NBA 2K17: Como seria o confronto entre os Bulls de hoje em dia com time dos sonhos de 96?

Ricardo Caetano/ESPN.com.br
Reprodução/2K Sports
Quem leva a melhor: os Bulls de 95/96 ou 16/17?
Quem leva a melhor: os Bulls de 95/96 ou 16/17?

O Chicago Bulls, uma das equipes esportivas profissionais mais icônicas de todos os tempos teve seu auge quando contava com um tal certo Michael Jordan em seu elenco.

Especialmente falando na temporada 95/96, a 50° temporada da NBA, a liga norte-americana de basquete, quando o ala-armador, considerado o maior jogador do esporte da bola laranja, tinha, além de seu talento, diversos companheiros de qualidade para levar ao Bulls a dois tricampeonatos.

A conquista em 95/96, na qual o Bulls alcançou 72 vitórias e e bateu na final o Seattle SuperSonics, é considerada pela imprensa esportiva dos EUA, volta e meia, como uma marca histórica, que credencia o Bulls daquele ano como o maior time de todos os tempos da que tenha pisado em uma quadra da NBA e o auge da carreira de Jordan.

O tempo passou e o Chicago Bulls, desde então, não é tão avassalador. Seu último título foi em 1998, bons times foram formados esporadicamente e mostram algum valor ou apenas brigam por algum ‘lugar ao sol', como o que está jogando a temporada 16/17. O time atual tem bons valores, porém não mostra a potencia da franquia de outrora, ficando no meio da tabela de classificação.

Como seria então um embate entre o time atual contra a máquina de 95/96? Como os jogadores da década de noventa já não garotos, temos o game NBA 2K17, que traz, como conteúdo especial, o time de Jordan e Cia., que pode enfrentar qualquer equipe da temporada atual.

Vamos ao confronto entre os ‘Chicagos' e conferir qual geração tem mais a oferecer no ‘garrafão' adversário.

  • Chicago Bulls 95/96

  • Chicago Bulls 16/17

À primeira vista a diferença nos números não é tão avassaladora assim, já que o time de 95/96 é tratado como a nata do basquete, representado principalmente pelo overall de Michael Jordan. No entanto, uma comparação homem pode nos dar uma real diferença dos times.

  • Armadores: Ron Harper e Rajon Rondo
Reprodução/2K Sports
Ron Harper | Chigago Bulls 95/96
Ron Harper | Chigago Bulls 95/96

O armador é aquele que, no time de basquete, ‘pensa' o jogo, define as jogadas ofensivas que form treinadas e devem executadas de acordo com as condições de jogo.

Ron Harper, armador de 95/96 em NBA 2K17 tem como principais números Velocidade com a bola (84), Mãos (82), Bola na defesa (92), Fôlego (90).

Rondo é uma boa aposta em Arremesso curto (82), controle de bola (85), Velocidade com a bola (88), Mãos (95) e Fôlego 88.

Ambos possuem Fôlego para carregar o time na hora do ataque e Rondo é melhor no arremesso. Porém, além de ajudar na defesa, os pontos estão mais bem distribuídos em Harper, que é um jogador mais útil nas funções que deve executar.

  • Ala-armadores: Michael Jordan e Dwyane Wade
Reprodução/2K Sports
Michael Jordan | Chigago Bulls 95/96
Michael Jordan | Chigago Bulls 95/96

O ala-armador ajuda na armação das jogadas ofensivas, faz infiltrações e costuma ser o mais veloz da equipe.

Aqui a disputa só não é ingrata ao extremo, pois Dwyane Wade é um jogador de valor. Porém, sua comparação direta é com Michael Jordan, o maior de todos os tempos no basquete. No game, Jordan é um jogador de overall em 99.

A estrela do Bulls possui excelentes números no arremesso (de três pontos é apenas medianos), com Fôlego, Velocidade e Eficiência na defesa com mais de 95 pontos. Em Infiltrações (97), pouquíssimo tem a mesma capacidade de oferecer ao jogador a oportunidade de abrir a defesa adversaria.

