Rally Dakar 2018: Mini e Toyota com novas máquinas para enfrentar a Peugeot
A Peugeot já havia revelado o novo 3008 DKR Maxi, uma evolução do 3008 DKR, um buggy tração nas duas rodas traseiras equipado com moto 3.0 litros twin turbo diesel.
A Peugeot manteve as mesmas duplas de 2017. O nove vezes campeão no WRC Sébastien Loeb estará ao lado do monegasco Daniel Elena. Apelidado de "Mister Dakar", o francês Stépnahe Peterhansel tentará chegar a seu 14º título ao lado de seu compatriota Jean-Paul Cottret. O francês Cyril Despres, que já tem cinco vitórias sobre duas rodas e quer o primeiro título nos carros, manteve a dupla com David Castera, e a dupla espanhola, com Carlos Sainz, que quer conquistar a segunda vitória no rally mais difícil do mundo, ao lado de Lucas Cruz.
Se podemos classificar as mudanças da Peugeot como evoluções, o mesmo não podemos dizer da X-Raid. Os alemães radicalizaram e estarão competindo com o MINI John Cooper Works Buggy.
O alemão Sven Quandt, chefe e dono da equipe, revelou que devido às vantagens do regulamento para os carros com tração em apenas duas rodas, a equipe já vinha trabalhando na idéia. Desde fevereiro de 2017 mais de 45 engenheiros da X-raid e vários parceiros trabalharam no novo buggy.
"A aerodinamica foi desenvolvida em parceria com a KLK Motorsport e a aparencia final foi criada em cooperação com os estilistas da MINI. O protótipo recebeu um motor completamente novo, baseado 3.0 turbo diesel de seis cilindros da BMW, que já era utilizado nos carros anteriores.
A euipe terá tres duplas competindo com o novo buggy: o finlandes Mikko Hirvonen ao lado do alemão Andreas Schulz, os americanos Bryce Menzies e Pete Mortensen e o saudita Yazeed-Al Rajhi com o alemão Timo Gottschalk.
As duas principais alterações seguiram o novo regulamento do Dakar para os carros com tração nas quatro rodas. O curso da suspensão aumentou de 250 mm para 280 mm e o peso mínimo total foi reduzido de 1952 kg para 1850 kg.
Os alemães trabalharam bastante com esta nova regulamentação técnica, mas também incorporaram o novo motor projetado para o MINI John Cooper Works Buggy, resultando numa melhoria significativa para a nova versão do MINI John Cooper Works Rally.
A equipe X-Raid terá quatro duplas competindo com o 4x4: os argentinos Orlando Terranova e Ronnie Graue, o espanhol Nani Roma, que deu o título a marca em 2014, volta para a equipe ao lado do compatriota Alex Haro. O polonês Jakub Przygonski (POL) e o belga Tom Colsoul e finalmente o chileno Boris Garafulic com o português Filipe Palmeiro, além de uma lista de clientes que utilizaram as versões anteriores.
Glyn Hall, diretor da equipe Toyota Gazoo Racing SA, declarou que seus engenheiros alteraram radicalmente o layout e a geometria do carro para o próximo Dakar. Foi construído um carro totalmente novo, incorporando toda a experiência das cinco participações anteriores no Dakar.
O novo Toyota Hilux tem uma suspensão traseira independente, um motor montado no meio do chassi e tração nas quatro rodas. O motor está posicionado logo atrás das rodas dianteiras, ligeiramente entre o piloto e copiloto. Com o novo regulamento a geometria da suspensão é totalmente nova.
A Toyota Gazoo Racing novamente contará com a dupla do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel, o sul-africano Giniel de Villiers com o alemão Dirk Von Zitzewitz. O terceiro Hilux será para o holandes Bernard Ten Brinke, navegado pelo frances Michel Périn.
A 40ª edição do Dakar começa no dia 6 de janeiro em Lima, no Peru. A rota segue para a Bolívia e Argentina, finalizando no dia 20 em Córdoba, com quase 9.000 quilômetros a serem percorridos 332 veículos inscritos.
Fonte: Klever Kolberg é engenheiro, palestrante e piloto do Brasil no Rally Dakar
Rally Dakar 2018: Mini e Toyota com novas máquinas para enfrentar a Peugeot
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.