrida que fecha o ano no atletismo brasileiro


Comentários

Dicas de treino para a semana da São Silvestre

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo quer ser capital mundial da corrida de rua

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, para o ESPN.com.br

Nesta entrevista conversamos com Jorge Damião, Secretário Municipal de Esporte e Lazer da cidade de São Paulo . Jorge Damião fala de sua experiência em sair do sedentarismo e se tornar um corredor, aborda também o plano da secretária em aumentar o número de praticantes de atividade física em 20% nos próximos anos e para finalizar revela o desejo em transformar São Paulo na capital mundial da corrida de rua.

Cleber Guilherme entrevista Jorge Damião, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Comentários

São Paulo quer ser capital mundial da corrida de rua

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Alimentação ideal depois de uma maratona

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, para o ESPN.com.br
Cleber Guilherme: a alimentação ideal depois de uma maratona

A recuperação de uma maratona pode demorar mais de um mês. Após uma maratona o corredor deve diminuir seu volume de treinos , fazer treinos de baixa intensidade e procurar se alimentar de forma correta. Neste vídeo entrevistamos o Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. da Escola de Educação Física e Esporte da USP, ele apontou quais os cuidados que um corredor deve ter ao se alimentar depois de uma Maratona . Esta entrevista foi realizado no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, CEPEUSP, em parceria com o canal Viva Mais FIT.

Comentários

Alimentação ideal depois de uma maratona

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O que comer antes de uma maratona

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br
Cleber Guilherme: o que comer antes de uma maratona

Na última semana de preparação para uma maratona, os corredores devem diminuir o volume de treinamento e também cuidar de sua alimentação.

O corredor deve programar a alimentação que fará no dia da prova e também na semana que antecede a mesma.

Confira no vídeo acima as dicas do Professor Dr. Antonio Herbert Lancha Jr., da Escola de Educação Física e Esporte da USP, sobre os cuidados na alimentação uma semana antes de uma maratona.

Esta entrevista foi realizada em parceria com o canal Viva mais Fit.

Comentários

O que comer antes de uma maratona

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O que comer antes de uma prova de 5k e 10k

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, do ESPN.com.br

As provas de 5km e 10km tem se tornado cada vez mais populares entre os corredores de rua. Em parceria com canal Viva + Fit entrevistamos o Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. da Escola de Educação Física e Esporte da USP para saber como o corredor deve se alimentar antes de uma prova de 5km e 10km.

Veja no vídeo abaixo as dicas de nosso entrevistado:

Cleber Guilherme: O que comer antes de uma prova de 5k e 10k

Comentários

O que comer antes de uma prova de 5k e 10k

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Colégio Liceu Coração de Jesus promove esporte e conscientização para jovens do Nova Luz

Cleber Guilherme
Meninos jogam em quadra no Colégio Liceu Coração de Jesus
Meninos jogam em quadra no Colégio Liceu Coração de Jesus []

Sempre buscando colocar em prática os ensinamentos de Dom Bosco, o tradicional colégio Liceu Coração de Jesus promove até dezembro o projeto "Esporte de Rua", um novo programa esporte e conscientização para jovens, realizado em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. Além dos diretores dessa unidade de ensino do Colégio Salesiano, Pe. Douglas Verdi, Pe. Eduardo Capucho, Pe. Pedro André e a Diretora Pedagógica Marilda Martins P. de Souza, também contou com a presença do prefeito João Dória, do vereador João Jorge e do secretário municipal de Esportes, Jorge Damião.
 
Visando resgatar a dignidade dos moradores dos bairros Nova Luz, Campos Elíseos e Centro, o programa traz atividades recreativas principalmente voltadas para crianças e adolescentes de 3 a 15 anos que moram na região onde antigamente ficava a Cracolândia. As ruas ao redor do Largo Coração de Jesus foram tomadas por atividades de dança, capoeira, vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa, taco de rua e badminton. Também foi criado um espaço especial para as crianças menores, com mesas para colorir, brinquedoteca e a atuação de alunos da instituição empenhados em trazer mais alegria para as famílias participantes.
 
