Atrás da liderança da NFC, Vikings buscam um inédito Super Bowl com anfitriões

Rafael Belattini, para o ESPN.com.br

Vikings tentam ser primeiros anfitriões no Super Bowl
Vikings tentam ser primeiros anfitriões no Super Bowl Getty

Neste sábado, às 23h30 (de Brasília), o Minnesota Vikings vai até Green Bay para encarar seu grande rival, os Packers, com transmissão da ESPN e do WatchESPN.

Favoritos nesta noite, os anfitriões do Super Bowl LII já estão classificados para os playoffs e brigam para terminar com a melhor campanha da NFC, o que lhes garantiria de sempre jogar em casa na pós-temporada.

Neste caso seria “sempre” mesmo, pois um time que cedeu seu estádio para a grande final conseguiu chegar até ela.

Até mesmo a classificação para os playoffs já foi um feito em tanto. Desde 1994, quando a NFL passou a viver sua era com teto salarial, apenas outros quatro times conseguiram estender seu sonho de jogar a final em casa – Dolphins em 1994 e 1998, Cardinals em 2014, e Texans em 2016. Nenhum dele sequer chegou à final de conferência.

O mais impressionante é como alguns times despencaram justamente quando seriam anfitriões. Os Saints vinham de uma temporada 13-3 em 2011, mas o “Bountygate” foi responsável por uma campanha 7-9 no ano seguinte, quando Ravens e 49ers decidiram no Superdome.

Antes, os Colts cairam de 10-6 para 2-14, graças à lesão de Peyton Manning, vendo outro Manning festejar no Lucas Oil Stadium, o Eli, contra os Patriots.

Em 1999 a situação foi ainda mais drástica. Os Falcons perderam o Super Bowl XXXIII em 31 de janeiro, mas ficaram longe de jogar no Georgia Dome no ano seguinte, terminando a temporada com apenas cinco vitórias.

A queda de desempenho não é uma regra, mas uma forte tendência. Dos últimos 25 times que tiveram a chance de jogar a final em casa – no Super Bowl XLVIII Giants e Jets eram os anfitriões – o rendimento foi de 53% na temporada anterior para 42,75% enquanto preparavam a casa.

Mesmo assim alguns times chegaram bem perto disso. Os Rams estavam em Los Angeles quando perderam o Super Bowl XIV para os Steelers no Rose Bowl, mas mandavam seus jogos no LA Memorial Colisium.

No Super Bowl XIX o San Francisco 49ers venceu o Miami Dolphins no Stanford Stadium, mas jogavam no Candlestick Park, a menos de 50 km de lá.

Comentários

Atrás da liderança da NFC, Vikings buscam um inédito Super Bowl com anfitriões

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.