Amistoso feminino de 'Overwatch' pretende unir e profissionalizar jogadoras

Daniela Rigon/ESPN.com.br
Blizzard
Medidas da Blizzard pretendem acabar com hackers nas lan houses sul-coreanas
Ideia de amistoso surigu após grande número de jogadoras se unirem em um grupo feminino

Assim como League of Legends, DOTA 2 e Counter-Strike, Overwatch também sofre do grande problema de ter uma comunidade tóxica e frequentemente nociva ao público feminino.

Por conta disso, é comum encontrar grupos exclusivos de mulheres que se tornam espaços seguros tanto para discussões sobre o jogo quanto para a busca de companhia para partidas. E foi em uma situação parecida que surgiu a ideia do 1º Amistoso de Overwatch - OverD.vas.

Segundo Bianca Martins, responsável pelo projeto, a ideia surgiu enquanto ela buscava por outras jogadoras de Overwatch no PC. "Apareceram tantas que criei um grupo no Whatsapp e um grupo no Facebook para juntar todas", lembra. "Depois de alguns dias, sugeri realizar um amistoso entre a gente, pois pra mim sempre foi muito difícil achar meninas que jogam no PC. As meninas ficaram tão empolgadas que comecei a divulgar e foram aparecendo cada vez mais meninas".

O Amistoso, que já teve suas inscrições encerradas, terá duas etapas. A primeira será composta por jogos casuais, a serem realizados de 15 a 27 de maio. Em seguida, as jogadoras poderão montar equipes para os jogos oficiais. Nesta segunda etapa, as inscrições serão realizadas no dia 28 de maio, enquanto os jogos serão disputados a partir de 24 de junho.

Até o momento, a única premiação confirmada do Amistoso será uma consultoria gratuita de um mês pelo site Fábrica de Lendas, que pretende ajudar as jogadoras a se profissionalizarem. Entretanto, Bianca afirma que está em contato com a Blizzard para saber se existe a possibilidade de uma premiação com itens in-game.

Visibilidade para mulheres

Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para campeonatos exclusivamente femininos, eles ainda são uma das poucas soluções para dar visibilidade a mulheres no competitivo - além de também serem um espaço seguro por evitar situações de machismo e assédio muito comuns no dia a dia de uma jogadora.

Essa também é a opinião de Bianca. "A ideia não é fazer com que as coisas sejam assim sempre, mas sim poder fornecer uma porta de entrada para as garotas entrarem nesse meio e buscar mais respeito, para que um dia os times possam ser mistos e para mostrar que os jogos não se jogam com a genitália", frisa. "No meio da comunidade gamer ainda acontece muito de garotos desmerecerem ou até assediarem, xingarem e perseguirem as jogadoras, e isso acaba afastando muitas dos jogos. Fora que o meio de eSports é dominado por homens".

Para quem quiser acompanhar, os jogos do 1º Amistoso de Overwatch - OverD.vas estarão disponíveis no YouTube, e os jogos oficiais terão transmissão no Twitch pelo canal Rexpeita Elas. Também é possível encontrar mais informações na página oficial no Facebook.

Comentários

Amistoso feminino de 'Overwatch' pretende unir e profissionalizar jogadoras

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.