"Desde o século XIX, Dom Bosco, fundador dos Salesianos, trabalhava com crianças e jovens em situação de risco. Sua ação foi sempre preventiva, e ele se utilizava dos jogos como meio de atração dentro do seu sistema educativo. A proposta do prefeito em utilizar os espaços antes ocupados pelas drogas para atividades de recreação está em consonância com nossa vocação: transformar as crianças e jovens em bons cristãos e honestos cidadãos", destaca o Pe. Pedro André, diretor da Pastoral das unidades Liceu Coração de Jesus, no bairro Campos Elíseos, e Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Zona Norte da capital paulista.
 
"Nosso objetivo é estimular a autoestima da população e prevenir a entrada no mundo das drogas e da violência. Acima de tudo, é importante que existem outras saídas além de substâncias ilícitas, o esporte e a fé também são capazes de transformar vidas ", completa o porta-voz dos Salesianos.  Até o fim do ano serão mais cinco datas, sempre aos domingos, das 9h às 12h, que oferecerão a programação variada do "Esporte de Rua" com uma equipe de mais de 30 voluntários dos dois colégios. Os próximos encontros estão marcados para os dias , 8 e 22 de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro.

Comentários

Colégio Liceu Coração de Jesus promove esporte e conscientização para jovens do Nova Luz

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo realiza Virada Esportiva 2017 com corrida de revezamento na distância de 463km

Cleber Guilherme
Cléber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br
São Paulo realiza Virada Esportiva 2017 com corrida de revezamento na distância de 463km
Comentários

São Paulo realiza Virada Esportiva 2017 com corrida de revezamento na distância de 463km

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Nike e Prefeitura de São Paulo inauguram nova sinalização dos percursos de corrida no Ibirapuera

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br

Neste domingo, 20 de agosto de 2017 foi inaugurada a nova sinalização dos percursos se corrida do parque do Ibirapuera. A inauguração ocorreu na parte da manhã e contou com a presença de vários atletas, Thiago Braz, campeão Olímpico do salto com vara, os paraatletas Fernando Fernandes ex BBB e Veronica Hipólito, medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 nas provas de 100m e 400m classe T38 feminino além da triatleta Fernanda Keller, maior nome brasileiro na modalidade. 

Na parte da manhã também aconteceu a inauguração do gramado sintético próximo ao portão 6. Os percursos que contam com a a nova sinalização se tem seu início também próximo ao portão 6, são três percursos, dois trazem uma sinalização no percurso de asfalto, linha verde com 1500m e linha laranja com trajeto de 3000m, ambos contam com sinalização a cada 250m para que os corredores possam desta forma monitorar sua intensidade. 

Na parte externa também foi sinalizado um percurso de 6km com placas a cada km e futuramente estão previstas também melhorias na pista de Cooper de 1200m localizada atrás das quadras. No período da tarde, ainda aconteceram outras atividades como treinamento funcional e Yoga.                        

Conversamos com Natalia Tercero, diretora de corrida da Nike para o Brasil e ela nos falou sobre o evento e ações que acontecerão durante a semana possibilitando que qualquer interessando em praticar corrida receba orientações  de um grupo de treinadores. Acompanhe a entrevista no vídeo abaixo:

Parque do Ibirapuera ganha nova sinalização dos percursos de corrida e caminhada; entenda, com Cleber Guilherme


Comentários

Nike e Prefeitura de São Paulo inauguram nova sinalização dos percursos de corrida no Ibirapuera

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Confira quais são os benefícios da corrida em percurso de terra

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br

Veja no link abaixo: 

Cleber Guilherme revela os benefícios da corrida em percurso de terra

Comentários

Confira quais são os benefícios da corrida em percurso de terra

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O esporte como aliado no combate às drogas: um domingo esportivo na Cracolândia

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br
Ana Maria Garcez é ex-moradora de rua e este ano correrá a Maratona de Nova York
Ana Maria Garcez é ex-moradora de rua e este ano correrá a Maratona de Nova York Cleber Guilherme/ESPN.com.br

No último domingo (6), acompanhei uma ação esportiva na região da Cracolândia, em São Paulo. Essa ação foi desenvolvida pelo Projeto Virando o Jogo, programa da secretaria municipal de Esportes e Lazer na Praça Coração de Jesus, das 8h às 13h. Ocorreram diversas práticas esportivas, que contaram com apoio de voluntários e atletas. Confira abaixo algumas imagens e depoimentos dos participantes dessa ação que visa atender a população vulnerável da região da Nova Luz, conhecida como Cracolândia.