Vida ingrata para Wade neste jogo de NBA 2K17. Como predicados, o jogador tem 82 em Arremesso curto, Inteligência no arremesso em 92, bons números no arremesso de ‘3', 85 em Chamar falta, 90 em Passe para armação, 85 em Consistência ofensiva e 92 em Reação.

Wade perde a disputa direta, mas é um jogador de muita qualidade para quem joga com o Chicago Bull atual.

  • Alas: Scottie Pippen e Jimmy Butler
Reprodução/2K Sports
Scottie Pippen | Chigago Bulls 95/96
Scottie Pippen | Chigago Bulls 95/96

Os alas são os jogadores mais completos em quadra, pois devem executar as jogadas pelos armadores, agir diretamente nos contra-ataques e tentar os arremessos de longe.

Scottie Pippen, o maior dos companheiros de Jordan em quadra, atende bem aos requisitos da posição. Apesar de não ter números espetaculares no arremesso, possui Passe 95 e Habilidade com a bola em 95 pontos. O ala também é excelente em Jogadas defensivas (97) e Reação (92). Quanto aos arremessos, seu maior atributo é de Três sem marcação, com 87.

Jimmy Butler é mais um bom jogador a rivalizar com o Bulls clássico. O ala do Chicago atual tem 92 em Arremesso curto e Inteligência em arremesso com 92 de valor. Traz ainda números ótimos em Infiltração (93), Mãos 93, Consistência ofensiva e defensiva em 90, além de Fôlego em (98).

Por muito pouco, Pippen vence o confronto direto, mas Butler faria um sucesso tremendo em 95/96.

  • Ala-pivôs: Dennis Rodman e Bobby Portis
Reprodução/2K Sports
Dennis Rodman | Chigago Bulls 95/96
Dennis Rodman | Chigago Bulls 95/96

O ala-pivô, dentre suas funções, deve ser aquele que tenta o arremesso, busca o jogo físico e luta pelo rebote ofensivo.

O showman Dennis Rodman traz em NBA 2K17 números baixos no arremesso, mas em Rebote ofensivo máximo, nada menos que a pontuação máxima (99). O Rebote defensivo não deixa por menos, em 95 pontos. Rodman traz também números defensivos soberbos: 92 em inteligência defensiva e ajuda defensiva em 92, dentre outros.

Bobby Portis deixa a desejar em diversos atributos. Seu maior valor é no Arremesso curto, com 90. Sem compararmos os rebote, fica complicado para o atual ala-pivô do Bulls: Ofensivo em 67 e Defensivo em 79.

Rodman leva com folga a disputa direta.

  • Pivô: Luc Longley e Robin Lopez
Reprodução/2K Sports
Robin Lopez | Chigago Bulls 16/17
Robin Lopez | Chigago Bulls 16/17

Finalmente, o pivô é um jogador físico, que próximo ao garrafão (no ataque e na defesa), na busca por rebotes e lances. Geralmente é o mais alto do quinteto.

Luc Longley é o menor rating do Bulls de 95/96 em NBA 2K17. Ruim nos arremessos, tem como principal número a Força (86) e o Jogo de corpo (97). Em um time de estrelas, o coadjuvante australiano tem 2,18 metros de altura.

Robin Lopez é um jogador mais útil no ataque, mas sem deixar a defesa na mão. Com 2,13 metros, ele é fatal perto do garrafão adversário (96) e nos Arremessos de média distância (86), sem falar na Inteligência no arremesso em (90). Se Rebote ofensivo está em 83, mas não tem muita Força 75. No confronto direto, ele leva a melhor.

  • Conclusão

No confronto das gerações, o time de 95/96 vence de 4 a 1, mas vale mencionar as honrosas contribuições dos jogadores dos Bulls de hoje em dia, Dwyane Wade e Jimmy Butler. Apesar de serem comparados com lendas do basquete, mostram que têm valores para bater de frente em diversos atributos.

O basquete é um esporte no qual a chance do time mais forte vencer é grande, já que a habilidade de seus jogadores é muito importante e não há empates. Portanto, se jogado em NBA 2K17, o time de 95/96 traz opções muito mais fortes que na formação de 16/17.

Comentários

NBA 2K17: Como seria o confronto entre os Bulls de hoje em dia com time dos sonhos de 96?

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.