Não é só título: veja quem sobe e quem desce nas principais ligas europeias

João Gabriel, Matheus Sacramento e Rafael Valente, do ESPN.com.br
Arrancada da virada de Robben, cobertura de Jonas, canhotaça de CR7 e mais; veja os golaços

O final da temporada europeia de futebol está cada vez mais próximo e, com isso, as taças começam a ser erguidas.

Além disso, começamos a saber quem são os que celebram o acesso ou os que lamentam o rebaixamento.

O ESPN.com.br analizou os principais campeonatos do velho continente para entender quem pode enfrentar Real Madrid, Mônaco, Bayern de Munique, Chelsea ou Juventus na próxima temporada, e quem, a partir do segundo semestre de 2017, viverá fora da elite.

  • Itália
Getty
Os torcedores do SPAL costumam fazer uma bela festa no Stadio Paolo Mazza
Os torcedores do SPAL costumam fazer uma bela festa no Stadio Paolo Mazza

Na Itália, apenas um dos três clubes que têm direito ao acesso já confirmou a vaga. O SPAL, que não joga na elite há 49 anos, venceu e lidera o torneio com 75 pontos.

Faltando apenas uma rodada para fim, os outros dois candidatos ao acesso são Verona, vice-líder, e Frosinone, terceiro.

Mas vale uma explicação sobre o sistema de disputa da Série B italiana. Apenas primeiro e segundo sobem direto. A vaga restante é definida em disputa de mata-mata, na qual participam terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados. No entanto, se o terceiro concluir a rodada final com 10 pontos a mais que o quarto ele subirá direto, sem necessidade de play-offs.

Getty
O veterano Alessandro Diamanti viu o Palermo ser rebaixado na temporada 2016/2017
O veterano Alessandro Diamanti viu o Palermo ser rebaixado na temporada 2016/2017

O cenário atual aponta o Frosinone com 71, em terceiro, e o Cittadella com 63, em quarto. Ou seja, há chance de não acontecer a fase eliminatória, uma vez que a diferença entre as duas equipes pode ser, ao final do campeonato, de 10 ou mais pontos. Na sequência estão: Perugia (62), Benevento (62), Carpi (59) e Spezia (57).

Na luta oposta se encontram aqueles que estão na primeira divisão e brigam para não cair. O Pescara, último colocado da Série A, já está rebaixado, assim como o tradicional Palermo.

Resta, portanto, uma vaga, da qual três equipes tentam escapar: Genoa (33 pontos), Empoli (32 pontos) e Crotone (31).

  • Espanha

O sistema do país é semelhante ao italiano: apenas três sobem, os dois primeiros diretamente. O terceiro é definido em uma disputa de play-offs entre o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados.

Divulgação
Torcida do Levante invadiu o gramado do Ciudad de Valencia para celebrar o acesso
Torcida do Levante invadiu o gramado do Ciudad de Valencia para celebrar o acesso


Mesmo faltando quatro rodadas, o Levante já garantiu o rápido retorno à elite do país, após ter caído na temporada passada. Lidera a segunda divisão com 80 pontos.

O Girona é o vice-líder, com 68. Na sequência aparecem: Getafe (61), Tenerife (59), Cádiz (59), Huesca (56) e Real Valladolid (56).

O campeonato tem 22 equies e ainda com quatro rodadas a serem disputadas.

Até o sétimo colocado pode terminar o torneio em segundo lugar (que vale ascensão direta) e até o 17º (duas equipes acima do primeiro na zona de rebaixamento) ainda tem chances matemáticas de disputar o mata-mata.

Fazendo o raciocínio inverso, até a oitava posição (que hoje pertence ao Real Ouviedo) ainda corre risco de descer à terceira divisão.

Na elite, a briga contra a degola já está quase definida. Faltando uma rodada para o final do campeonato, Granada e Osasuna já caíram e Sporting Gijón, com 30 pontos, tenta ultrapassar o Deportivo La Coruña, que tem 33, para se salvar.

Getty
Ochoa, goleiro do México na Copa de 2014, viu seu time, o Granada, ser rebaixado em 2017
Ochoa, goleiro do México na Copa de 2014, viu seu time, o Granada, ser rebaixado em 2017
  • Inglaterra
Stu Forster/Getty Images
Rafa Benitez, técnico do Newcastle, comandou o clube ao título
Rafa Benitez, técnico do Newcastle, comandou o clube ao título

Na terra da rainha, sobem três para a Premier League.

Já garantiram a ascensão o Newcastle (campeão) e o Brighton & Hove Albion (vice).

O terceiro a subir será o "campeão" do mata-mata, que tem os seguintes confrontos, disputados em duas partidas: Reading x Fullham (empataram neste sábado por 1 a 1 na casa do Fulham) e Sheffield x Huddersflied (empataram por 0 a 0 na casa do Huddersfield).

Os vencedores de cada confronto se enfrentarão nesta "final" qualificatória.

Na Premier League, a última equipe rebaixada foi definida neste final de semana. Após perder por 4 a 0 para o Crystal Palace, o Hull City se juntou a Middlesbrough e Sunderland e encerrou a lista de descendentes.

  • Alemanha

Líder e vice sobem de forma direta. O terceiro joga contra o 16º da Bundesliga para definir o acesso ou a permanência na segunda divisão.

Falta uma rodada para o fim e os três primeiros já estão definidos, mas a disputa pelas duas vagas diretas ainda não terminou.

Stuttgart e Hannover lideram com 66 pontos. O terceiro colocado é o Eintracht Braunschweig, com 63. Porém, o saldo do Eintracht é de apenas 13, seis a menos que o Hannover e a dez gols do Sttutgart.

Getty
No estádio do Hamburgo, há um relógio marcando há quantos anos, dias, horas, minutos e segundos o clube está na Bundesliga; foto de Abril de 2016
No estádio do Hamburgo, há um relógio marcando há quantos anos, dias, horas, minutos e segundos o clube está na Bundesliga; foto de Abril de 2016

Na primeira divisão, quatro clubes lutam para não ser o terceiro pior da competição: Mainz, Augsburg, Wolfsburg e Hamburgo (equipe que nunca caiu em sua história). Destes, os três primeiros tem 37 pontos e o último, que hoje disputaria o play-off para se manter na elite, tem 35, faltando apenas uma rodada a ser disputada.

  • França

Na França o sistema é semelhante ao alemão, com dois rebaixados/classificados diretamente e o embate entre o terceiro pior da elite contra o terceiro melhor da Ligue 2 para decidir a última vaga.

Getty
Poucos sabem, mas o Strasbourg já foi campeão da Copa da UEFA (atual Liga Europa), em 1988, quando derrotou o Ajax na final
Poucos sabem, mas o Strasbourg já foi campeão da Copa da UEFA (atual Liga Europa), em 1988, quando derrotou o Ajax na final

Disputa emocionante na segunda divisão: falta uma rodada e nada está definido - seis clubes ainda lutam pelas vagas.

O Strasbourg lidera com 64, seguido por Amiens (63), Troyes (63), Lens (62), Brestois (62) e Nimes (61). Não há confrontos diretos na rodada derradeira.

Na batalha inversa, também faltando uma rodada para o final, o último colocado, o Nancy, não pode mais se salvar diretamente, mas tem chances de ser 18º e disputar os play-offs. Gijon (36 pontos), Caen (36), Lorient (35) e Bastia (34) brigam para saber quem cai direto, que vai para o mata-mata e quem estará salvo.

  • Portugal
Comemoração no vestiário do campeão Benfica tem até scooter personalizada fazendo 'zerinho'

Tudo definido, pelo menos na segunda divisão, a Liga Vitalis. Sobem dois e as vagas já foram preenchidas com antecedência pelo líder Portimonense (80 pontos) e pelo vice-líder Desportivo Aves (78).

Na Liga Sagres, a primeira divisão, o último colocado já está rebaixado mesmo há uma rodada do fim: o Nacional de Funchal tem 21 pontos e não pode mais se salvar.

Arouca (32), Moreirense (30) e Tondela (29) decidem, na última rodada, quem fica na elite e quem descende.

Comentários

Não é só título: veja quem sobe e quem desce nas principais ligas europeias

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.