Esporte é para todos: sobre o preconceito que sofri aos nove anos, por jogar futebol

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Não é a primeira nem a segunda vez que recebo mensagens preconceituosas. Dessa vez , foi num post meu que me surpreendi com o seguinte comentário -  “ihh, coitada, quando crescer vai ser lésbica”.  Isso porque, no vídeo que postei, eu tinha apenas nove anos. 


Porque uma menina que gosta  de futebol, deve ser necessariamente lésbica? Acho que esse é um assunto sobre o qual poucos falam ou gostam de falar, mas que precisa, sim, ser discutido. E aí, voltamos para “futebol é esporte de macho”. Deve ser por isso  que se a mulher gosta de futebol tem que ser “macho”.

Antes de qualquer coisa, seu esporte favorito e seus hobbies não tem nada a ver com sua opção sexual.  Quantos jovens poderiam estar envolvidos com esporte e artes se não tivesse tanta gente preocupada com esse tipo de questão.  
Quantas crianças abandonam seus sonhos de ser bailarina, lutadora , jogadora de futebol , por medo do que os outros vão pensar. E em casa , será que a família apoia? 

Tá certo que, com os meus 13 anos, ainda não tenho propriedade para falar muito sobre esse assunto, mas e daí?! 

E se a pessoa for homossexual, há algum problema? Você acha realmente que homossexualidade é uma doença, como foi definido pela Justiça do Distrito Federal nesta semana?

[]

Se pensa assim, talvez essa doença esteja em você! 

Porque se  uma forma de amor te incomoda, quem precisa se tratar é você.

Sim, é amor, como todos os outros! 

Além disso, o que vai mudar para você saber se seu vizinho vai casar com uma mulher ou com um homem? 

Menos preconceito, por favor! 

Como sempre digo, esporte é para todos, futebol é para todos, independentemente de gênero!

Comentários

Esporte é para todos: sobre o preconceito que sofri aos nove anos, por jogar futebol

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Copa do Mundo começando e nós estamos na semifinal em Paris

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut
Estamos na semi!
Estamos na semi! Reprodução

Enfim o tão esperado momento chegou. 

Depois de quase 30 dias que estamos na França , ontem foi a abertura da Ladies CUP,  um campeonato de Futebol Feminino de Clubes da Europa . E olha quem foi convidada pra participar: nós, as meninas do PSG Academy Brasil . O mais emocionante de tudo isso é que estamos vivendo essa experiência no mesmo momento que a nossa Seleção Brasileira está chegando para realizar o sonho de toda atleta de jogar em uma Copa do Mundo


Estamos todas aqui e a expectativa é enorme. Nós tivemos 4 jogos, ganhamos o primeiro por 4 a 0, empatamos o segundo em 0 a 0 e, no terceiro, saímos com a vitória (1 a 0). Encerramos o último jogo com mais uma vitória por 3 a 0! Hoje foram dois jogos: primeiro, enfrentamos Alemanha e, em seguida, a França. 2 a 0 nos dois jogos. Pra quem? Brasil! 

Amanhã disputaremos a semifinal. Nos dedicamos muito neste último mês aqui na França. Participamos de outros campeonatos, de amistosos e muitos treinos. O entrosamento aumentou ainda mais, a confiança está fortalecida e estamos firmes em busca da nossa taça.

[]


Enquanto isso, a seleção se prepara para seu primeiro jogo, dia 09/06 . Elas vieram de uma fase difícil e se tem uma coisa que o esporte nos ensina, é aprender com os erros e superar as dificuldades . Elas também estão fortes.  Tudo que viveram nos últimos meses faz com que elas saibam onde devem atacar e o que fazer pra conquistar a taça. 
E não posso deixar passar a oportunidade de mandar o meu recado pra elas. Na verdade, o recado de todas as meninas, as que estão aqui comigo jogando esse campeonato e de muitas outras que ainda não tiveram a oportunidade, mas que sonham em ser jogadoras de futebol.


Então , aí vai: 

Meninas da Seleção,

Quando vocês entrarem em campo no dia 9, saibam que vocês não serão apenas 11. Vocês são muito mais. Vocês são as raras atletas dos clubes profissionais brasileiros.  Vocês são dezenas de meninas, que acabaram de ser aprovadas nas recentes peneiras,  para as bases, que até recentemente, não existiam.  Vocês são centenas de meninas  que jogam em escolinhas e projetos sociais sem nenhum incentivo.  Vocês são milhares de garotas que sonham em jogar futebol , mas não tem onde, não tem como, não tem nenhum apoio , e por isso ainda não conseguiram , mas com vocês , elas conseguirão . Vocês são outras milhares de meninas que nem sabem que menina joga futebol, sim . E essas descobrirão nessa Copa do Mundo, graças a vocês. Obrigada por tudo que vocês representam pra todas nós. Como a gente diz por aqui, a cada jogo, a cada gol, tudo está no 0 a 0.  Então vão lá e tragam a taça, tragam a conquista de uma nova fase do Futebol Feminino.

Comentários

Copa do Mundo começando e nós estamos na semifinal em Paris

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Em busca de um sonho, embarquei para Paris e para jogar futebol

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut
Meu time
Meu time Adriano Fontes

Ontem embarquei  em busca de um sonho.  Não um sonho comum que temos a noite, na verdade estou bem acordada e não sonhei sozinha. Esse sonho tem tanta gente envolvida: ele é meu e de mais 13 garotas que jogam futebol.

Esse sonho também é  de nossos pais, que mesmo sendo de uma geração que diz que lugar de mulher é em qualquer lugar, menos no campo de futebol, decidiram que nos apoiar era a única coisa certa a ser feita.

O sonho é de nossas equipes PSG Academy, que desde que chegou ao Brasil tratou a mim e todas as meninas sem fazer diferença alguma, se esforçando para, em conjunto, nos dar um espaço nesse esporte. 

O sonho é também de nossa equipe do Daminhas da Bola e da Base do Fluminense, que acreditam tanto na gente, que apoiaram suas atletas pra irem mostrar em Paris a qualidade do futebol feminino.

O sonho é da equipe técnica que vem nos preparando incansavelmente, abrindo mão de feriados, fins de semana, Dia das Mães pra treinar, treinar e treinar, porque nunca disseram que seria fácil, mas também sempre souberam que para nós, não existe o impossível.

O sonho é de nossos patrocinadores, que em tempos tão difíceis nesse nosso país, estão apostando que nós construiremos uma nova história.  

Esse sonho não é só de 14 garotas e sim, de centenas de outras, tão talentosas quanto a gente, mas que ainda não tiveram a chance de mostrar o seu potencial mas tenho certeza que se sentirão representadas!

Entraremos em campo, no nosso primeiro jogo. Não estaremos sozinhas. Todas essas meninas, nossa família , treinadores e amigos entrarão também, através de boas vibrações, de bons conselhos, de mensagens enviadas pelas redes sociais de orações! Isso tudo será como aquele grito da torcida incentivando a gente a ir buscar o resultado. E iremos, por nós e por eles. 

