Lavar ou não todo dia? Qual elástico usar? Veja dicas para manter o cabelo saudável antes, durante e depois das atividades físicas!

Bianca Daga, do espnW.com.br

Coque é uma das opções de penteado antes da academia
Coque é uma das opções de penteado antes da academia Getty

Suor, aparência suja e fios embaraçados parecendo um ninho de rato! Que mulher nunca sofreu com o cabelo depois de terminar a série de musculação e as aulas na academia, depois de uma corrida ou de treinar na piscina?! Não é um caso perdido. Tem jeito para manter as madeixas saudáveis e bonitas, seguindo dicas de cuidados antes, durante e depois. E a cabeleireira Sissa Barboza Sil conta como, aqui no espnW.

"O suor do nosso corpo acaba sendo produzido em maior quantidade quando praticamos atividade física, principalmente na região do couro cabeludo, fazendo com que os cabelos fiquem oleosos e com uma aparência não muito agradável. O suor é formado por gordura e por cloreto de sódio, que, na verdade, é sal. Sua permanência no corpo ou no couro cabeludo pode causar danos aos fios e à pele.

A gordura, normalmente, tem a função de proteção, mas em excesso pode obstruir os folículos capilares do couro cabeludo. E o sal em grande quantidade pode causar o ressecamento dos fios, desestruturando sua forma. O cabelo fica embaraçado e com aparência de sujo, além do cheiro, que pode não ser muito agradável."

1. PREPARAÇÃO É A CHAVE
Antes do exercício, aplique um creme de pentear ou leave-in no comprimento e nas pontas para proteger e minimizar a ação do suor nos fios;

2. QUAL PENTEADO?
É muito importante prender o cabelo na hora de praticar a atividade para que, além de não atrapalhar, também possa protegê-lo. Os penteados mais indicados são aqueles que ficam no alto da cabeça para que os fios não fiquem em contato com o suor. Uma boa opção é o velho conhecido rabo de cavalo, um coque ou uma trança embutida. Para os fios que teimam em incomodar na testa, vale a boa e velha faixa de cabelo;

A velha e boa faixa ajuda a manter os fios em ordem
A velha e boa faixa ajuda a manter os fios em ordem Getty

3. E OS ELÁSTICOS?
É importante saber prender o cabelo, pois alguns prendedores e elásticos podem causar um processo de queda devido ao arrancamento dos fios. Os mais indicados são os elásticos feitos de tecido e que não sejam muito apertados. Nunca prenda as madeixas enquanto estiverem molhadas, o que também provoca quebra.

4. AR LIVRE
Se a atividade for ao ar livre, não dispense protetor solar e leave-in ou produtos semelhantes, pois os fios necessitam de proteção, assim como a pele. Também é aconselhável fazer o uso de boné ou chapéu.

5. PISCINA
Além do sol, outro grande vilão para os cabelos é o cloro de piscina, que desbota e enfraquece os fios. Sem falar que o cloro é incompatível com alguns tipos de químicas. Então, é fundamental não deixar de proteger o cabelo com leave-in, sempre enxaguar os fios após a atividade na água e nunca deixar de fazer uso da touca de proteção.

Lavar ou não todos os dias?!
Lavar ou não todos os dias?! Getty

6. LAVAR, SEMPRE?
É necessário, sim, lavar o cabelo após as atividades físicas com shampoo e condicionador para tirar o suor e restabelecer e equilibrar o pH dos fios e do couro cabeludo. E quem faz atividade todos os dias, pode lavar o cabelo diariamente? A lavagem diária não é prejudicial, desde que feita de forma correta, com os produtos adequados.  É sempre melhor lavar o cabelo, do que deixá-lo sujo e com suor.

E SE NÃO DER TEMPO?
Mas e como fazer na correria do dia a dia?! Não é o ideal, mas nem sempre dá tempo de lavar o cabelo depois do treino. E como fazer para virar a chavinha e transformar a aparência dos fios antes de correr para o trabalho, um jantar ou uma festa?!


1. PREPARAÇÃO É A CHAVE
Não faça o exercício com rabo de cavalo muito apertado para não marcar os fios. Dê preferência a um coque alto e prenda-o com grampos, em vez de elástico.

2.  COURO CABELUDO FRESCO
O shampoo seco elimina a oleosidade e dá volume. Passe o produto na raiz e depois mexa os fios com os dedos para distribuí-los por todo o comprimento.  

3. ARMA SECRETA
Se os fios ainda estiverem com um pouco de suor, passe o secador rapidamente na raiz para eliminar o problema. Enquanto seca, balance o cabelo e levante-o com os dedos para dar volume e evitar que fique muito liso por causa da oleosidade. Para finalizar, dê aquela jogada de cabelo virando a cabeça para baixo.

Comentários

Lavar ou não todo dia? Qual elástico usar? Veja dicas para manter o cabelo saudável antes, durante e depois das atividades físicas!

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.