A vida do árbitro também tem suor fora da partida, sim!

Renata Martines
Renata Martines
Natasha, eu e Cauã em torneio universitário - SP
Natasha, eu e Cauã em torneio universitário - SP []

Os torneios no Brasil estão começando e quero contar para vocês um pouco de como nós, árbitros nos preparamos para enfrentar os torneios ao longo do ano.

Primeiro quero contar que somos pessoas muito normais, comemos besteiras na TPM, fazemos dieta pensando na coxinha, treinamos horrores para queimar a feijoada e corremos muito nas esteiras ou nas ruas da cidade para queimar a cerveja (no meu caso... hahaha).

Bom, comecemos pela minha musa, minha veterana de clube, minha irmã de alma Natasha Olsen.

Natasha jogando XV na Argentina em 2003 pelo SPAC Rugby
Natasha jogando XV na Argentina em 2003 pelo SPAC Rugby []

Como é sua pré temporada?

Não tenho muito uma pré temporada. Eu apenas troco o treino de corrida para quando temos torneio de sevens e quando não. Perto dos torneios eu faço corrida com mais explosão e tiros curtos. Quando estamos sem torneios, agora no caso, eu faço corridas mais longas e constantes. Costumo fazer os treinos de corrida 2 vezes na semana seguidos de 2 dias de musculação na academia, mas, nada muito pesado. Crio músculo com muita facilidade e não quero ficar enorme, assim como era a época da seleção.

(nesse momento queria dizer que gostaria de socá-la, me mato na academia para ganhar 0,001 cm de músculo ¬¬, mas, a mo mesmo sendo afrontosa! hahaha)

Você tem algum acompanhamento nutricional?

Não... eu gostaria de ter um acompanhamento mais próximo tanto do lado do físico quanto do lado alimentar, mas, não consigo nesse momento então, faço o que aprendi nesses anos todos dentro do esporte.

Quando você começou a jogar?

Mais ou menos em 1997! Joguei até 2014, eu acho, sou muito ruim com datas...

Natasha, Cauã e eu em amistoso de seleções no NAR SP
Natasha, Cauã e eu em amistoso de seleções no NAR SP []

Agora vamos falar do nosso príncipe: Cauã Ricardo.

Quantos anos você tem?

23 anos.

(um minuto de silêncio...)

Cauã Ricardo atuando no SS feminino
Cauã Ricardo atuando no SS feminino []

Como você divide seu momento do ano na arbitragem?

- Baixa temporada (dezembro-fevereiro): eu refaço todos os meus testes no site da World Rugby como uma espécie de 'auto-reciclagem' das leis. Faço o planejamento de metas e objetivos do ano, volto com a alimentação mais regrada e assumo treinos mais intensos para ter melhor rendimento no reinício dos campeonatos.

Tento participar de jogos amistosos e treinos com meu clube, o São José Rugby, tento participar dos torneios na areia (rugby beach) e alguns joguinhos de seven, quando aparecem.

- Alta temporada (março-novembro): minha alimentação passa a ser ainda mais regrada e os treinos diminuem pela quantidade e intensidade dos jogos que temos. Faço muitas análises de vídeos de jogos (meus e de outros árbitros) e participo de fóruns do esporte que ficam mais fortes nessa época.

(ai, que prodígio =D)

Renata: Quando você começou a jogar e quando começou a apitar?

Comecei a jogar em 2008, fiz o curso de arbitragem em 2014 e comecei a apitar em 2015.

Cauã jogando pelo São José em 2011
Cauã jogando pelo São José em 2011 []

Direto do Rio de Janeiro, o Senhor Henrique Platais (senhor de apenas 32 anos. Amigo, não briga comigo!)

Você tem algum acompanhamento profissional para manter o corpinho fit?

Minha preparação física é gerida por um profissional que me acompanha já há uns 4 anos, sempre tive, antes dele eram outros. Ele me acompanha nos treinos e musculação e me orienta os treinos de corrida. São cerca de 5 treinos por semana entre um e outro.

(tá, meu bem! #ficaadia)

Sua dieta é muito restrita?

Minha alimentação é normal, nas prévias dos torneios, não tenho necessidade de mudar nada. No dia a dia dos jogos me alimento com comidas mais fáceis de digerir e que me dê energia. Não tem mistério.

(ódio eterno desse magrelo! hahah)

Como você faz para manter-se atualizado com as leis que vivem em alterações pela World Rugby?

Estudar as leis é um processo constante, estamos sempre revisando, debatendo com outros árbitros e treinadores para cada vez entender melhor o jogo. Sobretudo, agora que mudou a forma que esta está descrita.

Em que ano resolveu vir pro lado bom do rugby? (A arbitragem, no caso)

Em 2001! E meu primeiro torneio importante foi em 2010.

(é, a vida não é fácil para quem treina, trabalha, faz tudo certinho.... imagina para quem tá em casa comendo brigadeiro com sorvete e pizza? Essa não sou eu)

Henrique atuando em jogo internacional
Henrique atuando em jogo internacional []

Bom, fico até com vergonha, mas, vamos lá, quero contar do meu treino/alimentação para vocês!

Assim como o Cauã, na baixa temporada eu treino mais pesado: vou de segunda a sexta para a academia, pois adoro puxar um ferrinho (pena que os músculos não gostam de holofotes e não aparecem nunca... #chatiada)

Nesse tempo, não faço treino de corrida. Não gosto, confesso (que meu chefe não leia esse post...).

Minha alimentação vai de pedra a proteína! Brincadeira... Na verdade eu entrei numa dieta bem porreta e diminui todo o carboidrato sem noção da minha vida: pães, arroz normal, massa branca... Troquei tudo por muita proteína, gorduras boas (castanhas e afins) e como apenas o carbo das frutas, legumes, massas e arroz integral + quinoa.

Eu tomo muito whey protein: MUITO! Eu já perdi 4 quilos de gordura em 6 meses sem reduzir a massa magra, então, tô bem feliz com essa minha reeducação alimentar.

Eu gosto de manter o físico indo pro Jiu-jitsu, que me mata de cansaço! (viu May? hahaha)

Coloquei como meta esse ano que voltarei a treinar físico com o meu clube, o SPAC, porque será muito mais divertido do que sair correndo por aí.

Eu em Niterói, às vezes, não há treino que nos prepare para o calor desse lugar. Hahaha
Eu em Niterói, às vezes, não há treino que nos prepare para o calor desse lugar. Hahaha Niterói Rugby

Antes da alta temporada começar, eu também revejo as leis e busco conversar com treinadores, jogadores e outros árbitros de vídeos de jogadas que temos para definirmos algum outro critério que não fica tão claro na teoria. 

Quando os torneios começam eu apenas diminuo os dias em que compareço na academia: de 5 para 3 vezes na semana.

A alimentação continua e introduzo o help dos meus fisioterapeutas prediletos, Juninho e Xaxá, para colocar o corpinho no lugar!

E, sim! Eu amo uma cerveja artesanal, então, tento fazer bike para queimar o álcool que tive a pachorra de consumir (paciência neh gente... prefiro ser feliz)

Hoje não tenho nenhum acompanhamento de nutricionista, mas a endócrina que me acompanhou em dois meses do ano passado pediu para eu tomar creatina. Sendo assim, vamos ver se no meio do ano algum musculinho aparece por aqui, né? Hahahaha.

Bom, se quiser acompanhar mais de como é minha vidinha feliz de árbitra, além de outras coisas, fica aqui meu insta também =D

É isso!

Até a próxima.

Beijos,

Renata Martines

Fonte: Renata Martines

Comentários

A vida do árbitro também tem suor fora da partida, sim!

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.