Comentários

Em busca de um sonho, embarquei para Paris e para jogar futebol

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Vou jogar em Paris na Copa do Mundo Feminina

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Esse ano teremos a Copa do Mundo de Futebol Feminino, ano de esperança de mais reconhecimento e respeito a esse esporte,afinal é a primeira copa do mundo feminina que será transmitida em TV aberta  e conto com a sensibilidade do povo para aderir e se apaixonar a nossa paixão pelo futebol. Como atleta passo por diversas dificuldades em busca do meu sonho e me pego pensando no que nossas jogadoras já enfrentaram para chegar onde estão e defender a nossa nação. Acredito que elas estão deixando um legado para nós que sonhamos com o futebol, tal legado que elas receberam daquelas que também lutaram por suas posições e  assim será a cada geração. Nós não deixaremos que todos esse sacrifício tenha sido em vão, afinal daqui a pouco somos nós que estaremos buscando um lugar nos times profissionais, e quem sabe na seleção brasileira de futebol.

Equipe do PSG Academy Brasil
Equipe do PSG Academy Brasil []

 Agradeço muito e torço muito por elas, deixando de lado o resultado dos amistosos e outras questões que podemos deixar para depois. Foi por tudo que elas fizeram até aqui que estou nesse caminho, e me dedico muito para um dia defender o meu país.

 Seguindo os passos de nossas inspirações tenho uma novidade: As jogadoras da seleção Brasileira não irão sozinhas para Paris. Eu e meu time do PSG Academy Brasil  também estaremos lá. Parece um sonho e sim é mesmo, no dia 14 de maio de 2019 embarcaremos para transforma-lo em realidade.  As vésperas da Copa do Mundo iremos para França para participar e dois campeonatos – Paris Cup e Ladies Cup e mostrar ao mundo nosso futebol. E ainda poder vivenciar a abertura de uma Copa do Mundo.

[]

Somos 14 atletas : Eu, Ana Julia, Carolina, Duda, Isabela, Julia, Luana, Lara, Mila, Malu, Nina, Rapha, Kethilyn e Diovanna. Todas com os mesmos sonhos, conquistar o título e mostrar para todos o nosso futebol, não só o nosso mas de várias meninas que amam futebol. Afinal, JUNTAS SOMOS FUTEBOL e esse é  o nome desse projeto incrível que vamos vivenciar, todos nós, não só nos do time mas todos que acompanharem. 

Ficaremos 26 dias por lá e para isso teremos que driblar muitos desafios. Teremos que nos dedicar muito para dar conta de tudo que deixaremos aqui no Brasil.

Escolas, estudos. Sim, será difícil mas é tudo pela nossa paixão

Da família, com certeza sentiremos uma saudade enorme, mas a gente sabe que tá todo mundo na torcida. 

Nossos amigos, aqueles que ficarão por aqui, saindo, indo a praia , ao cinema, ou apenas indo ali na esquina com a desculpa de comer um açaí, mas sabemos que é muito mais que isso.

 Mas apesar de tudo que enfrentaremos, nós estamos também fazendo uma nova história. Estaremos juntas, vivendo todas emoções possíveis afinal a gente só vive uma vez , e contarei tudo por aqui e pelas minhas redes sociais, porque é muito importante que todos saibam  que #JuntasSomosFutebol

Comentários

Vou jogar em Paris na Copa do Mundo Feminina

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Sonhos interrompidos dos meninos que nunca serão esquecidos

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Uma estrela para cada uma das vítimas na tragédia no Flamengo
Uma estrela para cada uma das vítimas na tragédia no Flamengo ESPN.com.br

Sonhos: são eles que nos movem e nos dão motivação para continuar nossa caminhada a cada dia.

São os sonhos que fazem com que jovens saiam de sua casa para segui-los. São os sonhos fazem a vida mais alegre.

Já dizia a música de Skank: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?’’. No Brasil e no mundo, milhares de meninas e meninos compartilham desse sonho. Nós, atletas do futebol, sabemos que  é muito mais que colocar uma chuteira e correr atrás da bola. É batalhar a cada dia, a cada treino, aprender o que é raça, na raça. É querer dar orgulho a família e,  na maioria das vezes, dar um futuro melhor a ela. É ser feliz fazendo o que ama e viver intensamente a partida de futebol que é a vida.

E nessa sexta-feira, o Brasil chorou quando essa partida parou para 10 meninos da categoria de base do Flamengo, vendo sonhos sendo destruídos por uma tragédia. Quem vive o mundo do futebol sente mais ainda essa perda. Por mais que não conhecêssemos esses meninos prodígios, sabemos toda a trajetória de viver um sonho como o deles e tudo isso sendo interrompido desse jeito, dói demais.

As pessoas dizem que tudo na vida tem um porque, mas neste caso, é praticamente impossível encontrar uma explicação para tal barbaridade. Eu prefiro acreditar que Athila, Arthur, Bernardo, Christian, Gedson, Jorge, Pablo, Rykelmo, Samuel e Vitor vão agora jogar uma bela partida lá no céu,  serão estrelas que brilharão intensamente para sempre. Sim, sexta feira, dia 08 de fevereiro de 2019 é um dia para se esquecer, mas esses jovens, tão especiais, ficarão para sempre gravados em nossas lembranças.

Difícil escrever sobre tanta dor e não se emocionar. Ao ver todos os clubes prestando solidariedade, é possível entender a nossa paixão por esse esporte, a união quando algo como essa tragédia acontece vai muito além de clubismo ou qualquer outra rivalidade, e nessas horas prestamos nossas homenagens.

Desejo muito que os sobreviventes, principalmente para aqueles hoje estão no hospital, Jhonata, Francisco e Cauã se recuperem logo, fiquem bem, e consigam retomar suas vidas, apesar de tudo. Eu, jogadora da base do Fluminense e do PSG Academy BR, peço muita força para todos os amigos e familiares das vitimas, que seus lutos não sejam em vão.

Comentários

Sonhos interrompidos dos meninos que nunca serão esquecidos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Joguei o Campeonato Brasileiro Feminino pelo meu time de coração

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Comemorando o gol que fiz pelo meu time do coração.
Comemorando o gol que fiz pelo meu time do coração. Laís Patrício

Quando a gente é pequenininha , sonha em ser grande: brinca de trabalhar, brinca de lavar louça, brinca de ser jogadora de futebol...  Eu era assim. Vestia a camisa do meu time e fingia que era uma jogadora profissional, chutava no meio de uma parede vermelha acreditando realmente que era o gol e gritava: “LUIZAAAA! GOOOL DO FLUMINENSE!”. Assim eu saia correndo, pulava no sofá e beijava o escudo, acenando para todos os meus fãs. Ahhhh, como é bom ser criança! Depois de um tempo,  esse sonho ficou guardado no meu subconsciente, sempre soube que ele estava lá, mas não estava tão conectada com ele.

Até que, depois de passar na peneira do Flu,  pouco menos de  2 meses atrás,  eu estava treinando em Xerém e em Laranjeiras, na Base do Fluminense, para o campeonato Brasileiro sub-14 , em São Paulo. O time todo só tinha treinado junto uma vez. Antes de partimos para a competição, saímos do RJ sem muitas expectativas, mas com o sonho de sermos campeãs, afinal, ninguém entra em uma competição para perder.

Foi incrível participar de  uma competição com tantas meninas, vários sites divulgando, postagens sobre nossos jogos no Instagram, o site oficial do Fluminense falando da gente... Foi quando entrei em campo pela primeira vez, que me dei conta que estava realizando aquele sonho de criança! E nossa , foi uma sensação fantástica. 

