Do riso do impossível ao choro do milagre: Leicester consuma conto de fadas e é campeão

André Donke, Henrique Munhos e Igor Resende, do ESPN.com.br

Dois jogos, duas vitórias. O início do Leicester City no Campeonato Inglês deixou Gary Lineker, um dos maiores ídolos da história do clube, empolgado. 

"O objetivo continua ser escapar do rebaixamento, não é chegar à Champions League ou à Liga Europa?", perguntou, aos risos, o ícone inglês ao técnico Claudio Ranieri, durante uma transmissão da BBC.

A resposta foi enfática e também aos risos: "Obrigado, Gary, mas não é possível."

Mal sabia o treinador que seu time estava apenas começando a alcançar o impossível. Na terra dos magnatas, das contratações mais caras e do campeonato mais glamouroso do planeta, o Leicester construiu seu milagre. Um milagre definido nesta segunda-feira, quando o Tottenham, concorrente direto na briga pela taça, empatou com o Chelsea em 2 a 2.

Após empatar com o Manchester United em 1 a 1 no domingo, o Leicester precisava que os Spurs não somassem três pontos diante dos Blues, feito que parecia improvável no intervalo, quando o vice-líder vencia por 2 a 0. Porém, gols de Cahill e Hazard fizeram a partida terminar igual, e deram o título aos Foxes.

O título em vídeos

 

Manchester United, Manchester City, Liverpool,  Arsenal, Chelsea, Tottenham... nenhum deles foi capaz de peitar os Foxes, que veem seus sete troféus da Segunda Divisão Inglesa e os dois da Copa da Liga Inglesa deixarem o patamar de título mais importante da história do clube.

E o Campeonato Inglês, com 130 anos de história, tem um campeão inédito - o primeiro desde o Nottingham Forest de 1977-78. Mas isto está longe de ser o principal motivo para que este seja um dos maiores feitos já registrados do futebol.

Carta

Mais impressionante que a conquista em si, é a forma como o clube conseguiu isso, apesar da diferença abissal para seus maiores rivais. Há seis anos, o Leicester era rebaixado à terceira divisão. Há um ano e 15 dias, estava na lanterna da Premier League.

Sete triunfos, um empate e uma derrota nos últimos nove jogos marcaram não só a virada impressionante para os Foxes seguirem na elite como permitiram o início do milagre de 2015-16.

O começo de campanha nesta temporada já indicava uma surpresa. Foram 11 rodadas com o artilheiro Jamie Vardy marcando, algo inédito na história da Premier League. Duas partidas depois, a liderança era alcançada pela primeira vez.

O Leicester, aos poucos, era adotado por todos. O time até saiu da ponta, mas voltou a ela na 22ª rodada, quando já era muito maior o número de fãs, sendentos por uma história de contos de fadas, de superação e de raça, em tempos em que o futebol assume cada vez mais o papel de grande negócio. E voltou para não sair mais.

A história em vídeos

 

As camisas azuis foram esgotadas e encheram de orgulho uma cidade que nunca foi referência no futebol. Mais do que isso, despertaram a simpatia de pessoas que não eram ligadas à Premier League ou que não torcem para times na competição.

O Leicester mostrou que o futebol, mais do que dinheiro e glamour, é humano e envolve profundamente o sentimento de seus seguidores. O lado humano, por sinal, foi refletido por Claudio Ranieri. O mesmo homem que riu da possibilidade de título após a segunda rodada chorou ao ver que o impossível era quase iminente.

João Castelo Branco mostra festa do Leicester e até compra bandeira de campeão do time

O choro, que foi um tanto contido, veio três partidas antes de o milagre se concretizar, na 33ª rodada contra o Sunderland. Hoje, Ranieri, que nunca havia vencido uma liga nacional em 30 anos de carreira, pode chorar à vontade.

A Inglaterra tem um novo campeão. O futebol tem um novo xodó.

Comentários

Do riso do impossível ao choro do milagre: Leicester consuma conto de fadas e é campeão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.