A Copa do mundo está chegando. Não se esqueçam de nós.

Fernando Meligeni
Fernando Meligeni
Tite em treino na Granja Comary
Tite em treino na Granja Comary Getty
A copa está aí e não vemos uma comoção como nas últimas vezes.

Era normal a menos de 10 dias do evento as ruas estarem pintadas, bandeiras colocadas nas sacadas, rodas de discussão nas praças e bares. Hoje não sentimos a vibração, o orgulho ou a alegria de torcer pela seleção.

Muitos, rapidamente vão dizer que o 7/1 é responsável ou o momento que vivemos no país. Outros dizem que brasileiro cansou de sofrer e que vai entrar na copa com as vitórias que virão.

Na minha opinião o problema é de empatia. Nos últimos anos e mesmo com a garra do Tite e sua credibilidade, a seleção não tem um líder, um cara que nos espelhamos ou que admiremos com força. A falta de um “exemplo” nos enfraquece.

Outro ponto marcante para mim é a distância da seleção e dos jogadores com o público. Entrevistas curtas, pouca proximidade, atletas que mais parecem intocáveis, e a pouca ou nenhuma credibilidade da CBF. Se por um lado eles são incríveis com a bola no pé, suas carreiras são gerenciadas mostrando que pouco importa o que o público acha ou quer ver.

Desta maneira apenas o resultado salva. O erro fica mais criticável e a paciência do torcedor menor.

Inaceitável escutar de muita gente que torce muito mais para seu time do que para sua seleção. A seleção deveria ser e é em quase todos os países o orgulho da nação.

Acredito que as seleções são uma extensão do povo. As seleções têm a responsabilidade de mostrar a cara de um país e seus jogadores precisam colocar o povo no jogo. Em uma conversa com o nosso querido Guga. Ao entrar em quadra em uma Copa Davis contra a França em Florianópolis, comentei que seria muito legal que ele convidasse com as mãos e os olhos o publico a participarem do jogo. Foi a vez que vi o público mais participativo em uma Davis aqui no Brasil. A seleção de vôlei faz isso com maestria e não é à toa que 100 em cada 100 brasileiros torcem, amam e admiram seu time. Dois bons exemplos de como se deve tratar o torcedor.

A copa está aí e nós brasileiros queremos fazer parte desse sonho. Queremos torcer junto.

Não se esqueçam de nós.

Fonte: Fernando Meligeni, blogueiro do ESPN.com.br

Comentários

A Copa do mundo está chegando. Não se esqueçam de nós.

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.

mais postsLoading