Wada atualizará lista de substâncias proibidas em 1º de janeiro de 2017

Agência EFE
Getty
Laboratório regulado pela WADA tem amostras identificadas apenas por números
Lista terá mudanças a partir do próximo ano

A lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada) será atualizada em 1º de janeiro de 2017, tendo como uma das novidades a autorização do oxigênio suplementar por inalação, mas não intravenoso.

Além disso, as alterações afetam os grupos de estimulantes, narcóticos e agentes anabolizantes. A nova relação foi aprovada pelo Comitê Executivo da Wada no dia 21 de setembro deste ano.

O documento da Agência Antidoping, que passará a vigorar neste domingo, distingue substâncias e métodos proibidos utilizados dentro ou fora da disputa de competições.

A única mudança com relação ao período em que o atleta está competindo, diz respeito aos estimulantes, com a inclusão da lisdexanfetamina, precursor inativo da anfetamina. A novidade permite a aplicação de punição mais severa a partir de agora.

Na seção referente aos narcóticos, será acrescida a nicomorfina, um fármaco analgésico derivado opiáceo, que se transforma em morfina após adminstração.

Entre as proibições para dentro e fora de competição, foram introduzidas variações dentro dos anabolizantes e dos hormônios peptídicos, fatores de crescimento e substâncias afins e miméticas. No parágrafo, é ressaltado que a vitamina B-12, que contém cobalto, não está proibida

Comentários

Wada atualizará lista de substâncias proibidas em 1º de janeiro de 2017

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.