Também fui capitã do meu time,  na semifinal do torneio. Estava parecendo sonho mesmo, acontece tão rápido que quando você vê, já passou.  Ouvíamos muito de nossos treinadores: aquela experiência não ia voltar então deveríamos correr por todas as bolas, aproveitar todas as chances e ser feliz, fazendo o que a gente ama.  Foi assim que eu e meu time fizemos um grande campeonato, deixando times como CAP, Vitória, Ferroviária, Santos, Chape e Internacional para trás e chegamos a final do campeonato contra o Centro Olímpico de Treinamento de Futebol Feminino, um dos times, entre outros, que têm um trabalho incrível, no desenvolvimento de futebol feminino. 

Capitã!
Capitã! Laís Patrício

Foi uma final fantástica, jogo disputado até o ultimo minuto e lá estávamos nós, nos pênaltis! Eu seria a primeira a bater. O time se reuniu na linha do  meio de campo e eu pedi tranquilidade, foco e quando vi, lá estava eu de novo realizando mais um sonho: converti um pênalti com a camisa do Fluminense, bati no peito e até hoje me pego ouvindo a narração: “GOL! Luiza faz o primeiro, sai vibrando muito!” 


Por fim, o resultado não veio, perdemos na disputa de pênaltis e ficamos com o vice-campeonato!  Parabéns ao COTP pelo título. Apesar do resultado não ter vindo, sai da competição totalmente orgulhosa e feliz pelo sonho realizado, pelo nosso trabalho em tão pouco tempo, pelas pessoas que pude conhecer e aprender e, por fim, por todas amizades que fiz. 

Fluminense vice-campeão.
Fluminense vice-campeão. Laís Patrício

Costumamos criticar a falta de visibilidade e de investimento no futebol feminino, mas nessa competição vi uma luz se abrindo para nós.

Incrível conhecer tantas meninas apaixonadas por futebol. Ali, elas, como eu, tínhamos um lugar para mostrar o nosso talento e sermos reconhecidas. Parabéns aos clubes, CBF  e Conmebol, mesmo sabendo que ainda há muito a melhorar, competições como essa já são um grande passo. 

 Que em 2019 todos acreditem e trabalhem por seus sonhos. Eles podem se realizar!

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

Joguei o Campeonato Brasileiro Feminino pelo meu time de coração

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conheça o #MAPAFUTFEM, feito para rastrear todas as iniciativas do Futebol Feminino pelo Brasil

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut
Seleção feminina Sub-20.
Seleção feminina Sub-20. Getty Images

Desde que comecei com meu blog, no dia 01 novembro de 2014 contando a minha história e incentivando meninas a irem atrás dos seus sonhos, tinha uma coisa que me deixava muito chateada. Sempre recebia muitas mensagens privadas e a grande maioria delas tinham frases como: ‘’Na minha cidade não tem lugar para jogar”, ‘’onde você joga?”, ‘’nós temos o time, não temos treinadores e nem campo’’, “como eu faria para ser uma jogadora se na cidade que moro não tem apoio e nunca nada vai pra frente?”.

Então nesses anos todos queria tentar mudar isso e ficava triste porque eu inspirava, incentivava e elas não sabiam como fazer. E pelo que tenho visto por aí, a visão dos pais também tem mudado, mas eles também não sabem para onde levar suas filhas.  E até agora eu também não sei.

Com isso, me veio a ideia de mapear o futebol feminino, descobrir onde elas podem jogar.  Estou super animada. Está nascendo um projeto lindo, chamado #MAPAFUTFEM. Hoje para mim é um dia especial, há exatos 04 anos comecei com o FUTBLOG, queria apenas compartilhar minha paixão com quem mais gostasse.

Minhas redes sociais cresceram, comecei a construir um sonho grande e a minha página, que era um bebezinho, cresceu. Então escolhi esta data para dar o ponta pé inicial para esta nova etapa. A partir de hoje, 01 de novembro de 2018, durante os próximos 30 dias, levantarei todas as iniciativas que recebam meninas para jogar futebol feminino. Poderão cadastrar-se escolinhas mistas, escolas só pra meninas, times femininos, pagas ou gratuitas, projetos sociais ou iniciativas privadas, do Brasil inteiro. O importante é que quando uma menina quiser jogar futebol, ela possa saber a quem procurar. E assim, quem sabe, também não teremos mais e mais escolinhas abrindo oportunidades para as meninas.

Ano que vem, em Paris, acontece a Copa do Mundo feminina. Nós, que já jogamos, vamos falar ainda mais sobre isso e mais meninas vão sonhar em jogar também. Eu tenho certeza que se elas souberem por onde começar será mais um passo para darmos visibilidade ao Futebol Feminino. O #MAPAFUTFEM nasce para que cada menina possa seguir o seu verdadeiro sonho.  E eu que acredito que sonho bom é aquele que sonhamos juntos, estou mais feliz ainda.

Clique aqui para acessar o #MAPAFUTFEM e me ajude a fazer com que mais meninas sejam incentivadas a jogar futebol.

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

Conheça o #MAPAFUTFEM, feito para rastrear todas as iniciativas do Futebol Feminino pelo Brasil

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Quais marcas patrocinam a Marta?

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Marta venceu pela sexta vez na história um troféu de melhor do mundo da FIFA.  Mas quem são os patrocinadores da melhor atleta de todos os tempos? 

Comparando Marta com outros atletas, de fato ela tem muitos prêmios, mas o lado financeiro ainda é muito inferior. Temos muito o que questionar.




Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

Quais marcas patrocinam a Marta?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Motivos para apoiar sua filha a jogar futebol

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Eu e meu time
Eu e meu time PSG

Vocês já pararam para pensar quantas meninas já desistiram do futebol porque não tinham apoio de sua família? Quantas Martas, Formigas, Cristianes poderiam surgir por ai, mas pela falta de incentivo tiveram seus sonhos quebrados?

Quando os bebês nascem é assim:  o menino se veste de azul e ganha uma bola a menina se veste de rosa e ganha uma boneca. Não, eu não sugiro que os meninos  ganhem bonecas e se vistam de rosa e que as meninas ganhem bolas se vistam de azul, porque apesar de tudo isso é uma questão cultural , mas o ideal mesmo  seria todo mundo ganhar uma bola e se vestir qualquer cor.

Esses bebês crescem e o menino vai direto para a escolinha de futebol e a menina para a aula de ballet. Até ai, sem problemas. Até que a menina se interessa por algum esporte mais “radical” seja ele futebol, judô, basquete... E a primeira reação dos pais, geralmente, é ignorar esse interesse e esperar que ele passe. Se você pai/mãe está passando por isso nesse momento, impulsione sua filha, você não tem ideia do que um simples esporte pode trazer de benefício para a família inteira.

 No mais feliz  dos casos, a menina,  insiste e  consegue convencer os pais e tem o apoio da família, fazendo aquilo que tanto sonha. Infelizmente na maioria das vezes não é bem assim. Depois de tanto ouvir que não será capaz, a menina acaba desistindo.

Pra quem me conhece sabe que eu sou uma menina de 14 anos e meu maior sonho é me tornar uma jogadora profissional. Para minha alegria, o meu caso foi um dos mais felizes, porque hoje tenho o total apoio da minha família e não sei se ainda estaria batalhando tanto sem a ajuda dela. Mas eu também sei que grande parte das meninas não tem o apoio que merece e é por isso que nós temos que mudar essa história.

