O renascimento de um treinador que faz o elenco do 18º orçamento da Série A jogar com a bola. E bem

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

De finalista da Libertadores a técnico que ficou três anos sem comandar um time profissional. Adilson Batista sumiu do mercado depois que se desligou do Joinville, então na primeira divisão em 2015. Reapareceu em julho à frente do América, depois que Enderson Moreira trocou o clube mineiro pelo Bahia.

O Coelho reagiu não apenas na classificação como no desempenho em campo. Era 17º da Série A, abrindo a zona de rebaixamento, com 14 pontos em 14 jogos, quatro vitórias e oito derrotas. Hoje ocupa a 13ª posição. Em 12 partidas fez 17 pontos, venceu mais quatro vezes, mas só perdeu três pelejas.

Enfrentou o São Paulo (líder), Palmeiras (2 º colocado), Internacional (3º) e (Flamengo (4º) e não perdeu para nenhum. Melhor: derrotou o time gaúcho logo na estreia do treinador, com nova vitória em seguida, sobre o Santos. O time que acertava 303 passes por jogo elevou a média a 381, segundo o Footstats.

Sábado buscou o 1 a 1 no Morumbi em jogada que levou 65 segundos, com 49 toques na pelota dados por 10 jogadores. Até o goleiro João Ricardo participou — veja o vídeo abaixo. Como fazer isso com o 18º elenco, em investimento, entre os 20 times da primeira divisão, segundo o site Transfermarkt? Essa é uma das perguntas que o blog fez a Adilson Batista.

Fale sobre o gol de sábado, como preparar a equipe para aquilo?
Eu tive a sorte de fazer um jogo por semana, isso para futebol brasileiro é importante e foi para mim, pois cheguei no meio do caminho, com o time na zona de rebaixamento, precisava conhecer os atletas, resgatar autoestima, confiança, não sofrer tantos gols como vinha sofrendo. Era preciso arrumar setor defensivo, processo de construção, trabalhar o último terço para aumentar o poder de finalização. Assim as coisas foram melhorando. Se você olhar o meu jeito, como a gente gosta, sempre gostei de ter a posse, claro que com intensidade, velocidade, dinâmica, saídas rápidas, mas é um processo que por jogar uma vez por semana me ajuda a desenvolver coisas que eu gosto. Mas tenho que entender também que às vezes as características do meu elenco não oferecem a condição. Já foram 12 formações diferentes.

Mas você treinou isso?
O São Paulo é um time de transição e que usa bem o corredor, dos 24 gols fez 14 por dentro, tinha a penetração do Hudson, a bola chega no Nenê e no Diego Souza, e eles podem desequilibrar. Então tentei preencher o meio e valorizar a posse de bola. Claro que trabalho, dou ênfase e sempre dei a tudo isso, à posse de bola, inversões, penetrações, recomposição. Eu levo muito jogo a jogo, gosto de dar treino e procuro trabalhar em cima do próximo jogo e das características do próximo adversário.

O América não perde para os times de cima, por que?
O time teve bons momentos nesses jogos. Cada partida teve sua característica, mas sufoco mesmo tomei na Vila (Belmiro) no meu segundo jogo.

Nota-se que mesmo com o calendário longe do ideal, é possível treinar e agregar algo ao time...
Com uma semana livre dá para fazer coisas boas. Se o horário fosse mais adequado, seria melhor. Por que jogar às 16 horas? Um pouco mais tarde está mais fresco e o jogo fica mais intenso, tudo isso interfere. Tem a logística, às vezes temos que sair do Nordeste e ir até São Paulo para depois embarcar para Belo Horizonte. Perdemos uma noite na cidade onde jogamos e isso atrapalha o processo de recuperação. Os times de São Paulo e Rio não têm esse problema por que existem muitos voos.

Você deu entrevista recente criticando a estrutura do futebol brasileiro e disse que vê Premier League, não a Série B do Brasileiro. O que consegue extrair dos jogos da liga inglesa, entre outras?
Não é falta de respeito à Série B. O contexto foi o seguinte: reclamei do horário, da falta de tempo de recuperação, do calendário. Eu gosto de ver jogos intensos, vejo futebol argentino, os times do (Jurgen) Kloop. Por que não temos isso? Por desperdiçarmos 23 datas no Estadual, jogamos em horário inadequado, não há tempo de recuperação. Precisamos melhorar. Nem os árbitros têm tempo para se recuperar. É muita coisa que precisa ser melhorado. É evidente que vejo (a Premier League) porque a dinâmica é maior, o jogo é mais intenso, lá estão os melhores e há mais organização. Se olharmos Corinthians x Grêmio há dois anos, Atlético x Flamengo, fizeram bons jogos, mas a gente quer mais.

Adilson comanda treino do América: reação, fuga do rebaixamento e gol com longa troca de passes no Morumbi
Adilson comanda treino do América: reação, fuga do rebaixamento e gol com longa troca de passes no Morumbi Mourão Panda/divulgação

No que estamos mais atrasados em campo?
Pecamos na tomada de decisão. Fazemos escolhas erradas. O processo de formação para essa roda girar, digamos que seja de oito anos, o jogador vai dos 12 aos 20. Para você formar tem três eleições num clube, isso muda tudo, arrebenta tudo, ensinamento, metodologia. É um caminho no qual ficamos reféns de parte política, de um monte de coisas, é um atraso. 

Por que tantos times brasileiros jogam "sem a bola"?
Não é questão de emprego ou segurar o emprego, limitação. Acho que a compactação, a velocidade, a intensidade aumentou muito em nosso jogo. Às vezes é questão técnica mesmo. Discutimos porque não ganhamos a Copa do Mundo. Ganhamos com Pelé, Garricha, Gérson, Jairzinho, Romário, Ronaldinho, Romário. E nesse Copa tinha Neymar. Não ganhamos com Sócrates, Zico, Falcão, Júnior, Cerezo. Aí você vê o grau de dificuldade.

