Dos 11 técnicos campeões do Brasileiro, só 2 seguem na Série A; veja onde estão os outros 9

ESPN.com.br
Abel e Carille se abraçam antes de duelo entre Fluminense e Corinthians, no Maracanã
Abel e Carille se abraçam antes de duelo entre Fluminense e Corinthians, no Maracanã GazetaPress

Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo e Cuca... Há pouco tempo, esses treinadores, todos campeões do Campeonato Brasileiro, eram o sonho de consumo da maioria dos cartolas e dos torcedores no país. Hoje, a realidade é muito diferente.

Entre os 11 comandantes que conseguiram o título do principal torneio do país neste século, apenas Abel Braga e Fábio Carille vão iniciar a próxima temporada empregados. 

Abel levou o Fluminense, seu clube atual, ao título de 2012. Carille foi o comandante do Corinthians na conquista deste ano e comandará novamente o time em 2018. 

Já Tite está na seleção e Emerson Leão se aposentou. Antonio Lopes virou gerente de futebol, está desempregado, mas trabalhou no Botafogo por três temporadas. Muricy Ramalho virou comentarista e trabalha atualmente na SporTV.

Renato, Carille, Jair, Enderson... Que técnico brasileiro fez o melhor trabalho em 2017?

Outros cinco estão sem clube: Andrade, Cuca, Geninho, Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo.

O primeiro é possivelmente o caso mais dramático. Depois de conduzir o Flamengo ao título de 2009, tendo substituído Cuca ao longo da campanha, ele não teve oportunidade em outras equipes grandes, pegando equipes médias ou pequenas. Após uma passagem pelo Petrolina, da segunda divisão pernambucana, no começo do ano, ele decidiu dar um tempo no futebol.

Cuca levou o Palmeiras ao título de 2016. Decidiu se afastar do futebol por um tempo, mas acabou voltando para a equipe alviverde em maio deste ano. Mas não repetiu o sucesso e foi demitido antes de a atual temporada chegar ao fim.

Geninho comandou o surpreendente Atlético-PR ao título do Brasileiro de 2001. Teve chances em várias equipes grandes, mas nos últimos dois anos dirigiu o ABC. Em julho, entregou o cargo após uma sequência ruim e não voltou mais ao futebol.

Marcelo Oliveira foi o último bicampeão do Brasileiro, com o Cruzeiro em 2013/2014, mas não se saiu bem nos trabalhos seguintes. Inclusive, foi rebaixado com o Coritiba em 2017. O que levou a diretoria a demiti-lo após a conclusão do torneio nacional.

Recordista de títulos no Brasileiro com cinco taças (assim como Muricy), Vanderlei Luxemburgo ganhou dois deles neste século (Cruzeiro-2003 e Santos-2004), mas os últimos anos foram bem ingratos para ele. Em 2017, comandou o Sport por 27 jogos no Nacional e foi demitido.

Comentários

Dos 11 técnicos campeões do Brasileiro, só 2 seguem na Série A; veja onde estão os outros 9

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.