Se você é uma menina que se interessa por esporte, tendo ou não o apoio da sua família vamos passar as ideias desse texto para mais e mais pessoas. Se você é mãe ou pai de alguma craque por ai, preste bem atenção, porque mudando sua atitude e incentivando sua filha no esporte , a vida dela pode se transformar

"Mas Luiza, o futebol é esporte de macho, minha filha vai virar uma menina macho, ela é muito frágil". É comum ouvir esse tipo de coisa, mas esse pensamento está totalmente ultrapassado. Primeiramente que não existe mais essa coisa de menina macho não e se você está preocupada com a opção sexual da sua filha, isso não nada  a ver com o esporte que ela pratica. Aliás, não subestime sua filha; ela é bem mais forte do que você pensa!

Nós meninas, somos bem mais fortes do que todos pensam. Não nos subestime, nós vamos conseguir mudar essa história.

Todos sabem que qualquer esporte faz bem para o desenvolvimento, bem estar e a saúde. Todo esse papo de "pratique esportes" é bem conhecido, mas ainda assim isso não é suficiente para muita gente. Digo como experiência própria, o futebol, no meu caso, é muito mais que um jogo, ele forma pessoas. No futebol aprendi lições sobre coletividade, união,  sobre manter o equilíbrio emocional, responsabilidade , determinação, comprometimento. Lembro vagamente de um dia, eu era bem pequena, estava perdendo o coletivo, fiquei cheia de raiva e fui embora do treino. No próximo treino, levei uma dura da professora, falando que a gente não deve desistir na primeira queda e também que  eu era um exemplo ali, afinal era uma das mais velhas, e não podia fazer isso, não fazia parte de uma conduta de atleta. 

Lembro também de um outro dia mais recente em que estava disputando um campeonato internacional e aquele só dependia de mim. Não sabíamos o resultado e, na terceira prova, eu me desesperei achando que estava indo muito mal, perdendo totalmente o foco. No final, descobri que só fiquei um ponto atrás do primeiro colocado. Se não fosse meu desfoque, totalmente desnecessário, provavelmente eu teria ganho. Mas eu sofri por antecedência e descobri que a derrota não doeu tanto assim, o que doeu mais foi ver  que passei  muito  perto, e me desequilibrei emocionalmente. Mas aprendi uma grande lição: Na vida a gente não pode perder tempo pensando no passado e nem sentir as dores ou as glórias do futuro,  o que a gente deve fazer é  viver o presente com foco e determinação.

 Se você reagir negativamente a vontade de sua  filha de jogar futebol, talvez você esteja  privando-a de vivenciar momentos fantásticos, fazer amizades e aprender sobre coletividade, inteligência emocional, união, emoção, responsabilidade , determinação, comprometimento  e tantas outras coisas que o esporte proporciona a qualquer atleta.

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

Motivos para apoiar sua filha a jogar futebol

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bolão ESPN: Que tal participar da minha liga?

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Liga LTFUT!
Liga LTFUT! Arquivo Pessoal


Faltam 2 dias para o início da Copa do Mundo da Rússia  e 5 dias para estreia do nosso Brasil.

De quatro em quatro anos, o mundo inteiro para pra assistir a Copa do Mundo e torcer por sua nação.

Todos comentam sobre esse esporte. E ainda assim tem gente que diz que o futebol é só um jogo. Para os apaixonados pelo esporte, a Copa do Mundo é um dos momentos mais aguardados. São dezenas de craques jogando por suas seleções em jogos disputadíssimos. 

Copa é  época de churrasco, gritaria em frente à televisão, família reunida, cantar o hino, chorar, rir e principalmente torcer. Também é época de apostas: “quem será o vencedor do grupo A?”; “quem será o artilheiro da competição?”; “quais países vão para as oitavas de finais?” são perguntas recorrentes. Para aqueles que gostam de responder essas perguntas e se envolver em bolões a ESPN criou o BOLÃO RÚSSIA ESPN, e óbvio que eu não ia perder essa,  né? 

Já criei a minha liga LTFUT para todo mundo competir e curtir junto.

Agora a maior novidade: No final da Copa, vou premiar o vencedor do bolão.  Quem ganhar leva  a bola da ESPN em parceria com a Penalty – PLAY AGAINST INEQUALITY.

Acesse o link do bolão clicando aqui.

Use o meu código para entrar na liga: 1521993-73207

 

Você não vai querer ficar fora dessa!

 

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

Bolão ESPN: Que tal participar da minha liga?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

A menina ama o futebol?

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Poucos sabem que eu comecei a jogar num time de futebol feminino recentemente. E em pouco tempo já percebo algumas grandes diferenças. Mas vim falar aqui hoje não sobre as diferenças técnicas ou físicas dentro de campo.

Hoje vim compartilhar os bastidores, o amor, a magia e a determinação. Não sou tão experiente assim para falar tão bem sobre o passado do futebol, mas pelo pouco que sei e ouvi, vejo que o futebol para muitos tem virado um negócio financeiro. É claro que existem aqueles que amam o futebol, e que independente do dinheiro estão fazendo o que gostam, mas muitos meninos crescem no mundo futebolístico pensando no dinheiro e na vida que poderão ter se transformando em atletas profissionais.

Mas com menina é um pouco diferente, até porque, infelizmente, uma jogadora não recebe nem metade do que recebem os jogadores. Um exemplo vivo disso é a diferença salarial de dois craques brasileiros: Marta e Neymar.

Uma pesquisa realizada em 2015, mostrou que Marta recebia um salário anual de US$400 mil contra US$14,5 milhões de Neymar. Infelizmente nós também sabemos que a mulher, em qualquer profissão, geralmente recebe menos que o homem, como outro exemplo no setor de seguros: em média, R$5.831,95 para os homens e R$2.950,25 para as mulheres.

Mas por que tanta diferença? Se alguém tiver argumentos eficazes para isso peço para me procurar. Realmente gostaria de uma explicação.

Sem tirar os méritos de qualquer menino, é preciso reconhecer que a menina tem que ter muita dedicação para chegar onde quer.  Tem que aturar preconceito, discriminação e tudo mais.  Às vezes poderá se sentir sozinha, e a menina não joga pelo dinheiro, ela faz isso pelo amor ao futebol.

Não importa de onde viemos, quem nós somos ou onde estamos, e sim o sonho que queremos alcançar. Não falo isso apenas na parte prática, mas nos bastidores também. É muito chato quando você começa a expressar sua opinião futebolística e ouve “Você sabe o que é impedimento?”.

Perguntariam isso para um menino que expressa sua opinião? 

A jogadora, a repórter, a treinadora... todas fazem o que fazem por amor. Sabe por quê? Digo por experiência própria: nós dedicamos nossa vida e nossos sonhos ao futebol, pois o que esporte faz pelas pessoas é algo milagroso.  

Eu amo futebol. E você ama futebol? Futebol é para todos…

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

A menina ama o futebol?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

O dia em que fui selecionada para disputar um prêmio de futebol no México

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Quem acompanha minhas redes sociais sabe que no início do mês de abril fiz uma breve viagem ao México. Essa viagem foi proporcionada para 12 brasileiros e mais 50 jovens de toda a América Latina pela Nissan. 

A equipe da Nissan visitou escolinhas de futebol selecionou atletas. Aqui no Brasil foram escolhidos seis meninas e seis meninos, e não é a toa que estou escrevendo este texto: eu fui selecionada! O prêmio: uma viagem para Guadalajara, no México, para disputar uma competição e os 3 ganhadores teriam a oportunidade de assistir a final da Champions League, em Kiev, na Ucrânia, sendo eles uma menina, um menino e o segundo lugar que mais pontuasse no ranking. 

Um grande sonho guiou 12 brasileiros no dia 12 de abril para Guadalajara. Antes era um em cada canto, os seis gaúchos de um lado,  os paulistas de outro e por entre os cariocas, eu, minha amiga Rapha e dois craques que eu conheci antes da viagem, Lucas e Breno. De repente eu tive a brilhante ideia de tirar a bola da mochila e quando vimos, já estávamos batendo altos papos e jogando altinha, risos, não importava o sotaque, se era "bah" se era "véio" ou "cara",  todo mundo falava a língua do futebol.

[]

Nosso primeiro dia no México foi bem corrido. Conhecemos o estádio do Chivas, lindo por dentro e por fora, mas sabe o melhor? Tinham grandes partes dedicadas apenas ao futebol feminino, até o México? E as brasileiras? Cadê o espaço delas?

Depois visitamos uma rua super legal, cheia de  artesanato, tudo colorido e de coisas bonitas. E lá ia eu com a minha bola...

Saindo de lá fomos almoçar em um lugar bem longe onde tinha um lago imenso, tão grande que eu achei que era um mar, risos.  Comemos a comida típica mexicana e  bem saborosa. Só gostaria de saber: por que tanta pimenta?

O nervosismo foi chegando. Era o dia dos tyrouts e apenas três de nós  sairíamos de lá vitoriosos. O local era um mega teatro e quando chegamos já deu pra pegar uma “casquinha” dos carros da Nissan.

Tirando aquela casquinha do carro
Tirando aquela casquinha do carro Futblog
 

Depois de muita entrevista, muita mídia e muitos autógrafos, nos despedimos de nossos pais e fomos a caminho do vestiário.

Quando abri a porta, estavam todas camisas organizadas, estilo de times profissionais, sabe? Fui andando... "CAMISA 1 - DA SILVA" (ufa, não era eu ); "CAMISA 2 - SILVEIRA" (não sou eu também); "CAMISA 8"  e eu só pensava “essa tem que ser minha, é essa...” "BOU DIB SAADE". Fui andando e lá estava, no último lugar "CAMISA 7 - DOS SANTOS"  - dos Santos? Ninguém me chama por esse sobrenome, geralmente é como "Luiza Travassos". Mas pelo menos agora vocês sabem que me chamo Luiza dos Santos Travassos. Só depois fui descobrir que lá no México eles usam o sobrenome do meio.

Aquecemos  e fomos em direção à Black Box. Todos os testes aconteceriam numa quadra de futsal escura, toda tecnológica e as avaliações seriam individuais. No caminho, nossos pais vieram ao nosso encontro, gritando “Brasil, Brasil, Brasil!”. Minha mãe também disse várias coisas para me motivar bem rapidinho e a festa continuou. Confesso que me emocionei, enxuguei as lágrimas e segui. Afinal,  só dependia de mim.

A primeira prova era de velocidade. A quadra estava rodeada de luzes brancas e vermelhas. Em três voltas, tínhamos que pisar em todas as brancas e desviar das vermelhas. Minha nota final foi 9 de 10. Mas como estávamos lá isolados, os únicos que tinham acesso a nossa nota eram nossos pais. Depois fiquei sabendo terminei a primeira rodada em 2º lugar.

A segunda prova consistia em pegar a bola conduzir até um espaço e chutar ao gol. Dependendo do lugar do gol, mais pontos eram somados. Cada um tinha um minuto e meio para chutar quantas bolas conseguisse. Nela eu também tirei 9 pontos e assim assumi a primeira colocação feminina.

A terceira prova se chamava "Visão 360º". Tinham bolas em quatro cantos da quadra. As luzes estariam apagadas, uma delas piscaria, o candidato tinha que dominar e fazer o gol. Na minha primeira bola, decidi chutar logo de cara e errei. Respirei fundo. Tive mais calma na segunda e fiz o gol, acertando mais duas seguidas. Estava muito bem na prova, acredito que eu tenha relaxado e algo deu errado e acabei perdendo todas as outras oportunidades. Saí da terceira etapa triste, pois sabia que devia ter ido melhor. Quando os outros participantes foram chegando, todos pareciam ter ido muito bem. E isso me deixou mais triste ainda. Como eu não sabia meu resultado, comecei a me cobrar demais achando que estava muito mal. Meu resultado nessa prova foi 7. Mas mesmo assim fiquei empatada na segunda colocação, por causa do resultado das outras duas provas.

O resultado estava assim:

 

Resultado parcial
Resultado parcial Futblog

A quarta e última prova era de força e precisão. Quanto mais forte fosse seu pênalti, melhor era sua pontuação e você tinha cinco oportunidades. Eu fui com muita vontade, mas minha confiança estava bem abalada por causa da última prova. Caminhei para o primeiro chute, coloquei toda minha força... E a bola subiu demais (fail)!

Respirei e conseguir chutar mais fraco e no meio do gol. Pensei: "agora vai!" Toda minha força de novo... A bola subiu demais (fail)! E na outra eu consegui chutar com a força razoável, bem no meio. Nessa prova os demais também não sabiam os resultados, só descobririam na hora da premiação. 

Sai da prova bem triste e sem confiança nenhuma achando que não tinha chances. Reencontramos nossos pais na hora de recebermos a notícia e foi ai que minha mãe me contou que até a penúltima prova eu estava na segunda colocação e tinha chances de ir, sim! 

O grande resultado saiu. O menino campeão ficou com 38 pontos, a menina campeã com 35  e o segundo lugar com mais pontos ficou com 35 também. Eu também fiquei em segundo lugar Feminino e 3ª do ranking geral, com 34 pontos, a apenas um ponto do meu sonho de assistir a final de uma Champions League. Acredito que eu podia ter sido melhor, mas é uma lição que fica.

Talvez se eu não tivesse me abalado emocionalmente tivesse conquistado a vitória. Mas eu nunca perco. Ou eu ganho ou eu aprendo. Estou pronta para outros desafios e nunca vou desistir de meus sonhos. 

Fonte: Luiza Travassos Fut

Comentários

O dia em que fui selecionada para disputar um prêmio de futebol no México

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

'Ei, moço, só para avisar: Jogo desde pequena e nunca chutei a canela de ninguém'

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Certo dia, estava eu entrando no meu futebol, com meião, chuteira, caneleira , pronta, vestida para jogar. Chegando lá, passa um sujeito e diz:

– Ei, você joga bola?

Um pouco surpresa, eu abri um sorriso, aquele que sempre dou quando me orgulho do que faço, e disse:
– É, jogo sim!

Ele olhou para mim e indagou mais uma vez:

– Não é vôlei, não? Futebol?

E eu respondi:
– Sim, futebol, com o pé! - desta vez esperando um elogio como “nossa, parabéns, continue se esforçando”. 

Mas não, ele simplesmente virou para meu amigo, que estava ao meu lado, e disse:
– Olha tem que usar caneleira, hein!? Ela não chuta a canela de vocês?

Meu amigo não entendeu muito bem, até eu demorei a entender, e respondi:
– Olha, eu sei jogar, sim. Qual a diferença de eu ser menina?

Ele virou as costas e foi embora. 

Na hora, isso me incomodou de uma forma que eu parei para pensar “nossa, como esse homem foi insensível, como foi machista”. Só porque sou menina eu chutaria alguém? Jogaria menos que os meninos?

