Agência russa rebate jornal e diz que 'confirmação' de doping foi tirada de contexto

ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Getty
Agência russa rebateu jornal e disse que 'confirmação' de doping foi tirada de contexto
Agência russa rebateu jornal e disse que 'confirmação' de doping foi tirada de contexto

Pouco tempo após o jornal norte-americano "The New York Times" ter publicado que autoridades russas confirmaram, pela primeira vez, a existência de um esquema de doping no país, a Rusada (Agência Antidoping da Rússia) emitiu comunicado oficial desmentindo as acusações.

De acordo com a entidade, as palavras da diretora Anna Antseliovich foram colocadas fora de contexto. A Rusada ressaltou que a dirigente estava apenas comentando como o professor Richard McLaren, responsável pelo relatório que apontou o envolvimento estatal no doping da Rússia, passou a chamar o caso.

"A Diretora Geral apontou que na segunda parte do relatório publicado no dia 9 de dezembro de 2016, Richard McLaren não estava mais usando as palavras 'sistema de doping patrocinado pelo Estado' e, no lugar, usou 'conspiração institucional', excluindo o potencial envolvimentos de altos oficiais russos", diz a Rusada.

A Agência Antidoping da Rússia ainda exaltou que em nenhum momento confirmou a existência de um esquema de doping.

"Gostaríamos de salientar que a Rusada não tem autoridade para admitir ou negar tal fato, já que a investigação do caso é tratada pela Comissão de Investigação da Federação Russa", aponta outra parte do comunicado.

Investigador da WADA acusa Rússia de novo escândalo de doping, envolvendo mais de 1000 atletas

Leia abaixo o comunicado da Rusada na íntegra:

Em resposta ao artigo publicado pelo jornal "The New York Times", a Rusada (Agência Antidoping da Rússia) afirma que a Diretora Geral Anna Antseliovich foi mal interpretada e as palavras dela foram tiradas de contexto.

Durante conversa entre A.A. Antseliovich e a jornalista Rebecca Ruiz, a Diretora Geral apontou que na segunda parte do relatório publicado no dia 9 de dezembro de 2016, Richard McLaren não estava mais usando as palavras "sistema de doping patrocinado pelo Estado" e, no lugar, usou "conspiração institucional", excluindo o potencial envolvimentos de altos oficiais russos.

Infelizmente, a Sra. Ruiz, tirando as palavras do contexto, criou a impressão de que a gestão da Rusada admitiu a existência de tal conspiração institucional para encobrir o doping na Rússia. Gostaríamos de salientar que a Rusada não tem autoridade para admitir ou negar tal fato, já que a investigação do caso é tratada pela Comissão de Investigação da Federação Russa. Além disso, gostaríamos de destacar que a Rusada acredita firmemente que todos os atletas acusados têm o direito inalienável de contestar as acusações.

De nossa parte, reafirmamos nosso comprometimento com os princípios antidoping, e continuaremos a operar conforme o Código Mundial Antidoping e as Regras Antidoping da Rússia.

Comentários

Agência russa rebate jornal e diz que 'confirmação' de doping foi tirada de contexto

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.