Com pior campanha da história, lanterna da Bundesliga já tem ‘festa’ programada para volta à 1ª divisão

André Donke, do ESPN.com.br

Peter Stöger não é mais o técnico do Colônia
Peter Stöger não é mais o técnico do Colônia Getty

A cada rodada que passa no Campeonato Alemão aumenta a convicção de que o Colônia estará na segunda divisão em 2018-19. Afinal, o clube continua sendo o único a não ter vencido nesta edição, sendo que possui três empates e 11 derrotas em 14 partidas. 

O Freiburg, que é o antepenúltimo colocado e hoje disputaria um playoff para tentar evitar a queda, possui nada menos do que nove pontos a mais do que o lanterna. 


O desempenho do Colônia, inclusive, iguala a pior marca alcançada na história da Bundesliga – Campeonato Alemão a partir de 1963-64. O Duisburg em 1994-95 e o Munique 1860 em 1977-78 tinham campanhas idênticas a esta altura da temporada. Ambos acabaram rebaixados. 

O que surpreende é o fato de a tragédia vivida pela equipe vir justamente uma temporada depois de ter conseguido um incrível quinto lugar no Alemão – o seu melhor feito na competição  desde o quarto posto de 1991-92. 

Credenciado a disputar a Liga Europa, o Colônia também começou mal no torneio continental, sofrendo três derrotas nos três primeiros jogos. No quarto, ia sofrendo 2 a 1 do Bate Borisov em casa, mas virou para 5 a 2. Na rodada seguinte, o triunfo diante do Arsenal por 1 a 0 deu a esperança de classificação ao mata-mata.

A reação, no entanto, segue muito longe quando o assunto é Bundesliga, e já custou o cargo do técnico Peter Stöger, que foi demitido neste domingo, um dia depois do empate por 2 a 2 com o Schalke 04. O austríaco estava no clube desde 2013-14, campanha em que foi campeão da segunda divisão, e era o segundo treinador há mais tempo no mesmo cargo na primeira divisão alemã – atrás apenas de Christian Streich, desde janeiro de 2012 à frente do Freiburg 

Agora, o time será comandado nas próximas três rodadas antes da pausa de inverno por Stefan Ruthenbeck, comandante do elenco sub-19. Ele terá a missão de recuperar o moral do time para, quem sabe, evitar a queda. Algo que já é iminente para muitas pessoas. Pelo menos para mais de 4400 (até a noite deste domingo). No Facebook, o evento ‘1.FC Köln Aufstiegsfeier 2019’ (Festa do acesso do Colônia em 2019, em alemão) já conta com este número de confirmações. O compromisso tem como data o dia 12 de maio de 2019 e ocorrerá no RheinEnergieStadion, a casa do time. Ainda há mais de 9,2 mil pessoas interessadas em comemorar o ‘retorno’ à elite.

Schalke vacila em casa, só empata com o lanterna Colônia e perde a vice-liderança

Para evitar que o evento tenha qualquer possibilidade de existir de fato, o Colônia voltará a campo pela Bundesliga no domingo, quando receberá o Freiburg, às 10h30 (de Brasília). Três dias antes, a equipe precisará vencer o Estrela Vermelha na Sérvia, às 18h05, para seguir adiante na Liga Europa.

Comentários

Com pior campanha da história, lanterna da Bundesliga já tem ‘festa’ programada para volta à 1ª divisão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.