Então, achei uma forma de dar o meu recado, não para ele, que não merece nem mais um minuto do meu tempo, mas para todas as meninas e mulheres.

Comentários como esses afetam? Claro que sim! Mas nós, mulheres, não podemos nos abater com esse tipo de coisa, e sim mostrar pra todos o quanto somos forte, responder em campo. 

Sigam em frente, nós podemos e vamos conquistar o mundo!



Comentários

'Ei, moço, só para avisar: Jogo desde pequena e nunca chutei a canela de ninguém'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Pequeno, mas grande passo para o futebol feminino

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

Barcelona x Lyon, pela Champions League Feminina
Barcelona x Lyon, pela Champions League Feminina Getty

"ESPN compra os direitos de ligas femininas"

Quase não acreditei quando recebi essa notícia, há alguns dias. A ESPN começaria a transmitir, entre outras competições, a Champions League feminina de futebol! Lendo sobre essa novidade, me lembrei de um texto que escrevi em 2017:

É preciso persistência para ser jogadora profissional de futebol feminino, e para assisti-lo também

Era uma quarta, dia de UEFA Champions League feminina. Liguei a TV, não ia passar em nenhum canal. Pesquisei nas redes sociais, mas tinha que pagar para ver do Brasil. Quando me dei conta, já estava na metade do jogo e eu ainda não tinha encontrado uma forma de assistir.

Acabou que dei um jeito; vi uma transmissão ao vivo que filmava a tela de uma TV. E esse, infelizmente, é um dos vários motivos que fazem o futebol feminino não ter a mídia que merece, porque não é tão fácil assim conhecê-lo.

Sim, é necessário ter persistência para ser uma jogadora profissional de futebol feminino. Ironicamente, para assistir também. E só aqueles que realmente gostam de futebol, darão um jeito, mas me pergunto: e para aqueles que nem sabem que existe, como vão ‘dar um jeitinho?

É por isso que precisamos continuar batalhando para dar visibilidade ao futebol feminino. Como eu sempre falo, temos muito caminho pela frente.

É incrível ver que, depois de tantos pedidos, de amantes do futebol, nosso desejo finalmente se concretizou.

Esse ainda é um pequeno, mas grande passo para visibilidade do futebol feminino. E só assim, lutando cada dia mais, expandiremos os horizontes.

Comentários

Pequeno, mas grande passo para o futebol feminino

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Futebol e chocolate: a receita para uma Páscoa perfeita

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

A Páscoa está chegando e para cada um, ela tem um significado diferente. Para os cristãos, esta é a época do renascimento, ou seja, para se reinventar. Para outros, significa muito chocolate vindo por aí. E olha a coincidência: ovo de páscoa lembra uma bola de futebol. Bom, pelo menos para mim.

Esse feriadão é um momento para rever seus sonhos, suas metas e seus planos. Parar para pensar que se algo está dando errado, não hesite em recomeçar, não tenha medo de errar. Aproveite para mudar e melhorar. E para você que pratica esportes: coma chocolate, mas com moderação.

A Páscoa não para o futebol, pois no fim de semana, teremos algumas decisões estaduais. E o que acha de marcar uma partida com as amigas e os amigos? Infelizmente, terei que passar boa parte da Páscoa estudando, mas mesmo assim, de uma coisa eu tenho certeza: a bola e o chocolate estarão lá me esperando!

Para uma Páscoa perfeita, você vai precisar de:

- amigos(as);
- um espaço para um joguinho;
- chocolate
- TV / Ingresso
- momento para pensar

Modo de preparo:

Pegue os ingredientes amigos e espaço para pelada, junte os dois e organize-os muito bem. E marque a melhor data para todos participarem do jogo.

Depois, escolha entre um dos ingredientes TV/Ingresso. Caso você escolha TV, acrescente os amigos com o chocolate, o que formará a combinação perfeita. E se escolher o ingresso, você também pode chamar os amigos e torcer demais com eles.

Não esqueça de separar o momento para pensar. Assim, você vai refletir e avaliar: será que a hora do renascimento não chegou?

E para finalizar, coma muito chocolate, mas tome cuidado com excessos.

Feliz Páscoa a todos!

Comentários

Futebol e chocolate: a receita para uma Páscoa perfeita

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Determinação e amor pelo esporte são fundamentais; troféu é consequência

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Algumas vezes, nas redes sociais, meninas me mandam mensagens compartilhando suas histórias. Muitas delas falam de seus sonhos de ser jogadoras profissionais também, igual ao meu. Porém, muitas vezes, elas acreditam que só porque não participaram de campeonatos e não têm o quarto cheio de medalhas e troféus não conseguirão; e desistem de tentar. Pensando nisso, resolvi contar como foi a competição que disputei no ano passado.

Posso dizer que essa foi a minha primeira participação em uma competição “de verdade”. As anteriores, eram um joguinho aqui, outro lá; a maioria sem estrutura nenhuma, mas, com certeza, realizada com muito esforço e empenho de treinadores, professores e todos aqueles que colocam o esporte acima de tudo.

Dessa vez, foi diferente. Tudo muito organizado: os jogos consistiam em amistosos internos e somar pontos. Foram seis meses me dedicando, me esforçando e treinando bastante. Na minha chave, do sub 13, eu era a única menina, competindo com meninos de igual para igual. E no final, levei a taça.

A vitória não vem  fácil. É preciso jogar com paixão, treinar, tentar, errar, acertar e se esforçar muito – mas muito mesmo. Além de raça, determinação e talento, é preciso atenção para algumas coisas mais: alimentar-se bem, dormir cedo, etc. Eu também não gosto de dormir cedo, e também acho delicioso comer aquele hambúrguer, mas acredite: esse papo não é só de mãe; ele ajuda muito no desempenho em campo.

O importante não é ganhar a taça no final, mas sim lutar por ela, se esforçar, se desenvolver e se dedicar. É claro que não é legal perder. Mas o troféu é só uma questão simbólica, porque o que importa é ver que você foi longe, evoluiu e se esforçou ao máximo.  Não sou uma especialista, mas sei que determinação e amor ao esporte são fundamentais, já o troféu é consequência.

Comentários

Determinação e amor pelo esporte são fundamentais; troféu é consequência

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Como 'aulão' de meninas virou equipe que hoje tem amistosos agendados e impressiona meninos

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

No ano passado, participei de um campeonato em Paris do time de Elite do PSG Academy. Foi um momento muito intenso, de muita vibração. De um total de 250 participantes, apenas três meninas, duas do Brasil e uma da Índia.  Na volta, conversei com meu treinador,  que sempre me apoiou, e perguntei: "E agora? Qual deve ser meu próximo passo?  Como, a partir deste ano, eu iria para o sub-15, e a maioria das equipes recusa a participação de equipes mistas, a sugestão dele foi que eu buscasse um time de futebol feminino.

E assim eu fiz. Já tinha ouvido falar do Team Chigaco. Lá jogavam meninas maiores que eu, a maioria entre 17 e 20 anos. Mas lá fui eu. No dia que cheguei, fiquei maravilhada. Elas jogavam muito. Eram bem maiores que eu,  mas fui super bem recebida pelas meninas e pelo treinador.  E com elas continuo treinando e aprendendo muito, além da certeza de que a historia que o TCB começou há 15 anos transformou a vida de muitas garotas.

Mas o meu coração ainda estava lá no PSG, onde aprendi as primeiras técnicas, onde a minha turma estava e não precisou mudar porque o time de meninos seguiria em frente .