Cleber Guilherme acompanha ações esportivas no centro da Cracolândia
Integrante do 'Mulek de Rua' se diz orgulhoso por participar do 'Virando o Jogo' e comenta experiência
Voluntário e professor comentam experiência no projeto 'Virando o Jogo'

Para mais informações sobre o "Projeto Virando o Jogo", entre em contato direto com Chicão, coordenador da iniciativa, no telefone: (11) 3396 6445.

Comentários

O esporte como aliado no combate às drogas: um domingo esportivo na Cracolândia

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

O que fazer nos últimos dias que antecedem uma meia maratona

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Cuidados para correr nos dias frios

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br
Dicas do Cleber Guilherme: Cuidados para correr nos dias frios
Comentários

Cuidados para correr nos dias frios

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

As mudanças no percurso e como se dar bem na São Silvestre 2016

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Pronto para a São Silvestre? Veja dicas para a fase final de preparação para a corrida

Cleber Guilherme
ESPN.com.br
Cléber Guilherme dá dicas para se preparar para a São Silvestre

Veja dicas para encarar a fase final de preparação para a São Silvestre!

Comentários

Pronto para a São Silvestre? Veja dicas para a fase final de preparação para a corrida

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Saiba como escolher o seu tênis de corrida

Cleber Guilherme
Cleber Guilherme, blogueiro do ESPN.com.br
  • O que levar em conta na escolha de um tênis de corrida?
O que levar em conta na escolha de um tênis de corrida?

 

  • Tecnologia pode auxiliar na escolha de um tênis de corrida
Tecnologia pode auxiliar na escolha de um tênis de corrida

 

  • A forma como o corredor pisa define a escolha de um tênis
A forma como o corredor pisa define a escolha de um tênis

 

  • Qual o modelo de tênis de corrida que eu devo escolher?
Qual o modelo de tênis de corrida que eu devo escolher?

 

 

 

Comentários

Saiba como escolher o seu tênis de corrida

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Em ano olímpico, governo de São Paulo interrompe parceria com Federação Paulista de Atletismo

Cleber Guilherme
ESPN.com.br

Especialista em atletismo, Cleber Guilherme fez parte do time de comentaristas da ESPN na Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. Com o fim da competição, Cleber falou do futuro do esporte no Brasil, depois da Olimpíada. Veja!

Em ano Olímpico, Governo do Estado interrompe parceria com federação paulista de atletismo
Comentários

Em ano olímpico, governo de São Paulo interrompe parceria com Federação Paulista de Atletismo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Como foi comentar o atletismo na Olimpíada Rio 2016 na ESPN

Cleber Guilherme
ESPN.com.br

Especialista em atletismo, Cleber Guilherme fez parte do time de comentaristas da ESPN na Olimpíada do Rio de Janiero 2016. Com o fim da competição, Cleber fez um balanço de como foi comentar esse evento histórico pela ESPN. Veja!

Cleber Guilherme faz balanço de como foi comentar o atletismo na Olimpíada Rio 2016

 

Comentários

Como foi comentar o atletismo na Olimpíada Rio 2016 na ESPN

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Balanço da carreira olímpica de Bolt e análise do revezamento 4x100m

Cleber Guilherme
ESPN.com.br

O comentarista de atletismo Cleber Guilherme fez um balanço da carreira olímpica de Bolt. E também analisou a prova do revezamento 4x100 metros, que teve a vitória da equipe jamaicana formada por Usain Bolt, Asafa Powell, Yohan Blake e Nickel Ashmeade.

A segunda posição ficou com a surpreendente equipe japonesa, com a marca de 37s60. Os norte-americanos, que terminaram na terceira posição, acabaram sendo eliminados por uma passagem de bastão fora da zona permitida. Assim, o bronze acabou no peito da equipe canadense.

Cleber Guilherme faz balanço da carreira olímpica de Bolt e analisa revezamento 4x100m
Comentários

Balanço da carreira olímpica de Bolt e análise do revezamento 4x100m

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading