Hexacampeão, time inglês vira 'cemitério' de técnicos, não ganha em casa há um ano e caminha para a 3ª divisão

Leonardo Ferreira, do ESPN.com.br

Sunderland, do atacante Lewis Grabban, é o lanterna da segundona inglesa
Sunderland, do atacante Lewis Grabban, é o lanterna da segundona inglesa Getty Images


São seis títulos da primeira divisão da Inglaterra, é verdade, mas não é só de passado que podem viver os clubes de futebol. E o caso atual do Sunderland, último colocado da Championship, como é conhecida a segundona do país, é o mais assustador.

Campeão da elite em 1891/92,1892/93,1894/95,1901/02,1912/13 e1935/36, os Black Cats passaram vexame e acabaram rebaixados na lanterna da última temporada da Premier League, quase 20 pontos abaixo do Watford, primeiro fora da zona de rebaixamento.


Ao todo, foram só seis vitórias, seis empates e impressionantes 26 derrotas em 38 partidas, conquistando pífios 21% dos pontos possíveis e fazendo com que o clube virasse um verdadeiro "cemitério" de técnicos.

Para se ter uma ideia, desde março de 2015, quatro treinadores já passaram pelo banco de reservas do Stadium of Light:  Dick Advocaat, Sam Allardyce, David Moyes, além de Simon Grayson, sendo este último demitido na última semana após empate com o Bolton, por 3 a 3. O número é alto para o período e os padrões na Inglaterra.

Muito dos péssimos números do Sunderland nas últimas temporadas vêm justamente de onde os pontos deveriam sair à rodo: nos jogos em casa.

A equipe vermelha e branca, acredite se quiser, não vence uma partida sequer como mandante desde 17 de dezembro de 2016. Isto mesmo: os Black Cats estão prestes a completar um ano de jejum atuando em seus domínios.

A última vez que os torcedores puderam comemorar em casa foi na longínqua 17ª rodada da Premier League da última temporada, portanto ainda no primeiro turno, quando bateu o Watford, por 1 a 0, gol do lateral esquerdo Patrick Van Aanholt. De lá para cá foram 20 partidas, contando 1ª e 2ª divisões inglesas e um amistoso contra o Celtic, da Escócia, na pré-temporada, com oito empates, 12 derrotas e um aproveitamento de só 13% dos pontos.

Com 0% de aproveitamento na rodada, 'O Sobrevivente' segue com Tironi e Rafa Oliveira lutando por vaga na final

Aliás. foi justamente como visitante o único triunfo do Sunderland em toda Championship, por 3 a 1, contra o Norwich, na rodada de abertura da competição. Desde então, só mais sete pontos conquistados - claro, todos eles através de empates.

O medo de ver seu time na terceira divisão nacional, um ano após tê-lo na elite, fez com que os torcedores da equipe se mobilizassem e pedissem a saída do dono do clube desde 2009, o norte-americano Ellis Short. Dentre as reclamações dos fãs estão a sua ausência em grande parte dos jogos do Sunderland, além das fracas recentes contratações.

"Estou tão envolvido quanto nunca estive antes. É verdade que não estou fisicamente em muitos jogos, por conta de estar envolvido em meus negócios ou com minha família nos Estados Unidos, mas estou assistindo", defendeu-se o milionário de 57 anos, que também é dono da Kildare Partners, um fundo de investimentos.

Special One? Números mostram que United de Mourinho joga como time pequeno

Ainda a três pontos de sair da zona de rebaixamento para a League One, o Sunderland tentará mais uma vez diminuir as chances de mais um vexame no dia 18, quando pega o Millwall em casa. 

De antemão, um verdadeiro mau negócio!

Comentários

Hexacampeão, time inglês vira 'cemitério' de técnicos, não ganha em casa há um ano e caminha para a 3ª divisão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.