Até que alguns meses depois, aquele meu treinador - que com certeza também sentia que podíamos muito mais - no meio de um feriadão, ligou para cada uma nós, quatro ou cinco  alunas da escolinha, nos chamando para um 'aulão' feminino. Nesse dia, valia de tudo. Convidamos prima, amiga, vizinha... o importante era mostrar que as meninas eram capazes, sim. O 'aulão' foi super divertido e ali foi o inicio de uma nova historia.  A ideia era ser uma aula mensal e com mais uma aula transformarmos em uma turma fixa.

Depois de todas nós divulgarmos, a procura foi aumentando, meninas de vários bairros foram surgindo e adivinha só? Em menos de seis meses, a turma já está lotada..

No ano passado, eu e essas poucas meninas disputamos um campeonato masculino e deixamos todos os times surpresos com a qualidade do nosso futebol. E neste ano, já estamos com alguns amistosos agendados.

Somos, por enquanto, 28 meninas. E pensar que tudo isso começou há tão pouco tempo com menos de meia dúzia de garotas! E continuamos a cada semana  nos esforçando mais para provar para todos que duvidam da gente que podemos sim, podemos ganhar, podemos competir !

 E o que vem pela frente?  Vamos fazer historia juntas! 

Muitas outras escolinhas vão surgir, muitas meninas vão brilhar! Temos muitos campos esperando por nós!

Comentários

Como 'aulão' de meninas virou equipe que hoje tem amistosos agendados e impressiona meninos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Menina não jogar futebol é questão de cultura

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Cultura, já perceberam como é algo incrível e estranho ao mesmo tempo?

[C.u.l.t.u.r.a significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano]

Cada país tem sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura é algo enriquecedor. Trocar experiências, aprender e ensinar é algo que diferentes costumes proporcionam. Imagine se todo mundo fosse igual; seria muito chato, não?

Falando de pequenas coisas, já percebeu que, dependendo da cultura, uma coisa que é super estilosa em tal lugar, no Brasil pode ser horrivelmente aterrorizante? Até mesmo o modo de se comunicar é totalmente diferente. 

E já que o futebol sempre está nos meus pensamentos, apenas um pequeno exemplo: num jogo, podemos, com muita facilidade,  perceber que um latino tem sangue quente e é todo agitado, bem diferente de um oriental, que até diante de situações complicadas consegue manter a calma.

Você sabia que, no Nepal, o casamento precoce é comum e com seguidas gravidezes para assegurar o crescimento do sexo masculino, enquanto que filhas indesejadas se tornam vitima do tráfico humano? “Mas tudo bem isso é apenas questão de cultura”. Correto? 

Existem países, também, onde o casamento é arranjado pelos pais, e o jovem não pode ter sua própria escolha de ficar com alguém que ame ou simplesmente não ficar com ninguém. “Mas é cultura. Então, não tem problema”. Será? 

E no Brasil, em pleno século 21, a “cultura” de muitos ainda é ver o sexo feminino como sexo frágil e propriedade do homem. Homossexuais e negros são problemas para a sociedade, “mas essa é a cultura, fazer o que, né?”

Bom, tem muito a se fazer, sim. Primeiramente, questionar essa cultura, sair do padrão, por exemplo. Vejo muitos falando que  a cultura do país X diminui as mulheres.

Mas vocês já se perguntaram se elas concordam com isso?

Ah, na verdade não, né? Não tem como a gente saber. Elas não têm liberdade de expressão. (Ops!!!) 

Vamos pensar. Quem é que faz a cultura de um lugar? O povo. Se nós somos o povo e não concordamos com tal coisa, é mais que nosso dever mudar a tal da cultura.

Neste ano, a Copa do Mundo será na Rússia. Será que veremos meninas e mulheres desse país assistindo aos jogos, torcendo, jogando nos bastidores?  Eu queria muito estar lá. E se eu fosse, esse seria um ponto que eu acompanharia bem de perto.  Quem sabe me posicionar e fazer muitas russas jogarem comigo!

Vocês já pararam para pensar que fomos criados aceitando que determinada coisa era verdade absoluta como, por exemplo, 'meninas são frágeis', 'meninos fortes', 'meninos jogam bola' e 'meninas fazem  balé'.

Será que podemos apagar tudo isso e recomeçar do zero? Talvez sim, talvez não. 

Mas estamos falando de algo tão grande... mudar a cultura de um povo, na prática, pode parecer impossível. Mas não é não. Vocês já olharam para trás e viram quantas coisas já mudamos, quantas opiniões já foram repensadas? Bom... então, só cabe a nós mudarmos e construirmos uma nova história e, a partir daí, novos hábitos e costumes. 

E quem sabe, meninas jogando futebol sejam, um dia, parte da cultura brasileira.

Comentários

Menina não jogar futebol é questão de cultura

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Existe temperatura ideal para jogar futebol?

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

DEFINITIVAMENTE, NÃO!  Não existe temperatura ideal para jogar futebol, pelo menos, não para mim. É claro que existem temperaturas mais agradáveis que outras, mas desde que eu esteja jogando, está tudo bem. Dependendo da temperatura, sua chuteira pode sofrer um tipo de “mutação” (risos).

Veja o guia:

partir de 35ºC: você sentirá a sola do seu pé queimando – acredite, não é uma situação agradável, mas o foco no jogo será tão maior que você ignorará a existência do calor.

Com pancadas de chuva: A sua chuteira virará um banheira.

A partir de 5ºC até 15ºC: seus dedinhos congelarão lá dentro, mas com o calor do jogo, isso passará.

A “pesquisa” acima foi feita apenas através de experiência própria

Eu já joguei no frio, no calor e na chuva. Se me perguntarem qual é o meu preferido, vou responder, sem hesitar, que é na chuva – desde que não tenha poças no campo -, porque nela, não sabemos se estamos suadas ou molhadas, ela nos refresca. Aliás, acho que todos gostam de jogar na chuva.

Já se me perguntarem qual eu menos gosto, com certeza responderei que é o calor, insuportável aqui no Rio de Janeiro, às vezes com sensação térmica de 50ºC.  Apesar de eu gostar do verão, não é muito bom jogar nesse calorão. Cansamos muito rápido, sem contar que a chuteira fica queimando a sola do pé.

O frio é o meio termo. Tive poucas experiências – apenas nos meu dias de competição na Paris Cup. Acho que estava uns 10ºC. Na hora do aquecimento, ninguém consegue tirar o casaco e nem as luvas, o frio toma conta da gente, o pé se encolhe, mas logo depois, todos estamos prontos para o jogo e o frio foge da gente.

Ou será que a gente que foge do frio? Enfim, ele fica de lado. 

E você? Em qual temperatura mais gosta de jogar?

Após escrever este texto, cheguei à conclusão de que gosto de jogar futebol de tudo quanto é jeito – seja na terra, seja no mar. Ops, esse é o hino do Flamengo (risos).

Corrigindo: seja no sol, na chuva ou no frio, o que importa é estar jogando e, claro, me divertindo.

Comentários

Existe temperatura ideal para jogar futebol?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Volta às aulas - Qual o papel da escola no esporte?

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Férias. Tem alguém que não goste de férias? Mas como diz o ditado, tudo que é bom dura pouco e já já as aulas estarão de volta! Definitivamente, aproveitei minhas férias. Fui à praia, joguei altinha, curti em casa com o meu novo Fifa 18 e com Netflix também. Só não tirei férias das redes sociais. Continuei compartilhando meus sonhos e, assim, tentando sempre dar mais visibilidade para o futebol feminino.

