Clubes exigem afastamento de procurador-geral do STJD

Gabriela Moreira, para o ESPN.com.br
Reprodução/ESPN.com.br
Paulo Schmitt, procurador do SJTD, fala durante o julgamento: 'Esqueçam a boa fé'
Paulo Schmitt, procurador-geral do SJTD, durante julgamento: clubes querem sua saída

Dez dos principais clubes do futebol brasileiro exigiram ao presidente interino da CBF, Antonio Carlos Nunes de Lima (o Coronel Nunes), a saída imediata do procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt.

O advogado ocupa o cargo desde 2006 e é o responsável pelas principais acusações que entram na justiça esportiva nacional.

A exigência acontece um dia depois da matéria no ESPN.com.br revelando a interferência da CBF em julgamentos realizados no STJD, com Paulo Schmitt de interlocutor.

Em carta assinada nesta quarta-feira por dirigentes de Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco, eles afirmam que "é imprescindível que se adote, também na Procuradora-Geral da Justiça Desportiva do Futebol, o princípio que se aplica a todo e qualquer sistema integrante de um regime democrático: a alternância de poder".

"Ademais, cumpre destacar que os episódios nos quais o Dr. Paulo Marcos Schmitt foi implicado, notadamente os que dizem respeito a utilização de ingressos para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, bem como a influência de terceiros em decisões de competência da Justiça Desportiva do Futebol, lamentavelmente colocam em xeque sua imparcialidade e isenção devidas no exercício de sua função", continua a carta enviada à sede da confederação brasileira de futebol (CBF).

Repórter da ESPN mostra interferência da CBF nas decisões do STJD

Os clubes lembram de outro caso revelado em junho do ano passado, quandoas relações entre CBF e Judiciário Desportivo foram alvo de investigação da Polícia do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014.

Um dos investigados era exatamente o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt. De acordo com escutas telefônicas às quais a ESPN teve acesso, ele recebeu ingressos da CBF durante o evento no Brasil, e a suspeita da polícia era de que ele estivesse revendendo as entradas.

O procurador confirmou que recebeu doação de ingressos da CBF, mas que não os revendeu. Segundo ele, a entidade criou um sistema para que membros dos tribunais e de federações comprassem entradas para a Copa.

ESPN.com.br
Documento com assinatura de dez dirigentes de clubes pedindo a saída de Paulo Schmitt
Documento com assinatura de dez dirigentes de clubes pedindo a saída de Paulo Schmitt
Comentários

Clubes exigem afastamento de procurador-geral do STJD

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.