O Barcelona conquistou corações e mentes e o Real Madrid é 'passado'; pelo menos é o que diz pesquisa na Europa
Imagem é tudo. Para quem acredita nesta máxima, o estudo da consultoria Brand Finance sobre o valor da marca dos clubes tem um item que cabe como uma luva. O estudo aponta que o Real Madrid, clube mais vitorioso da Europa, ainda tem a marca mais valiosa do mundo.
Mas o levantamento tem uma pesquisa feita com 1.000 fãs de cada um dos principais países na Europa sobre a percepção deles sobre vários aspectos do futebol. E ela mostra que o Barcelona conquistou os corações e mentes dos torcedores e o Real Madrid é um clube em que o passado é a principal marca.
São 10 itens em que os entrevistados tinham que responder que clube era o primeiro em cada um deles. O Barcelona, que ama dizer que é 'mais que um clube', foi o escolhido em cinco.
O clube catalão é o que joga o futebol que mais empolga. É apontado como o que tem mais jogadores estrelas. Não importa a diferença de sua galeria da taça com a de Real Madrid. Para os torcedores, o Barcelona é quem mais vence troféus. Ainda é apontado como o time com mais torcedores globais. Por fim, tem a "marca mais legal".
Para o maior rival catalão sobrou pouco. O Real Madrid por o primeiro em apenas duas "percepções".
Para os entrevistados, o clube da capital espanhola tem 'história e uma rica herança". O outro mostra que virou o clube dos outros, já que foi apontado como o time que "meus amigos, minha família e pessoas que eu gosto torcem".
A pesquisa também mostra os torcedores estão antenados em outro movimento europeu. O clube mais "ambicioso" é o PSG.
Fonte: Paulo Cobos, blogueiro do ESPN.com.br
O Barcelona conquistou corações e mentes e o Real Madrid é 'passado'; pelo menos é o que diz pesquisa na Europa
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.