Recebo diariamente mensagens de meninas falando sobre as dificuldades que enfrentam para seguirem seus sonhos. Contam que não recebem o apoio da família e nem de amigos, que nas suas cidades não encontram lugares em que possam jogar ou que a escola não apoia e nem incentiva as meninas a praticarem futebol. 

E em clima de volta às aulas, hoje venho contar pra vocês como a escola é essencial para o futebol. Parece papo clichê, mas preste atenção e, depois de ler esse texto, chegue a sua conclusão.

É na escola onde fazemos nossos primeiros amigos, temos as primeiras aulas, aprendemos a praticar qualquer esporte que quisermos...bom... deveria ser assim.  Quando eu entrei na escola, fui direto para o balé, mas vi que não era minha praia. Tentei natação; fiquei por um bom tempo, mas não era minha paixão. 

 Então, quando eu  tinha quase nove anos, comecei a jogar futebol. Jogava em casa, na saída da escola, no recreio. Lembro como se fosse hoje da primeira vez em que tomei coragem pra pedir para os  meus amigos me deixarem jogar com eles. Era a maior rivalidade: turma A x turma B. Eles acharam meio estranho, mas concordaram sem nenhum preconceito, e no meu primeiro lance, bola no travessão e, no rebote, GOL. Era o gol que a turma A precisava (lembro que, logo depois disso, consegui um abraço do garoto que eu gostava). 

Fiquei super feliz, o tempo passou e logo eu era uma das primeiras a ser escolhida para o time. Então, insisti bastante com a minha mãe para ela me colocar no futebol, mas a escola não permitia meninas no time. E claro que eu não desisti ali, né? Continuei buscando algum lugar onde eu pudesse jogar e encontrei! Mas depois de um tempo, a escola, finalmente, permitiu que meninas jogassem com meninos.  Claro que fui a primeira a me inscrever. A procura aumentou e, em menos de um ano, abriu uma turma feminina, até com uma professora , que, por sinal, era excelente.

Olha que fantástico: várias meninas entraram na turma, algumas mais novas. Claro que esse apoio foi essencial para eu não desistir do meu maior sonho, que é me tornar uma jogadora profissional. E isso vale para outras meninas também! Minha escola nunca demonstrou nenhum preconceito com essa questão, graças a Deus. Mas já ouvi coisas muito tristes. Amigas que por mais que pedissem para jogar futebol na aula de Educação Física, eram proibidas. Meninas da quais a mãe já foi chamada na escola porque estavam passando o recreio com meninos, e não com outras meninas. 

Fico super feliz que tenham me contado essas historias e que, mesmo depois desses problemas, não tenham desistido e continuem lutando pelos seus sonhos até hoje. Mas é na escola, depois de nossa casa, onde tudo começa. E é por isso que precisamos desse apoio também, além do apoio da família.  Imagine quantas meninas desistiram de seus sonhos, pois foram desestimuladas por ações que a escola fez ou deixou de fazer? Por isso, senhora escola, precisamos da sua ajuda, começando por não fazer essa separação 'meninas – vôlei' e 'meninos – futebol'. Que seja normal meninas jogarem o esporte que elas quiserem!

E como a escola pode contribuir para o nosso desempenho?  Isso só depende da gente. Diversas pesquisas já provaram que bons alunos têm mais êxito nos esportes. "Ah, Luiza, geralmente, quando a pessoa é muito inteligente, ela não é boa em esportes”. Bom, você não precisa ser o novo Albert Einstein; basta ter atenção e determinação. Se você se esforçar em ter boas notas, pode ter certeza de que vai conseguir. 

O futebol feminino é muito desvalorizado no Brasil, diferentemente do que acontece dos Estados Unidos.  Acredito que seja um sonho para qualquer menina jogar lá e, para isso, o inglês é necessário e boas notas também. Já pensou?! Uma bolsa de estudos em uma faculdade fora do país? Eu penso. E para você ? Mesmo que seu sonho mude e você não queira mais  ser jogadora, você precisará dos estudos. Afinal, de que adianta ser um bom atleta e um péssimo aluno.

Comentários

Volta às aulas - Qual o papel da escola no esporte?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Como o esporte pode ser uma grande fonte de ideias para preservar o meio ambiente

Luiza Travassos Fut
Luiza Travassos Fut

[]

Esporte e meio ambiente, o que um tem a ver com o outro? Por incrível que pareça, eles estão interligados. Todos sabemos sobre os problemas de poluição e aquecimento global que o mundo vem enfrentando. É claro que podemos mudar isso com pequenas coisas que fazemos no nosso dia a dia, como não jogar lixo no chão, por exemplo. Mas vale pensar sobre uma palavra que você com certeza já ouviu bastante nos últimos anos: sustentabilidade. Ela está em tudo o que fazemos no cotidiano e em tudo o que podemos fazer para reduzir custos, reutilizar e reciclar.

Há algum tempo, eu tive que fazer um dever de casa, em que eu teria que dar ideias sustentáveis. Acho que foi um dos trabalhos mais divertidos que fiz.  Fiz parte, lá na escola, de um projeto de sustentabilidade no qual eu era a presidente da Cooperativa de Reciclagem. Ou seja, já estava bem envolvida com o assunto, o que me ajudou muito em minhas pesquisas.  E agora vi muitas outras ideias para melhorar o mundo.

Mas e o esporte? Bom, como eu sou apaixonada por futebol, já pensei diversas vezes em como mudar o mundo fazendo algo que eu gostava. Li sobre muitas iniciativas e projetos, como por exemplo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.  Apesar de ser daqui a dois anos, já se fala em vários planos sustentáveis, como por exemplo as medalhas: as láureas serão feitas de material eletrônico reciclado. Acredito que a palavra sustentabilidade será muito ouvida no período da Olimpíada. Quem sabe, assim, conseguiremos transmitir essa mensagem ao mundo inteiro, não é?

E não é só porque o Japão é um país desenvolvido e consciente. Existe muita gente boa falando sobre isso por aí. Você sabia que existe um projeto sustentável fantástico criado aqui no Brasil, no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro? Pois é... pesquisei e descobri que o campo de futebol contém placas subterrâneas com sensores para captar toda a energia cinética produzida pelos movimentos dos jogadores durante as partidas. Dessa forma, a energia do esporte é convertida em energia elétrica, que ilumina toda a quadra da comunidade. Super legal!

Nesse meu trabalho, minha primeira ideia foi um estádio movido a energia humana, bem parecido com esse aí, e olha que eu nem sabia que existia! Fiquei muito animada em saber que isso é possível e já estava sendo realizado.

E as iniciativas não param por aí, pois mesmo sozinhos podemos melhorar um pouquinho o mundo. Um exemplo vivo disso é o baiano Bruno Jacob, atleta de jet ski freeride. Ele decidiu fabricar seu próprio equipamento, mas tentando ao máximo utilizar combustíveis óleos biodegradáveis. No final, conseguiu um equipamento com fibra do casco proveniente de garrafa pet e com uma parte de aço que vem de sucata.

Não é uma tarefa fácil, mas se cada um de nós procurarmos ajudar um pouquinho, o mundo será melhor.

Comentários

Como o esporte pode ser uma grande fonte de ideias para preservar o meio ambiente

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading