Dan Henderson luta para bater recorde e entrar para grupo de 'velhinhos' campeões

Igor Resende, do ESPN.com.br
Bisping dá soquinho no abdômen de Henderson e inflama torcida britânica antes do UFC 204

Acima dos 40 anos? Certamente acabado para o esporte, né?

Claro que não! E quem não se cansa de provar isso é Dan Henderson. Mesmo em um dos esportes mais exigentes para o corpo, ele volta a entrar em ação mais uma vez neste sábado. E agora, já com mais de 46 anos de idade, para se tornar o primeiro homem da história a ser campeão das três principais organizações de MMA de todos os tempos.

Dan Henderson promete que esta será sua despedida. E ela não podia ser melhor para ele. O norte-americano vai reencontrar Michael Bisping, agora tentando tirar o cinturão que está com o inglês.

Se conseguir, se tornará o primeiro campeão do Pride, do Strikeforce e também UFC. Ninguém nunca conseguiu levar o título destes três eventos, os mais importantes da história.

Mas, mais que isso, se tornará também o mais velho campeão da história do UFC. Com 46 anos, ele deixará para trás ninguém menos que Randy Couture, campeão aos 45 anos e 147 dias em 2007.

O curioso é que a lista dos cinco primeiros tem ainda dois brasileiros (Fabrício Werdum, o segundo, e Anderson Silva, o terceiro) e com o próprio Michael Bisping, quinto mais velho a ter um cinturão - o quarto Chuck Liddell.

Se ficar com esse cinturão, Henderson ainda se colocará ao lado de um restrito grupo de ‘velhinhos campeões' no esporte.

Mudando de modalidade, mas continuando nas lutas, Evander Holyfield e George Foreman foram campeões até os 47. O recorde, porém, nem é deles. O não tão famoso Bernard Hopking teve títulos até os 49 anos.

Na Fórmula 1, Juan Manuel Fangio foi campeão com mais de 46 anos. A mesma idade tinha Martina Navratilova quando se tornou a tenista mais velha a ser campeã de um Major de tênis - nas duplas mistas do Australian Open.

Após pesagem, Belfort e Mousasi não se cumprimentam na véspera do UFC 204

A Olimpíada também tem casos de atletas muito mais velhos medalhistas de ouro, mas em esportes menos físicos. No Rio de Janeiro, por exemplo, o britânico Nick Skelton foi o vencedor mais velho ao subir no posto mais alto do hipismo aos 58 anos de idade. Feito ainda mais impressionante é o do sueco Oscar Swahn, ouro no tiro dos Jogos da Antuérpia, em 1912, com 62 anos de idade, tornando-se o mais velho campeão da história olímpica.

Comentários

Dan Henderson luta para bater recorde e entrar para grupo de 'velhinhos' campeões

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.