Yane Marques celebra bom público no pentatlo e pensa em parar: '2017 será teste'

Bianca Daga, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Getty
yane marques
Yane Marques terminou em 23º na disputa de pentatlo dos Jogos Olímpicos do Rio

Yane Marques não conseguiu repetir o bom desempenho que teve em Londres-2012, quando conquistou a medalha de ouro, e terminou apenas na 23ª colocação do pentatlo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em final disputada nesta sexta-feira. A pernambucana, que foi pentatleta do Brasil na cerimônia de abertura, quer descansar e já avalia o assunto 'aposentadoria'.

"Quero descansar um pouco. Tenho Mundial Militar daqui um mês, depois vou descansar um pouco mais, no ano que vem vou fazer a temporada, vou competir. A gente não pode sair do 0 para o 10, dormir atleta e acordar sedentária. O ano de 2017 será um ano teste para mim. Vou me sentir e se eu ver que não vivo sem isso aqui vou continuar e tentar Tóquio."

Primeira atleta latino-americana a conquistar medalha no pentatlo moderno na história da Olimpíada, Yane valorizou o legado que pode deixar. "Se eu perceber que a magia... que a coisa não tem mais o mesmo sentimento acho que o legado que deixei para esse esporte já valeu a pena. Ter conseugido lotar isso aqui para o pentatlo, que até pouco tempo ninguém sabia o que era... isso ficou, tenho contribuição (nisso)."

A pernambucana já avisou que só competirá outra Olimpíada daqui a quatro anos se estiver em condições de competir e não apenas participar. "São 15 anos de treino. Sem fim de semana, sem poder fazer extravagâncias. Vale a pena mas 4, 8, 16 anos. Mas tenho que ver se consigo encarar isso. Pra dizer que vou para Tóquio só por ir, que fui atleta olímpica quatro vezes, não. Já escrevi meu nome em um monte de página do esporte."

Em 1min, assista ao resumo da participação brasileira no 14º dia da Rio 2016

Yane Marques disputou os Jogos Olímpicos pela terceira vez. Em sua estreia na competição, em Pequim-2008, terminou na 18ª colocação. Quatro anos depois, foi bronze em Londres-2012. Desta vez, a brasileira foi mal na esgrima e na natação e não conseguiu recuperação suficiente na segunda rodada de esgrima, no hipismo e no combinado de tiro e corrida.

Comentários

Yane Marques celebra bom público no pentatlo e pensa em parar: '2017 será teste'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.