As chances e os cenários: a briga pelos playoffs na semana 16

Rafael Belattini, para o ESPN.com.br

Saints e Falcons fazem confronto direto nesta semana
Saints e Falcons fazem confronto direto nesta semana Getty

Eagles, Patriots, Steelers, Vikings e Jaguars já estão garantidos nos playoffs da NFL. Nas últimas duas rodadas a disputa será pelas sete vagas restantes, três na AFC e quatro na NFC.

Na Conferência Americana são sete franquias ainda vivas na disputa, sendo o Kansas City Chiefs o mais perto de se garantir, com 96% de chances, segundo o site FiveThirtyEight. Já os Dolphins precisam de um pequeno milagre, com apenas 3% de chance de avançar.

Na Conferência Nacional as quatro vagas serão disputadas também por sete franquias. O Los Angeles Rams está praticamente confirmado, com 99% de chance segundo a página de estatísticas da ESPN, que aponta ainda grandes chances de três times da NFC Sul jogarem em janeiro.

[]

CENÁRIO PARA A SEMANA 16

A semana 16 começa neste sábado e terá oito jogos com transmissão da ESPN (confira aqui a programação).

Veja quem pode garantir vaga, vantagem no mando de campo, descanso na primeira rodada, ou título de divisão, e o que é necessário para isso:

AFC

Classificados: Pittsburg Steelers (campeão da AFC Norte), New England Patriots (campeão da AFC Leste), Jacksonville Jaguars.

Melhor campanha

Os Patriots são os únicos que podem garantir a melhor campanha da AFC. Para isso precisam vencer os Bills e torcer para uma derrota dos Steelers e que os Jaguars não vençam.

Bye na primeira semana

Para não ter que jogar na primeira semana dos playoffs os Patriots contam com três cenários: - Vencer e os Steelers perderem; - Vencer e os Jaguars perderem ou empatarem; - Empatar e os Jaguars perderem;

Já os Steelers garantem o descanso se vencerem e os Jaguars perderem ou empatarem, ou então com um empate contra os Texans, contando com uma derrota de Jacksonville contra os 49ers.

Título de divisão

AFC Sul: Os Jaguars garantem o título com uma vitória, ou então com uma derrota ou empate dos Titans;

AFC Oeste: Os Chiefs podem garantir o bicampeonato na divisão (e a vaga) se vencerem, ou com uma derrota dos Chargers. O título também pode vir com um empate, desde que os Chargers também empatem.

Vaga nos playoffs

Os Titans também podem se classificar para os playoffs. Para isso precisam vencer os Rams, os Ravens perderem para os Colts e os Bills perderem para os Patriots.

NFC

Classificados: Philadelphia Eagles (campeão da NFC Leste e dono de bye); Minnesota Vikings (campeão da NFC Norte)

Melhor campanha

Os Eagles garantem a melhor campanha e a chance de jogar sempre em casa se vencerem os Raiders na segunda-feira. A vantagem também pode vir antes, caso os Vikings percam para os Packers, ou então com empates de Eagles e Vikings.

Bye na primeira semana

Os Vikings contam com dois cenários para descansarem na primeira semana: - Vencer os Packers e Panthers não vencerem os Buccaneers; - Empatar e contar com derrota dos Panthers, e derrotas ou empates de Saints e Rams;

Título de divisão

NFC Oeste: Os Rams podem ser campeões da divisão se vencerem os Titans, ou se os Seahawks não vencerem os Cowboys;

NFC Sul: Os Saints ficam com o título se vencerem os Falcons e contarem com derrota dos Panthers.

Vaga nos playoffs

Se não for campeão da divisão, os Rams garantem playoffs com os Lions não vencendo os Bengals e as derrotas de Panthers e Falcons.

Os Saints também podem se garantir mesmo sem levar a divisão. Para isso basta vencer ou empatar seu jogo, ou Cowboys e Seahawks ficarem no empate.

Panthers e Falcons não podem conquistar a divisão Sul nesta rodada, mas podem se garantir nos playoffs. Para isso, os Panthers precisarm vencer ou empatar, ou contar com o empate entre Cowboys e Seahawks.

Já os Falcons se classificam com uma vitória sobre os Saints, ou com um empate, desde que Dallas e Seattle empatem, e os Lions percam.

Comentários

As chances e os cenários: a briga pelos playoffs na semana 16

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.