Hípica em São Paulo lança o Horse&Fit, condicionamento físico e mental a cavalo

espnW.com.br

Horse&Fit foi lançada em São Paulo nesta semana
Horse&Fit foi lançada em São Paulo nesta semana Divulgação

Já ouviu falar em Horse&Fit?! Provavelmente não; afinal, é novidade. Lançada nesta semana pela Sociedade Hípica Paulista, a prática esportiva reúne técnicas de treinamento físico e mental no cavalo em movimento, com exercícios estáticos e dinâmicos, unindo técnicas e posições de algumas modalidades conhecidas, como yoga, pilates e exercícios funcionais.

“O Horse&Fit trabalha todo o corpo, contribuindo para o desenvolvimento de força muscular, relaxamento, consciência corporal e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. O cavalo é acompanhado por uma equipe veterinária multidisciplinar, garantindo que esteja em perfeitas condições. No caso do Horse&Fit, o esforço para o cavalo é menor, pois os exercícios são basicamente feitos a passo”, explica Carla Carla Massenzi, educadora física que idealizou a modalidade, em parceria com o experiente volteador George Ribeiro - ela é treinadora de volteio na Escola da Sociedade Hípica Paulista e da equipe brasileira da modalidade.

O andar (passo) do cavalo, em si, tem inúmeros benefícios por conta do movimento tridimensional similar à marcha humana. Ao montar, esses estímulos são transmitidos para o Sistema Nervoso Central, desencadeando respostas neuromusculares que favoreçam o equilíbrio, a adequação do tônus muscular, as reações de proteção e o fortalecimento muscular, entre outras habilidades motoras.

 “A prática proporciona qualidade de vida e bem-estar ao aluno/atleta, com um treino eficiente e estimulante, além de possibilitar um encontro agradável com natureza e uma troca de energia revigorante com o animal. O método foi desenvolvido para trabalhar todas as capacidades físicas, entre elas resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio e precisão. 

Atividade é um treinamento físico e mental
Atividade é um treinamento físico e mental Divulgação

Além disso, há ganhos mentais e psicológicos. “A imponência e a altura do cavalo ajudam de forma indireta e prazerosa no aprimoramento de coragem, autoconfiança, concentração e autoestima.”

 As aulas de Horse&Fit, ministradas com exclusividade na Escola de Equitação da Sociedade Hípica Paulista, são individuais ou em dupla, com duração média de 45 minutos. Os exercícios são ajustados pelo coach responsável pela aula, que alinha a perfeita adaptação da capacidade física do aluno e seus objetivos pessoais. 

São utilizados cavalos que passaram por um treinamento especial, preparados para não se assustarem com facilidade, e de porte grande, para facilitar os movimentos. Além disso, os cavalos usam proteção nos ouvidos para não se incomodarem com a música utilizada no treino.

Comentários

Hípica em São Paulo lança o Horse&Fit, condicionamento físico e mental a cavalo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.