Houve queda?
Na parte técnica também caímos. Quantos jogos de bom nível um time júnior faz? O América faz um com o Cruzeiro, e outro com o Atlético, na Copinha se passar, um, na Taça BH um ou dois... A base não faz dez jogos por ano que o desafiem e o façam crescer. Como vamos preparar esse menino?

Quais suas referências entre os treinadores atuais?
(Pep) Guardiola, Klopp... O (Maurício) Pochetino faz um grande trabalho. O menino do River Plate, (Marcelo) Gallardo. Tem muita gente boa, mas temos que cuidar de uma série de coisas. Em quase três anos de Cruzeiro trabalhei com 92 jogadores, é muita mudança. Toda hora você tem que mudar, isso é bem complicado também. 

Em que sentido?
De Bruyne é 10, David Silva é 10, então temos que discutir o Ganso daqui a pouco. A dinâmica é o que a gente quer, a intensidade, tem a hora de dar velocidade e a de segurar. Por isso falo da tomada de decisão, e o que é isso? O jogador tem, que ser inteligente.

O futebol jogado no Brasil merece que nota de 0 a 10?
Ao do América dou 10 (risos). 

É mais fácil montar um time que atua fechado, o jogo reativo, do que uma equipe que prioriza a posse de bola, que propõe o jogo?
Não sei se é mais fácil, todo mundo acha que defender é mais fácil do que construir, alguns até acham que o processo de construção é muito intuitivo. Na experiência que eu tive em relação aos clubes que propuseram o jogo e os menores, que ficam mais atrás, prefiro o processo de construção, da meia lua para a frente, do que ficar 50 metros atrás e percorrer mais 50 metros para chegar na frente. Mas se pensarmos no nível que está, na falta de talento, de individualidade, fica 0 a 0. Aí quem faz a diferença? Prefiro do meio de campo para frente do que ter espaço para contra-atacar. Aí entra roda, faz inversão, muda de direção... Vai surgir o espaço em algum momento, é só ter paciência. Você pega o Ajax dos anos 1990, que acompanhei muito naquela época, vi muitos jogos deles e aí você via girar, ter paciência. Aquele time é um espelho para mim. Mas aqui você joga com o goleiro e a torcida vaia.

Você ficou um bom tempo fora do mercado, o que fez nesse período?
Eu cuidei dos meus negócios, fiz cursos na CBF, Universidade do Futebol, gestão, acompanhei treinamentos e jogos do Bayer Leverkusen, Schalke 04, fui até Argentina, Chile e Paraguai ver os jogos, conversei muito... Fiz media training, mas eu as vezes avacalho, baixa meu espírito de ser sincero e verdadeiro. Foram três anos sem trabalhar, desde o Joinville quando o time ainda estava na primeira divisão. 

O que o América ainda pode fazer em 2019?
Meu sonho são os 46 pontos (nota do blog: pontuação que matematicamente livra do rebaixamento), vamos atrás disso primeiro.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Fonte: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN

Comentários

O renascimento de um treinador que faz o elenco do 18º orçamento da Série A jogar com a bola. E bem

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Palo Autuori pelo Athletico-PR
Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press

O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori.

Comentários

CEO do River Plate faz análise sobre o Athletico-PR, rival na Libertadores, e destaca experiência de Paulo Autuori

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Gustavo Grossi, CEO do River Plate, falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. 

Comentários

Gallardo 'prodígio', planejamento e continuidade: como River absorveu derrota para o Fla em 2019

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo já faz consulta a Rogério Ceni, opção número 1 para a vaga de Domènec. Nome de Coudet também agrada

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Comentários

Equilibrar o time a partir de uma defesa mais segura, o desafio de Dome no Flamengo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo de Jorge Jesus engatinhava quando foi eliminado pelo Athletico em 2019. Times mudaram muito desde então

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Internacional x Flamengo, jogo com jeito de decisão, mas que nada decidirá

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Conheça melhor Matías Zaracho, jovem talento argentino que sai do Racing para reforçar o Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

MP 984, que mexe nos direitos de transmissão do futebol, deverá ‘caducar’ no Congresso

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

São Paulo deve lutar pela classificação na Libertadores, claro, mas vale a pena pensar na Sul-Americana

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo recua em negociação por Guga para analisar mercado quando a janela de contratações reabrir

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça.


         
     
Comentários

Mundo comenta saída de Messi, mas duelo judicial com o Barcelona pode estar apenas começando

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo garante apoio a Domènec e chamará a atenção de Arrascaeta por tuíte

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern de Lewandowski é quase imbatível. Neymar e o PSG terão que esperar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Bayern está na final da Champions
Bayern está na final da Champions ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Lyon já estava fazendo hora extra na Champions. Bayern na final é o óbvio

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Neymar na final da Champions: ser campeão pelo PSG é mais importante que título de 'melhor do mundo'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG
Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Bayern é excelente, mas não foi realmente testado diante de um Barcelona que entrou em campo disposto a ser espancado

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Comentários

Domènec prometeu não mexer já no time de Jesus. Mexeu. Mas não é o único responsável pelo vexame do Fla

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League.

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Na épica classificação do PSG, Neymar deixou em campo o que dele se espera, mas faltava companhia ao brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Fonte: Mauro Cezar Pereira

Comentários

Flamengo terá recurso julgado, e Defensoria pedirá que clube siga pagando R$ 10 mil mensais a familiares dos Garotos do Ninho

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading